Estudo de Levítico 25:11 – Comentado e Explicado

O qüinquagésimo ano será para vós um jubileu: não semeareis, não ceifareis o que a terra produzir espontaneamente, e não vindimareis a vinha não podada,
Levítico 25:11

Comentário de Adam Clarke

Um jubileu será aquele quinquagésimo ano – O significado literal da palavra jubileu, ???? yobel em hebraico, e ????? yobil no samaritano, não foi bem determinado. Josefo e os rabinos fizeram muitos errarem; o primeiro diz que a palavra significa liberdade; Q?e??e??a? de s?µa??e? t????µa , Antiq., L. 3, cap. 12, edite. Haverc., Vol. 1, p. 184; mas a palavra liberdade significa antes a intenção da instituição do que o significado do termo hebraico. Os coelhos dizem que significa chifre de carneiro, porque as trombetas usadas para proclamar essa solenidade foram feitas com chifres de carneiro. Esse significado é adotado em alguns lugares em nossa tradução, mas nenhuma das versões antigas reconhece esse sentido do termo, exceto os caldeus. Alguns derivam de ??? yabal , trazer, levar, porque os israelitas naquele tempo levavam o direito de reaver as suas heranças que haviam sido perdidas ou alienadas. A derivação mais natural é do ????? hobil , para trazer de volta, ou recordar, porque propriedades etc., que haviam sido alienadas, foram então trazidas de volta aos seus proprietários primitivos. Esta foi uma instituição sábia e excelente, mas parece ter sido pouco vista pelos judeus após o cativeiro babilônico. De fato, isso não é mencionado no segundo templo, e a observância deve ter cessado entre os judeus quando eles foram levados a um jugo estrangeiro. O jubileu parece ter sido típico,

  1. Do grande momento da libertação, a dispensação do Evangelho, quando todos os que crêem em Cristo Jesus são redimidos da escravidão do pecado – retomam o favor e a imagem de Deus, a única herança da alma humana, com todas as dívidas canceladas e o direito. de herança restaurada. A isto, o profeta Isaías parece fazer alusão, Isaías 26:13 , e particularmente Isaías 61: 1-3 .
  • Da ressurreição geral. “É”, diz o Sr. Parkhurst, “uma prefiguração viva da grande consumação do tempo, que será introduzida da mesma maneira pelo trunfo de Deus, 1 Coríntios 15:52 , quando os filhos e herdeiros de Deus forem libertados. de todas as suas confissões, e restauradas à herança eterna que lhes foi atribuída por seu Pai; e daí em diante descansem de seus labores, e sejam sustentadas em vida e felicidade pelo que o campo de Deus suprirá “.
  • É digno de nota que o jubileu não foi proclamado até o décimo dia do sétimo mês, no mesmo dia em que a grande expiação anual foi feita pelos pecados do povo; e isso não prova que a grande liberdade ou redenção da escravidão, publicada sob o Evangelho, não poderia ocorrer até que a grande Expiação, o sacrifício do Senhor Jesus, tivesse sido oferecida? Ver Levítico 25: 9 .

    Referências Cruzadas

    Levítico 25:5 – Não colham o que crescer por si, nem colham as uvas das suas vinhas que não serão podadas. A terra terá um ano de descanso.

    Levítico 27:17 – Se consagrar a sua terra durante o ano do jubileu, o valor será integral.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *