Estudo de Provérbios 24:16 – Comentado e Explicado

Porque o justo cai sete vezes, mas ergue-se, enquanto os ímpios desfalecem na desgraça.
Provérbios 24:16

Comentário de Thomas Coke

Provérbios 24:16 . Pois um homem justo cai sete vezes isto é, em angústia ou aflição, não em pecado voluntário. A palavra hebraica ??? napal, traduzida em queda, nunca é aplicada ao pecado; mas, quando posto em oposição à palavra ??? kum, se levanta, implica aflição ou calamidade; como em Miquéias 7: 8 . Amós 8: 4 . Jeremias 25:27 e Salmos 34: 19-20 . Essas palavras geralmente não são apenas em sermões, mas em livros, aplicadas à queda no pecado; e que os homens se entreguem com mais segurança a seus pecados e, no entanto, se considerem bons homens, acrescentaram algo a eles; pois são comumente citados assim: A homem justo cai sete vezes por dia; quais últimas palavras não estão em nenhuma tradução da Bíblia, muito menos no original; mas apenas em algumas edições corruptas da Vulgata. O significado claro do texto é o que demos; e, portanto, devemos prestar atenção na leitura das Escrituras Sagradas de maneira tão descuidada, a fim de transformar nosso medicamento em veneno; que é culpa daqueles que, com tais erros, cedem seu mal afeto e os deixam levar ao pecado.

Comentário de E.W. Bullinger

justo = justo.

os ímpios = sem lei.

travessuras = calamidade. Hebraico. ra “a”. Não é a mesma palavra que em Provérbios 24: 2 e Provérbios 24: 8 .

Comentário de Adam Clarke

Para um homem justo – ???? tsaddik , o justo, a mesma pessoa mencionada acima.

Cai sete vezes – Muitas vezes entra em angústia por causa de seu lugar de descanso, sendo estragado pelo perverso, o ladrão, o destruidor do deserto, esperando por esse fim, Provérbios 24:15 .

E ressuscita – Embora Deus permita que a mão da violência às vezes estrague sua barraca, tentações para assaltar sua mente e aflições pressionem seu corpo, ele constantemente surge; e toda vez que ele passa pelo forno, ele sai mais brilhante e refinado.

Mas os ímpios cairão em malícia – e ali eles se deitarão; não tendo braço forte para sustentá-los. Ainda,

Comentário de John Wesley

Pois um homem justo cai sete vezes e ressuscita; mas os ímpios caem em malícia.

Falleth – Into calamities, das quais ele evidentemente fala tanto no verso anterior, como no seguinte ramo deste verso.

Queda – Frequentemente em destruição irrecuperável.

Referências Cruzadas

1 Samuel 26:10 – Juro pelo nome do Senhor”, disse ele, “o Senhor mesmo o matará; ou chegará a sua hora e ele morrerá, ou ele irá para a batalha e perecerá.

1 Samuel 31:4 – Então Saul ordenou ao seu escudeiro: “Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos”. Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou a própria espada e jogou-se sobre ela.

Ester 7:10 – Assim Hamã morreu na forca que tinha preparado para Mardoqueu; e a ira do rei se acalmou.

Jó 5:19 – De seis desgraças ele o livrará; em sete delas você nada sofrerá.

Salmos 7:16 – Sua maldade se voltará contra ele; sua violência cairá sobre a sua própria cabeça.

Salmos 34:19 – O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas;

Salmos 37:24 – ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.

Salmos 52:5 – Saiba que Deus o arruinará para sempre: Ele o agarrará e o arrancará da sua tenda; ele o desarraigará da terra dos vivos. Pausa

Provérbios 13:17 – O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura.

Provérbios 28:14 – Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.

Amós 5:2 – “Caída para nunca mais se levantar, está a Virgem Israel. Abandonada em sua própria terra, não há quem a levante”.

Amós 8:14 – Aqueles que juram pela vergonhaa de Samaria, e os que dizem: ‘Juro pelo nome do seu deus, ó Dã’ ou ‘Juro pelo nome do deusb de Berseba’, cairão, para nunca mais se levantar! ”

Miquéias 7:8 – Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz.

Atos dos Apóstolos 12:23 – Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.

2 Coríntios 1:8 – Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

1 Tessalonicenses 5:3 – Quando disserem: “Paz e segurança”, então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *