Estudo de Lucas 14:16 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe Jesus: Um homem deu uma grande ceia e convidou muitas pessoas.
Lucas 14:16

Comentário de Albert Barnes

Uma grande ceia – ou um grande banquete. Diz-se que é “ótimo” devido ao número de convidados.

Bade many – Convidou muitos de antemão. Há pouca dificuldade em entender essa parábola. O homem que jantou é, sem dúvida, designado para representar Deus; a ceia, as provisões que ele fez para a salvação das pessoas; e o convite, as ofertas que ele fez às pessoas, particularmente aos judeus, de salvação. Veja uma parábola semelhante explicada nas notas em Mateus 22: 1-14 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 14: 16-17 . Então ele disse: Um certo homem, etc. – Ele proferiu a seguinte parábola para mostrar à pessoa que fez a observação, e a outras pessoas, que quão grande seria a felicidade daqueles que deveriam compartilhar as bênçãos do reino do Messias, ainda assim muitos, que, com noções errôneas, professados ??a desejá-lo, estavam sob a força de tais preconceitos carnais que, embora lhes fosse oferecido com todas as circunstâncias que o recomendassem, eles de fato o desprezavam e rejeitavam, e com desdém, preferindo carnal a bênçãos espirituais, um reino deste mundo relacionado a outro; enquanto, nesse meio tempo, os gentios abraçavam o evangelho com alegria e, assim, estavam preparados para sentar-se com Abraão, Isaque e Jacó, nas moradas dos abençoados. A parábola do banquete de casamento, registrada em Mateus 22: 1-14 (onde está a nota), foi evidentemente falada com a mesma opinião, embora em uma ocasião diferente. Fiz uma grande ceia – Com isso, evidentemente, a provisão rica e abundante que Deus fez em seu evangelho para as necessidades espirituais da humanidade, denominou um banquete de coisas gordas, Isaías 25: 6 (veja as notas, como também em Isaías 55: 1-2 😉 um banquete de verdade e informação para a compreensão, de perdão e paz para a consciência, de amor, esperança e alegria pelas afeições; pão para nutrir e fortalecer, vinho para animar e alegrar a alma e todos os seus poderes e faculdades. Observe, leitor, há em Cristo, e na verdade e graça mostrada e comunicada por seu evangelho, o que será comida, ou melhor, e um banquete, um banquete rico e agradável, para a alma do homem que conhece o seu próprio capacidades, para a alma de um pecador que conhece suas próprias necessidades e misérias. Essa disposição é chamada de ceia, porque nesses países a hora da ceia era a hora principal de festas e entretenimentos de todos os tipos, quando os negócios do dia terminavam. A manifestação da graça do evangelho ao mundo foi feita à noite do dia do mundo, e a fruição da plenitude dessa graça no céu é reservada para a noite do dia. E convidou muitos – Para este banquete, que é preparado para todas as pessoas, Isaías 25: 6 , Deus havia feito um convite geral à luz da razão e da consciência, pelas influências secretas de seu Espírito e pelas dispensações de sua providência; e toda a nação dos judeus que ele convidou especialmente e particularmente por seus servos, os profetas. E na hora da ceia, ele enviou seu servo – Na abertura da dispensação do evangelho, ele enviou o precursor do Messias, João Batista, o próprio Messias, seu Filho e servo, com seus servos, os apóstolos: doze primeiros, e depois setenta, ele enviou por todas as partes do país, durante o tempo do ministério pessoal de Cristo. E quando os mistérios cristãos terminaram; quando o pecado foi expiado pela morte de Cristo, a morte vencida por sua ressurreição e a verdade do evangelho selada e confirmada por ambos; quando um caminho para o céu foi aberto por sua ascensão, e o Espírito Santo, em seus dons e graças, obtidos por seus seguidores, por sua intercessão: quando a igreja evangélica foi plantada, e essa rica provisão estava pronta para ser servida em uma mesa do evangelho, – aqueles que antes haviam sido convidados eram mais próximos e fervorosamente pressionados a entrar imediatamente e a participar da recompensa de seu grande Mestre. Tal foi o chamado dado aos judeus em Jerusalém e na Judéia, no dia e depois do dia de Pentecostes, pelos apóstolos e outros ministros cristãos; tal foi o que posteriormente foi dado às nações gentias, e tal é o chamado agora dado a nós. Sua linguagem é: todas as coisas estão prontas, portanto , venha para a festa; chegar a que, na linguagem do evangelho, é se arrepender do pecado e crer em Cristo. Assim, João Batista e, portanto, nosso Senhor e seus apóstolos convidaram homens para a festa do evangelho, dizendo: O reino de Deus está próximo: ?????e , se aproximou ou chegou: arrependam-se e crêem no evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

fez. T Tr. Um Val e R liam “estava fazendo” . Esta parábola está apenas em Lucas. Para a interpretação, consulte App-140.:17 enviado. De acordo com o costume.

Comentário de Adam Clarke

Um certo homem fez uma grande ceia, etc. – Veja uma parábola semelhante a essa, embora não tenha sido falada na mesma ocasião, explicou Mateus 22: 1-14 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Lucas 14: 16-20 . Então ele disse a ele, etc. – “O que você diz é muito verdadeiro; meu reino está cheio de bênçãos, embora muitos os desprezem e rejeitem; como pode ser representado na seguinte parábola: Um certo homem fez um grande banquete, que, como habitual naqueles países e épocas, estava no jantar e convidava muitos convidados.Portanto, Cristo, agora no fim do mundo, fez abundantes provisões da graça do evangelho para refresco espiritual e perfeita felicidade, para que os pecadores sejam santos aqui, e abençoado para sempre, e ele convida livremente todos os que ouvem o evangelho, começando pela nação judaica, a aceitar essas provisões ricas para seu alívio e conforto atuais e para sua salvação eterna.E quando a festa estava totalmente preparada, e poucos os convidados entraram, o mestre enviou seu servo novamente aos que haviam sido convidados, para que eles soubessem que todas as coisas estavam prontas para seu entretenimento e para que lhes oferecesse sem mais demora. Então, Cristo, chamando os judeus por seu ministério pessoal, e por t Ao pregar seus servos, a quem enviou às cidades da Judéia, com pouco sucesso, encomendou apóstolos e evangelistas após sua ressurreição, fez um convite generoso e assegurou-lhes que agora todas as coisas estavam completamente preparadas, que a grande obra da expiação estava realmente terminada, que o Espírito estava realmente terminado. foi derramado do alto para dar testemunho e dar-lhe eficácia, e que ele ainda estava disposto a receber todo aquele que deveria vir pela fé a ele. E esta é a linguagem do evangelho, onde quer que seja pregado. E, no entanto, os convidados, por um consenso comum, adiaram seus pretextos: um alegou ter comprado um terreno e precisava ir ver como a barganha era para provar; e, portanto, implorou para ser desculpado: outro alegou que ele havia acabado de comprar cinco jugos de bois, e deve tentar descobrir se eles eram adequados para seus negócios; e, portanto, desejou que ele fosse desculpado; e outro insistiu que ele era casado recentemente e, portanto, peremptoriamente declarou que não poderia vir. Assim, os judeus em geral, e os escribas e fariseus em particular, e muitos outros que se encaixam no evangelho, rejeitam seus convites graciosos com pretensões frívolas e carnais; alguns preferindo seus ganhos e vantagens mundanos, e outros sua facilidade e prazer sensuais a Cristo e as bênçãos da vida eterna; e todos os impenitentes destinam-se a desviar a atenção atual para seus chamados, o que acarreta uma negação real, embora tenham vergonha de confessá-la em termos claros. “Veja as notas em Mateus 22: 1 ; Mateus 22:46 .

Comentário de John Wesley

Então ele lhe disse: Certo homem fez uma grande ceia e pediu a muitos:

Então disse ele – Continuando a alusão.

Um certo homem fez uma grande ceia – Como se ele tivesse dito: Todos os homens não são sensíveis a essa felicidade. Muitos podem participar e não o farão.

Referências Cruzadas

Provérbios 9:1 – A sabedoria construiu sua casa; ergueu suas sete colunas.

Cânticos 5:1 – Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados.

Isaías 25:6 – Neste monte o Senhor dos Exércitos preparará um farto banquete para todos os povos, um banquete de vinho envelhecido, com carnes suculentas e o melhor vinho.

Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

Jeremias 31:12 – Eles virão e cantarão de alegria nos altos de Sião; ficarão radiantes de alegria pelos muitos bens dados pelo Senhor: o cereal, o vinho novo, o azeite puro, as crias das ovelhas e das vacas. Serão como um jardim bem regado, e não mais se entristecerão.

Zacarias 10:7 – Efraim será como um homem poderoso; seu coração se alegrará como se fosse com vinho, seus filhos o verão e se alegrarão; seus corações exultarão no Senhor.

Mateus 22:2 – “O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho.

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *