Estudo de Oséias 11:9 – Comentado e Explicado

Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir.
Oséias 11:9

Comentário de Albert Barnes

Não executarei a ferocidade da minha ira – é a voz da “misericórdia, regozijando-se com o julgamento”. a misericórdia prevalece em Deus sobre o rigor de Sua justiça, que, embora Ele não permita que eles fiquem totalmente impunes, ele ainda a diminuirá, e não os consumirá totalmente.

Eu não voltarei para destruir Efraim – Deus diz que Ele não, por assim dizer, recolherá Efraim, repassando-o, como o homem, para não deixar nada. Como em Jeremias, “Eles colherão completamente o restante de Israel, como uma videira. Volte a mão como coveiro para as cestas ” Jeremias 6: 9 ; e: “Se os colecionadores viessem a ti, eles não deixariam algumas uvas colhedoras? mas eu esvaziei Esaú ” Jeremias 49: 9-10 .

Pois eu sou Deus e não homem – não “influenciado por paixões humanas, mas temperando Sua ira, como, no meio dela, para recordar a misericórdia; punindo assim a iniqüidade dos filhos pecaminosos, de modo a cumprir suas promessas graciosas que fez aos seus antepassados. ”:“ O homem castiga, destrói; Deus fere, para emendar.

O Santo no meio de ti – A santidade de Deus é ao mesmo tempo um motivo pelo qual Ele pune a iniquidade, e ainda assim não pune em toda a extensão do pecado. Verdade e fidelidade fazem parte da santidade de Deus. Ele, o Santo que estava “no meio” deles, em virtude de Sua aliança com seus pais, manteria a aliança que Ele havia feito, e, por causa de seu pai, não os eliminaria totalmente. No entanto, a santidade de Deus também tem outro aspecto, em virtude do qual o profano não pode se beneficiar das promessas do Todo-Santo. “Eu não irei”, parafraseia Cyril, “usar a ira não misturada. Não irei “entregar” a Efraim, perverso como ele se tornou, à destruição inteira. Por quê? Eles não merecem isso? Sim, ele disse, mas “eu sou Deus e não homem”, ou seja, bom, e não sofro os movimentos de raiva para me vencer. Pois essa é uma paixão humana. Por que, então, Tu ainda punes, vendo Tu és Deus, não vencido pela ira, mas seguindo Tua gentileza essencial? Eu castigo, diz Ele, porque eu não sou apenas bom, como Deus, mas santo também, odiando a iniqüidade, rejeitando os poluídos, afastando-me dos odiadores de Deus, convertendo o pecador, purificando os impuros, para que ele possa se unir novamente a Mim. . Então, se valorizamos o ser com Deus, devemos, com toda a nossa força, fugir do pecado e lembrar o que Ele disse. “Sede santos, porque eu sou santo.”

E não entrarei na cidade – Deus, que está em toda parte, fala de Si mesmo, como presente para nós, quando Ele mostra essa presença em atos de julgamento ou de misericórdia. Ele visitou Seu povo no Egito, para libertá-los; Ele visitou Sodoma e Gomorra como juiz, informando-nos de que tomou conhecimento de sua extrema maldade. Deus diz que “não entraria na cidade”, como fez nas “cidades da planície” quando as derrubou, porque queria salvá-las. Como juiz, age como se desviasse o pecado deles, para que, vendo a cidade cheia de iniquidade, ele fosse obrigado a puni-la: “Não farei indiscriminadamente, como o homem que, quando se irrita, irrompe em uma cidade ofensiva e destrói tudo. Nesse sentido, o apóstolo diz: “Deus rejeitou o seu povo? Deus não permita! Porque eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não desviou para longe o seu povo, a quem conheceu. O que diz a resposta de Deus para Elias! Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos para Bard. Mesmo assim, neste momento também há um remanescente segundo a eleição da graça ” Romanos 11: 1-2 , Romanos 11: 4-5 . Deus então se indignou, não com Seu povo, mas com incredulidade. Pois Ele não se enfureceu de tal maneira que não recebesse o restante de Seu povo, se eles fossem convertidos. Portanto, nenhum judeu é repelido, porque a nação judaica negou a Cristo; mas quem, seja judeu ou gentio, nega a Cristo, ele próprio, em sua própria pessoa, se repele. ”

Comentário de Thomas Coke

Oséias 11: 9 . E eu não vou entrar na cidade E não virei como inimigo. Houbigant fala disso, nem vim me afastar rapidamente de ti: e ele supõe que o contraste entre esta e a cláusula anterior seja entre um habitante e um viajante que passa. O bispo Lowth declara isso, depois de São Jerônimo, embora eu não habite cidades: “Eu não sou daqueles que moram nas cidades, que vivem de acordo com as leis humanas; que consideram crueldade como justiça”. Castalio segue São Jerônimo. Essa frase é paralela e, sinônimo de eu não sou homem. O futuro ???? abo, tem um poder freqüente: ver Salmos 3: 8 . Não estou acostumado a entrar ou habitar; Eu não sou morador de uma cidade. Há um contraste muito elegante em cada membro da frase: eu sou Deus, e não homem; há um aumento do sentido na seguinte sentença, e o contraste é variado: “Eu sou teu Deus, morando contigo; mas de uma maneira peculiar e extraordinária, semelhança à da humanidade”. Nada pode ser mais simples e elegante.

Comentário de John Wesley

Não executarei a ferocidade da minha ira, não voltarei para destruir Efraim; porque eu sou Deus, e não homem; o Santo no meio de ti; e não entrarei na cidade.

Retorno – Conquistadores que saquearam a cidade conquistada, levaram a riqueza dela e, depois de algum tempo, retornaram para queimá-la; Deus não fará isso.

Não homem – Portanto, minhas compaixão não falham.

O santo – Um Deus santo, e em aliança, embora não com todos, mas com muitos entre vocês.

Entre na cidade – Totalmente para te destruir, como eu fiz em Sodoma.

Comentário de Adam Clarke

Não executarei – Aqui está a questão deste conflito na mente divina. A misericórdia triunfa sobre o julgamento; Efraim será poupado. Ele é Deus, e não homem. Ele não pode ser afetado por caprichos humanos. Eles agora são penitentes e imploram misericórdia; ele não os punirá, como o homem faria, por crimes anteriores, quando eles caírem em suas mãos. O lugar santo está em Efraim, e Deus está neste lugar santo; e ele não irá para as cidades, como fez em Sodoma e Gomorra, para destruí-las. O julgamento é seu trabalho estranho. Quão extremamente afetantes são esses dois versículos!

Comentário de E.W. Bullinger

Eu sou Deus, e não homem. Figura do discurso Pleonasmo (App-6): coloque os dois lados para enfatizar. Referência ao Pentateuco ( Números 23:19 ). Compare Isaías 55: 8 , Isaías 55: 9 . Malaquias 3: 6 .

DEUS. Hebraico. “El. App-4.

homem. Hebraico. “ish . App-14.

no meio = [não virá] no meio. Referência a Pentateuco ( Êxodo 33: 5 ). App-92.

entre = entra contra: ie como um inimigo. O verso não é “absurdo” , como alegado. A referência é Oséias 11: 8 .

a cidade: isto é, como eu vim contra Sodoma e Gomorra.

Comentário de John Wesley

Não executarei a ferocidade da minha ira, não voltarei para destruir Efraim; porque eu sou Deus, e não homem; o Santo no meio de ti; e não entrarei na cidade.

Retorno – Conquistadores que saquearam a cidade conquistada, levaram a riqueza dela e, depois de algum tempo, retornaram para queimá-la; Deus não fará isso.

Não homem – Portanto, minhas compaixão não falham.

O santo – Um Deus santo, e em aliança, embora não com todos, mas com muitos entre vocês.

Entre na cidade – Totalmente para te destruir, como eu fiz em Sodoma.

Referências Cruzadas

Exodo 32:10 – Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação”.

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Deuteronômio 32:26 – Eu disse que os dispersaria e que apagaria da humanidade a lembrança deles.

1 Samuel 26:8 – Abisai disse a Davi: “Hoje Deus entregou o seu inimigo nas suas mãos. Deixe-me, agora, cravar a lança nele até o chão com um só golpe; não precisarei de outro”.

2 Samuel 20:10 – E Amasa, não percebendo o punhal na mão esquerda de Joabe, foi por ele golpeado no estômago. Suas entranhas se derramaram no chão, e ele morreu, sem necessidade de um segundo golpe. Então Joabe e, Abisai, seu irmão, perseguiram Seba, filho de Bicri.

Salmos 78:38 – Contudo, ele foi misericordioso; perdoou-lhes as maldades e não os destruiu. Vez após vez conteve a sua ira, sem despertá-la totalmente.

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 27:4 – Não estou irado. Se espinheiros e roseiras bravas me enfrentassem, eu marcharia contra eles em combate e poria fogo neles todos.

Isaías 48:9 – Por amor do meu próprio nome eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado.

Isaías 55:8 – “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.

Jeremias 30:11 – Porque eu estou com você e o salvarei’, diz o Senhor. ‘Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece. Não o deixarei impune. ’

Jeremias 31:1 – “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo. “

Ezequiel 20:8 – ” ‘Mas eles se rebelaram contra mim e não quiseram ouvir-me; não se desfizeram das imagens repugnantes em que haviam posto os seus olhos, nem abandonaram os ídolos do Egito. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e que lançaria a minha indignação contra eles no Egito.

Ezequiel 20:13 – ” ‘Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo os meus decretos, mas rejeitaram as minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.

Ezequiel 20:21 – ” ‘Mas os filhos se rebelaram contra mim: Não agiram de acordo com os meus decretos, não tiveram o cuidado de obedecer às minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e lançaria o meu furor contra eles no deserto.

Ezequiel 37:27 – Minha morada estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Oséias 14:4 – “Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Sofonias 3:15 – O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum.

Malaquias 3:6 – “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.

Romanos 11:28 – Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *