Estudo de Oséias 2:14 – Comentado e Explicado

Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração.
Oséias 2:14

Comentário de Albert Barnes

Portanto – A inferência não é o que deveríamos esperar. O pecado e o esquecimento de Deus não são as causas naturais e os incentivos à misericórdia. Mas Deus não lida conosco, pois agimos um para o outro. Extrema miséria e degradação revolta o homem; as misérias do homem convidam as misericórdias de Deus. Deus, portanto, tem misericórdia, não porque nós a merecemos, mas porque precisamos dela. Ele, portanto, nos atrai, porque estamos tão profundamente submersos. Ele prepara a alma por aqueles meios mais difíceis, e então as profundezas de sua miséria clamam até as profundezas de Sua compaixão, e porque somente o castigo a estupia, não a derrete, Ele transforma sua ira em misericórdia e fala ao coração que, para a salvação dela, Ele quebrou.

Eu a seduzirei – A palavra original é usada para alguém facilmente atraído, como simples, para o bem ou para o mal. Deus usa, por assim dizer, as armas de Satanás contra si mesmo. Como Satanás havia seduzido a alma a pecar, Deus também, pelas sagradas tentações e persuasão, a atraía para si mesmo. Deus também tem doçuras para a alma penitente, muito acima de todas as doçuras das alegrias terrenas presentes; muito mais, acima das doçuras amargas do pecado.

Eu mesmo a atrairei – (Essa é a ênfase). Deus mostraria a ela algo de Sua beleza, faria com que ela provasse seu amor, e desse a ela um vislumbre da alegria de Seu bom prazer, que deveria emocioná-la e fazê-la, por toda a vida, seguir o que tinha acontecido, como através das nuvens, abertas sobre ela.

E a trará para o deserto – Deus, quando ele tirou Israel do Egito, afastou-a da pressão de sua escravidão dura, das auto-indulgências pecaminosas do Egito e das abominações de suas idolatias, para o deserto, e ali, longe dos maus exemplos da nação da qual ele a desenhou e daqueles a quem ela deveria se apossar, Ele deu a ela sua lei, ensinou-lhe sua adoração e a colocou em aliança consigo mesmo (ver Ezequiel 20: 34-36 ). . Assim, no início do Evangelho, Cristo seduziu as almas por Sua bondade em Seus milagres, e a ternura de Suas palavras, e a doçura de Suas pregações e Suas promessas, e a atratividade de Seus sofrimentos e as poderosas manifestações de Seu Espírito. O mesmo acontece com cada alma penitente. Deus, por privação ou sofrimento, a afasta de seus ídolos, da agitação do mundo e de suas distrações, e fala Sozinho a ela.

E fale com o coração dela – Literalmente, no coração, causando uma impressão, acalmando-o, em palavras que nele habitarão e descansarão ali. Assim, dentro, não fora, “Ele põe Suas leis na mente e as escreve no coração, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo” Hebreus 8:10 ; 2 Coríntios 3: 3 . Deus fala ao coração, de modo a alcançá-lo, amolecê-lo, confortá-lo, tranquilizá-lo e, finalmente, assegurá-lo. Ele falará com ela, não como no Sinai, em meio a “trevas, trevas e tempestades, e o som de uma trombeta, e a voz das palavras, cuja voz os que ouviram sugeriram que a palavra não lhes seria mais dita. 12: 18-19 , mas para o coração. ” Mas é na solidão que ele fala com a alma e é ouvido por ela, advertindo, reprovando, perfurando, penetrando em todas as dobras, até que ele alcance o coração mais íntimo e mora lá. E então ele infunde esperança de perdão, acende o amor, ilumina a fé, transmite sentimentos de confiança infantil, eleva tremendamente a alma para se apegar àquele cuja voz ela ouviu dentro dela. Então Sua infinita Beleza toca o coração; Sua santidade, verdade, misericórdia penetram na alma; em silêncio e quietude, a alma aprende a conhecer a si mesma e a Deus, a se arrepender de seus pecados, a se auto-conquistar; meditar em Deus. “Saí do meio deles e sejais separados, diz o Senhor, e não toqueis no imundo, e eu te receberei” 2 Coríntios 6:17 .

: “Busquemos as Escrituras e descobriremos que Deus raramente ou nunca falou em multidão; mas tantas vezes quanto ele teria algo conhecido pelo homem, Ele se mostrava, não a nações ou pessoas, mas a indivíduos, ou a muito poucos, e aqueles separados do concurso comum das pessoas, ou no silêncio da noite, em campos ou solitudes, em montanhas ou vales. Assim falou com Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Samuel, Davi e todos os profetas. Por que Deus sempre fala em segredo, exceto que Ele nos separaria? Por que Ele fala com alguns, exceto para coletar e reunir-nos em um? Nesta solidão Deus fala à alma, desde o início de sua conversão até a solidão da morte. Aqui a alma que, cheia de trevas, não conhecia a Deus nem a si mesma, aprende com um coração puro a conhecer a Deus. Aqui, no alto, ela vê todas as coisas terrenas fugirem embaixo dela, sim, ela também passando na maré de todas as coisas que passam. ” Aqui ela aprende e, portanto, desaprende seus pecados, vê e odeia a si mesma, vê e ama a Deus: Somente “a solidão do corpo não serve, a menos que exista a solidão do coração”. E se Deus assim fala ao penitente, muito mais às almas que se consagram totalmente, se apegam totalmente a Ele, meditam Nele. Pela Sua presença, “a alma é renovada, e o apego, por assim dizer, sente a doçura de um gosto interior, entendimento espiritual, iluminação da fé, aumento da esperança, sentimento de compaixão, zelo pela justiça, deleite na virtude. . Em orison, ela conhece familiarmente conversar com Deus, sentindo que é ouvida e principalmente respondida: falando cara a cara com Deus e carregando o que Deus fala nela, restringindo Deus em oração e às vezes prevalecendo. ”

Comentário de Thomas Coke

Oséias 2:14 . Portanto, eis que eu a seduzirei No entanto, eu a seduzirei, depois que a trouxer ao deserto, [ a Babilônia ], etc. “Depois de tê-la tratado com rigor e convencido-a de seus desvios, restaurarei-a a meu favor e consideração.” O vale de Achor ficava perto de Jericó. Foi notável por sua fertilidade; e o significado é que, quando, na primeira entrada dos israelitas em Canaã, tomarem posse do frutífero vale de Achor os encorajou a esperar que se tornassem donos de toda a terra que flui com leite e mel; assim, o mesmo sinal auspicioso do favor divino deve acompanhá-los no retorno a seu próprio país. Veja Isaías 65:10 . Mas as palavras se referem especialmente aos tempos do evangelho; como se Jeová tivesse dito: Fale o que tocará seu coração em seu estado proscrito no deserto do mundo gentio, pelos profetas da misericórdia no Evangelho. “Pois a doutrina do Evangelho”, diz Lutero sobre este lugar, “é o verdadeiro discurso calmante com o qual as mentes dos homens são levadas. Pois não aterroriza a alma, como a Lei, com severas denúncias de punição; mas, embora reprova o pecado, declara que Deus está pronto para perdoar os pecadores por causa de seu filho, e realiza o sacrifício do Filho de Deus, para que as almas dos pecadores possam ter certeza de que essa satisfação foi feita a Deus “.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 2: 14-15 . Portanto, eis que eu a atrairei – Como há uma alteração clara do estilo aqui, de ameaças a promessas, a primeira palavra deste versículo deve ser traduzida , no entanto, ou não obstante. E traga-a para o deserto – Ou depois que eu a trouxe para o deserto. O estado dos judeus em cativeiro é expresso em outro lugar por um estado selvagem: veja nota em Ezequiel 20:35 . Provavelmente significa aqui a dispersão das dez tribos, após seu primeiro cativeiro por Shalmaneser, 2 Reis 17: 6 . E fale confortavelmente com ela. Nessas palavras, e no anterior, eu a atrairei, há uma alusão à prática de maridos afetuosos que, esquecendo as ofensas passadas, usam todas as artes do carinho para convencer suas esposas, que se separaram. deles, para retornar a eles novamente. Então Deus usará as persuasões mais poderosas para levar os israelitas ao reconhecimento da verdade, apesar de todos os abusos anteriores dos meios da graça. O hebraico aqui, ????? ?? ??? , é literalmente: vou falar com o coração dela, isto é, falar o que tocará seu coração, em seu estado marginalizado no deserto do mundo gentio, pelos profetas da misericórdia no evangelho. “Pois a doutrina dos evangelhos”, diz Lutero neste lugar, “é o verdadeiro discurso calmante, com o qual as mentes dos homens são levadas. Pois não aterroriza a alma, como a lei, com severas denúncias de punição; mas, embora reprova o pecado, declara que Deus está pronto para perdoar os pecadores por causa de seu Filho; e sustenta o sacrifício do Filho de Deus para que as almas dos pecadores possam ter certeza de que essa satisfação foi feita a Deus. ” E darei a ela suas vinhas dali – ou, a partir desse momento, como a palavra rendered pode ser traduzida: então restaurarei suas vinhas e campos frutíferos que lhe haviam tirado, Oséias 2:12 : ou daquele lugar ; ou, em conseqüência dessas coisas; em que sentidos também a palavra original é usada. Deus declara que de e através do deserto está o caminho para um país rico e frutífero; isto é, que as calamidades da dispersão, juntamente com as suaves sugestões do evangelho, trazendo a raça judaica à mente certa, serão os meios de restabelecê-las naquela riqueza e prosperidade que Deus lhes ordenou por si mesmas terra. E o vale de Achor – Ou, de problemas ou tribulações, como a palavra hebraica Achor significa; por uma porta de esperança – A passagem faz alusão ao “vale perto de Jericó, onde os israelitas, pisando pela primeira vez na terra santa, foram lançados em problemas e consternação pelo ousado roubo de Acã. Em memória do que, e da cena trágica exibida naquele local, na execução do peculador sacrílego e de toda a sua família, o lugar foi chamado de vale de Achor, Josué 7. E esse vale de Achor, apesar de uma cena de problemas e angústia, era uma porta de esperança para os israelitas sob Josué; pois ali, imediatamente após a execução de Acã, Deus disse a Josué : Não temas, nem te assustes ( Josué 8: 1 ), e prometeu apoiá-lo contra Ai, seu rei e seu povo. E a partir desse momento, Joshua dirigiu suas conquistas com sucesso ininterrupto. Da mesma maneira, as tribulações dos judeus, em sua atual dispersão, lhes abrirão a porta da esperança. ” E ali – isto é, no deserto e no vale da tribulação, naquelas circunstâncias de dificuldade presente, misturadas com esperança animadora; ela cantará como nos dias de sua juventude – Expressará sua alegria em Deus, como seus antepassados ??fizeram depois da libertação deles no mar Vermelho; quando Deus os esposou por seu povo peculiar e fez uma aliança com eles no monte Sinai, onde eles prometeram solenemente uma obediência completa a ele. E, melhor ainda, como no dia em que ela saiu da terra do Egito – “Essa alusão perpétua ao êxodo”, ou saindo do Egito “, às circunstâncias da marcha através do deserto, e A primeira entrada na Terra Santa, claramente aponta a profecia para uma libertação semelhante, pelo poder imediato de Deus, sob aquele líder, de quem Moisés era um tipo. ” Horsley.

Comentário de John Wesley

Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei ao deserto, e falarei confortavelmente com ela.

Vou seduzir – vou inclinar a mente dela a considerar o que proponho.

No deserto – angústia profunda.

Comentário de Adam Clarke

Eu a atrairei, e a levarei ao deserto, e falarei confortavelmente com ela – Depois de infligir muitos julgamentos a ela, eu a restaurarei novamente. Tratarei com ela como um marido muito afetuoso faria com uma esposa infiel. Em vez de torná-la um exemplo público, ele a leva em privado, conversa e argumenta com ela; coloca-a em seu bom comportamento; promete passar por todos e perdoar a todos, se ela agora alterar seus caminhos. Enquanto isso, ele fornece o necessário para seus desejos e apoio confortável, e, assim, abrindo uma porta de esperança para ela, ela pode estar totalmente reconciliada; regozijar-se como no começo, quando ele a pegou pela mão, e ela se tornou sua noiva. Provavelmente, esse é o significado simples das expressões metafóricas acima. O vale de Achor era muito frutífero; ficava ao norte de Jericó, não muito longe de Gilgal. Veja Isaías 65:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Não obstante. Note que a totalidade desta presente dispensação ocorre entre Oséias 2:13 e Oséias 2:14 . Veja App-72.

Eu = eu mesmo (enfático).

trazê-la, & c. Compare Ezequiel 20:35 .

confortavelmente = para o coração. Compare Isaías 40: 2 .

Comentário de John Calvin

Aqui, o Senhor expressa com mais clareza que, depois de ter afligido o povo de várias maneiras e de várias maneiras, ele seria por fim propício a eles; e não apenas isso, mas que ele também faria todos os seus castigos conducentes à sua salvação e como remédios para curar suas doenças. Mas há uma inversão nas palavras: Eis que eu a inclinarei e a farei ir para o deserto; e, portanto, eles devem ser explicados assim: “Eis que eu a inclinarei, ou a convencerei, depois de tê-la atraído para o deserto; depois falarei com o coração dela. , ?? , pete é freqüentemente tomado em mau sentido, para enganar, ou para persuadir por falsidades ou, para usar uma palavra vulgar, para ofegar: mas neste lugar significa falar gentilmente; de modo que Deus convence um povo rebelde e obstinado quanto ao que é certo: e então ele declara que isso aconteceria quando ele levasse o povo ao deserto. Isto está relacionado com a frase anterior, onde é dito: ‘Vou colocá-la como no dia de sua natividade:’ pois Deus faz alusão à primeira redenção do povo, que era como o nascimento deles; pois era o mesmo que se o povo tivesse emergido de seu túmulo; eles obtiveram uma nova vida quando foram libertados da tirania do Egito. Deus, portanto, lhes gerou um povo para si.

Mas o Profeta acrescenta: Depois de levá-la ao deserto, eu a inclinarei; isto é, torne-a maleável para mim. Ele sugere por essas palavras que não haveria esperança de arrependimento até que o povo fosse levado a males extremos; pois, se o castigo fosse moderado, a perversidade não teria sido corrigida. Então Deus mostra neste versículo que não haveria fim ou diminuição dos males até que o povo fosse atraído para o deserto, isto é, até que fossem privados de seu país, sacrifícios e toda a sua riqueza; sim, até que fossem privados de sua comida comum e lançados no deserto e na solidão, onde a falta de todas as coisas os pressionaria, e a extrema necessidade os ameaçaria com a morte. Se então as pessoas tivessem sido visitadas com punição leve, nada teria sido efetuado; pois sua dureza era maior do que poderia ter sido amenizada por remédios leves ou comuns.

Mas esta declaração foi cheia de grande conforto. De outra forma, os fiéis teriam se desanimado totalmente quando se encontrassem levados ao exílio, e a visão da terra, que era, por assim dizer, o espelho da adoção divina, lhes foi tirada, quando se viram espalhados em várias partes , e que agora não havia comunidade nem semente de Abraão. O Senhor, portanto, para que o desespero não engula os fiéis, pretendeu dessa maneira aliviar sua tristeza; assegurando-lhes que, apesar de terem sido atraídos novamente para o deserto, Deus, que os redimiu primeiro, ainda era o mesmo e dotado da mesma força e poder que ele colocou em favor de seus pais. Agora apreendemos o desígnio do Profeta. A calamidade pode ter abalado seus corações com tanto terror, a ponto de tirar toda a confiança no favor de Deus e fazê-los pensar totalmente perdidos: mas Deus põe o deserto diante deles: “O quê! Não te tirei uma vez do deserto? Meu poder diminuiu desde o dízimo? Na verdade, continuo sendo o mesmo Deus que seus pais me acharam: voltarei a tirá-lo do deserto. Mas, ao mesmo tempo, Deus lembrou-lhes que suas doenças seriam curáveis, até que fossem levadas ao deserto, até serem privadas de seu país e de todos os sinais de seu favor, para que não mais se iludissem com vã confiança.

Ele, portanto, diz: Depois que eu a atraí para o deserto, eu a persuadirei ou a transformarei . Prefiro a palavra, girar ou inclinar, embora a palavra persuadir não seja de forma alguma inadequada. Mas parece haver uma comparação implícita entre a atual contumação do povo e a obediência que eles prestariam ao seu Deus depois de terem sido subjugados por várias aflições. “O povo”, diz ele, “será flexível, quando for atraído para o deserto”.

E falarei então ao seu coração . Qual é a importância dessa expressão que conhecemos de Isaías 40: 0 . Falar com o coração é trazer consolo, aliviar a tristeza com uma palavra amável, oferecer bondade e ter alguma esperança, de que aquele que já havia sido desgastado pela tristeza possa respirar livremente, reunir coragem e alimentar a esperança. uma melhor condição. E esse tipo de fala deve ser cuidadosamente observado; pois Deus significa que agora não havia lugar para suas promessas, porque os israelitas eram muito refratários. Paulo não disse em vão aos coríntios

Abri a minha boca, (9) Ó Coríntios; porque eu não sou estreito para você; mas vós sois estreitos nas vossas próprias entranhas.
( 2 Coríntios 6:11 .)

Os coríntios, quando alienados de Paulo, haviam obstruído, por assim dizer, a passagem de sua doutrina, de que ele não podia tratá-los de maneira paterna. Assim também neste lugar, o Senhor testifica que o chão estava fechado contra suas promessas; pois se ele desse aos israelitas a esperança de perdão, isso teria sido diminuído; se ele os tivesse convidado gentilmente para si, eles teriam recusado com desprezo, sim, rejeitaram a oferta com desprezo, tão grande era sua ferocidade; se ele desejasse se reconciliar com eles, eles o teriam desprezado, recusado ou continuado a abusar de sua bondade como antes. Ele então mostra que era culpa deles que ele não podia lidar com eles de maneira gentil e amigável. Portanto, depois de atraí-la para o deserto, dirigirei-me ao seu coração.

Vamos então saber que, sempre que somos privados do sentido do favor de Deus, o caminho foi fechado por nossa culpa; pois Deus jamais estaria disposto a mostrar bondade, exceto se a nossa contumação e dureza se interpusessem. Mas quando ele nos vê tão subjugados que somos flexíveis e prontos para obedecer, então ele está pronto, por sua vez, para falar ao nosso coração; isto é, ele está pronto para se mostrar exatamente como é, cheio de graça e bondade.

Portanto, vemos como o contexto do Profeta se harmoniza. Em resumo, existem duas partes – a primeira é que Deus não tira totalmente a esperança de perdão dos israelitas, desde que houvesse cura entre eles, mas mostra que, embora o castigo fosse severo, ainda seria útil, como apareceria de seus frutos; esta é uma cláusula; – e a outra é que eles talvez não se apressem em perguntar por que Deus não mitigaria sua severidade mais cedo, ele responde que ainda não era tempo; pois eles não seriam capazes de receber sua bondade, até que fossem gradualmente subjugados e humilhados por punições mais pesadas. Vamos agora prosseguir –

Comentário de John Wesley

Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei ao deserto, e falarei confortavelmente com ela.

Vou seduzir – vou inclinar a mente dela a considerar o que proponho.

No deserto – angústia profunda.

Referências Cruzadas

Gênesis 34:3 – Mas o seu coração foi atraído por Diná, filha de Jacó, e ele amou a moça e falou-lhe com ternura.

Juízes 19:3 – seu marido foi convencê-la a voltar. Ele tinha levado o seu servo e dois jumentos. A mulher o levou para dentro da casa do seu pai, e quando seu pai o viu, alegrou-se.

Cânticos 1:4 – Leve-me com você! Vamos depressa! Leve-me o rei para os seus aposentos! Estamos alegres e felizes por sua causa; celebraremos o seu amor mais do que o vinho. Com toda a razão você é amado!

Isaías 30:18 – Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Isaías 35:3 – Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes;

Isaías 40:1 – Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês.

Isaías 49:13 – Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.

Isaías 51:3 – Com certeza o Senhor consolará Sião e olhará com compaixão para todas as ruínas dela; ele tornará seus desertos como o Éden, seus ermos, como o jardim do Senhor. Alegria e contentamento serão achados nela, ações de graças e o som de canções.

Jeremias 2:2 – “Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém: “Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada.

Jeremias 3:12 – Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte: ” ‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, ‘Não mais franzirei a testa cheio de ira contra vocês, pois eu sou fiel’, declara o Senhor, ‘Não ficarei irado para sempre.

Jeremias 16:14 – “Contudo, vêm dias”, declara o Senhor, “quando já não mais se dirá: ‘Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do Egito’.

Jeremias 30:18 – “Assim diz o Senhor: ” ‘Mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão das suas moradas. A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar.

Jeremias 31:1 – “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo. “

Jeremias 32:36 – Portanto, assim diz o Senhor a esta cidade, sobre a qual vocês estão dizendo que será entregue nas mãos dos babilônios por meio da guerra, da fome e da peste:

Jeremias 33:6 – ” ‘Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança.

Ezequiel 20:10 – Por isso eu os tirei do Egito e os trouxe para o deserto.

Ezequiel 20:35 – Trarei vocês para o deserto das nações e ali, face a face, os julgarei.

Ezequiel 34:22 – eu salvarei o meu rebanho, e elas não serão mais saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra.

Ezequiel 36:8 – ” ‘Mas vocês, ó montes de Israel, produzirão galhos e frutos para o meu povo Israel, pois ele logo virá para casa.

Ezequiel 37:11 – Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

Ezequiel 39:25 – “Por isso, assim diz o Soberano Senhor: Agora trarei Jacó de volta do cativeiro e terei compaixão de toda a nação de Israel, e serei zeloso pelo meu santo nome.

Oséias 2:3 – Do contrário, eu a deixarei nua, como no dia em que nasceu; eu farei dela um deserto, eu a transformarei em terra ressequida, e a matarei de sede.

Amós 9:11 – “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,

Miquéias 7:14 – Pastoreia o teu povo com o teu cajado, o rebanho da tua herança, que vive à parte numa floresta, em férteis pastagens. Deixa-os pastar em Basã e em Gileade, como antigamente.

Sofonias 3:9 – “Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo.

Zacarias 1:12 – Então o anjo do Senhor respondeu: “Senhor dos Exércitos, até quando deixarás de ter misericórdia de Jerusalém e das cidades de Judá, com as quais estás indignado há setenta anos? “

Zacarias 8:19 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Os jejuns do quarto, do quinto, do sétimo e do décimo meses serão ocasiões alegres e cheias de júbilo, festas felizes para o povo de Judá. Por isso amem a verdade e a paz”.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

Apocalipse 12:6 – A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias.

Apocalipse 12:14 – Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que ela pudesse voar para o lugar que lhe havia sido preparado no deserto, onde seria sustentada durante um tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *