Estudo de Romanos 10:13 – Comentado e Explicado

porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo {Jl 3,5}.
Romanos 10:13

Comentário de Albert Barnes

Pois todo aquele que chamar … – Esse sentimento é encontrado substancialmente em Joel 2:32 : “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será entregue.” Isso é expressamente aplicado aos tempos do evangelho, por Pedro, em Atos 2:21 ; veja a nota naquele lugar. Invocar o nome do Senhor é o mesmo que invocar o próprio Senhor. A palavra “nome” é frequentemente usada dessa maneira. “O nome do Senhor é uma torre forte, etc .;” Provérbios 18:10 . “O nome do Deus de Jacó te defende;” Salmo 20: 1 . Ou seja, o próprio Deus é uma torre forte, etc. Fica claro a seguir que o apóstolo aplica isso a Jesus Cristo; e este é um dos inúmeros casos em que os escritores do Novo Testamento lhe aplicam expressões que no Antigo Testamento são aplicáveis ??a Deus; ver 1 Coríntios 1: 2 .

Será salvo – Esta é a promessa uniforme; veja Atos 2:21 ; Atos 22:16 : “Levanta-te, e seja batizado, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.” Isso é adequado e indispensável porque,

(1) Pecamos contra Deus, e é certo que devemos confessá-lo.

(2) porque ele só pode nos perdoar, e é oportuno que, se obtivermos perdão, devemos pedir a Deus.

(3) invocá-lo é reconhecê-lo como nosso Soberano, nosso Pai e nosso Amigo; e é certo que lhe prestemos nossa homenagem.

Está implícito nisso que o invocamos com sentimentos corretos; isto é, com um humilde senso de nossa pecaminosidade e nossa necessidade de perdão, e com uma vontade de receber a vida eterna conforme nos é oferecida no evangelho. E se isso for feito, esta passagem nos ensina que todos podem ser salvos quem o fará. Ele não rejeitará quem vier dessa maneira. O convite e a garantia se estendem a todas as nações e pessoas de todos os tempos.

Comentário de E.W. Bullinger

nome . Veja Atos 2:38 .

Senhor . App-98. Citado em Joel 2:32 .

Comentário de Adam Clarke

Pois quem quer que chame, etc. – nem quem ouve essa doutrina da salvação, e a credita como lhe é ordenada, poderá orar ou suplicar em vão o trono da graça: porque o Profeta Joel declarou: Joel 2: 32 ; : Todo aquele que invocar, invocar, o nome do Senhor Jesus Cristo, o Salvador dos pecadores, será salvo – terá sua culpa perdoada, seu coração purificado; e se ele permanecer na , enraizado e fundamentado nele, mostrando as virtudes daquele que o chamou das trevas para sua maravilhosa luz, ele será salvo com todo o poder de uma vida eterna.

“Acreditar em Cristo, ou Deus, Romanos 10:11 , e invocar Deus, Romanos 10: 12-14 , são de fato a mesma coisa; como invocar Deus necessariamente conecta e supõe fé nele: e aquele que acredita devidamente em Cristo tem tanto senso de sua dependência da graça divina, que olha para Deus e confia apenas em seu poder e bondade pela felicidade: que é a verdadeira religião do Evangelho. ” Dr. Taylor.

É evidente que São Paulo entendeu o texto de Joel como relacionado ao nosso abençoado Senhor; e, portanto, sua palavra ?????? deve responder à palavra do profeta ???? Yehová , que não é uma prova significativa da divindade de Jesus Cristo. Se o texto for traduzido, Todo aquele que invocar em nome do Senhor, cuja tradução ???? ??? ???? yikra beshem Yehová certamente ostenta, mas ainda assim o termo Yehová, o nome incomunicável, é dado a Cristo; porque invocar o nome significa solicitar um no nome ou na conta de outro. Quem é invocado é Deus; ele, em cujo nome ele é invocado, é Jesus Cristo, que é aqui chamado Jeová. Quem pede misericórdia de Deus, em nome e por causa de Jesus Cristo, salvará sua alma.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10:13 . Quem quer que chame, etc. – Crendo em Cristo, ou Deus, Romanos 10:11 e invocando-o, Romanos 10: 12-14 são de fato a mesma coisa, pois invocar Deus necessariamente supõe fé nele; e aquele que crê devidamente em Cristo, tem um senso de sua dependência da graça divina, que olha e confia no poder e na bondade de seu Deus somente pela felicidade; qual é a verdadeira religião do evangelho. O bispo Pearson argumenta amplamente a partir deste versículo, que se Cristo não for chamado aqui de Jeová, o argumento do apóstolo é bastante inconclusivo. O leitor não pode deixar de observar e admirar o excelente clímax no próximo versículo. Veja Benson e Pearson sobre o Creed, p. 149

Comentário de Scofield

salvou

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Joel 2:32.

Referências Cruzadas

Joel 2:32 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

Atos dos Apóstolos 2:21 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! ’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *