Estudo de Romanos 3:18 – Comentado e Explicado

Não há temor a Deus diante dos seus olhos {Sl 35,2}.
Romanos 3:18

Comentário de Albert Barnes

Não há temor de Deus – Salmo 36: 1 . A palavra “medo” aqui denota “reverência, reverência, veneração”. Não existe respeito ou reverência pelo caráter, autoridade e honra de Deus que os impeça de praticar o crime. Sua conduta mostra que eles não são impedidos de cometer iniqüidade por qualquer consideração ao temor ou favor de Deus. A única coisa que será eficaz em impedir as pessoas de pecar será uma consideração à honra e à Lei de Deus.

Em relação a essas citações do Antigo Testamento, podemos fazer as seguintes observações.

(1) estabelecem completamente a posição do apóstolo, de que a nação, como tal, estava longe de ser justa, ou de que poderia ser justificada por suas próprias obras. Por citações de nada menos que seis lugares distintos em seus próprios escritos, referindo-se a diferentes períodos de sua história, ele mostra qual era o caráter da nação. E como essa era a característica daqueles tempos. seguiu-se que um judeu não podia esperar ser salvo simplesmente porque era judeu. Ele precisava, tanto quanto os gentios, do benefício de algum outro plano de salvação.

(2) essas passagens nos mostram como usar o Antigo Testamento e os fatos da história antiga. Eles devem ser introduzidos não como mostrando diretamente qual é o caráter do homem, agora, mas para mostrar o que é a natureza humana. Eles demonstram o que é o homem quando, nas circunstâncias mais favoráveis; em diferentes situações; e em diferentes períodos do mundo. A concordância de fatos passados ??mostra qual é a raça. E como os fatos passados ??são uniformes; como o homem até agora, nas circunstâncias mais favoráveis, tem sido pecador; segue-se que esta é a característica do homem em toda parte. É determinado pelos fatos do mundo, assim como qualquer outra característica do homem é determinada pela ocorrência uniforme dos fatos em todas as circunstâncias e épocas. Fatos antigos e citações das Escrituras, portanto, devem ser apresentados como provas da tendência da natureza humana. Então, Paulo os usou, e é lícito usá-los.

(3) pode-se observar ainda mais, que o apóstolo deu uma visão da depravação humana que é muito impressionante. Ele não a limita a uma faculdade da mente ou a um conjunto de ações; ele especifica cada membro e cada faculdade como sendo perversos e inclinados ao mal. A depravação se estende a todos os departamentos de ação. A língua, a boca, os pés, os “lábios” estão todos envolvidos nela; todos são pervertidos e todos se tornam ocasião da comissão do pecado. O homem inteiro é corrupto; e a descrição dolorosa se estende a todos os departamentos de ação.

(4) se esse era o caráter da nação judaica sob todas as suas vantagens, qual deveria ter sido o caráter do pagão? Estamos preparados para creditar tudo o que é dito em Rom. i., e em outros lugares, do triste estado do mundo pagão.

(5) que visão melancólica temos, portanto, da natureza humana. Seja qual for o trimestre em que o contemplamos, chegamos à mesma conclusão. Qualquer registro que examinamos; qualquer história que lemos; qualquer hora ou período que contemplemos; encontramos os mesmos fatos e somos forçados à mesma conclusão. Todos estão envolvidos no pecado e estão poluídos, arruinados e desamparados. Sobre essas ruínas, devemos sentar e chorar, e erguer os olhos com gratidão ao Deus da misericórdia, que ele tem pena de nós em nosso estado baixo e elaborou um plano pelo qual “essas ruínas podem ser reconstruídas novamente” e perdidas , o homem caído seja elevado à perdida “glória, honra e imortalidade”.

Comentário de E.W. Bullinger

Isto é citado nos Salmos 36: 1 .

antes . Grego. apenanti. Veja Atos 3:16 .

Comentário de John Calvin

18. Na última cláusula (103), ele repete novamente, em outras palavras, o que notamos no início – que toda maldade decorre de um desrespeito a Deus: pois como a parte principal da sabedoria é o temor de Deus, quando afastar-se disso, não resta em nós nada certo ou puro. Em resumo, como é um freio restringir nossa maldade, por isso, quando está faltando, sentimos a liberdade de conceder todo tipo de licenciosidade.

E que esses testemunhos não parecem ter sido produzidos de maneira inadequada, consideremos cada um deles em conexão com as passagens das quais foram tirados. Davi diz nos Salmos 14: 1 , que havia tanta perversidade nos homens, que Deus, quando olhou para todos eles em suas diferentes condições, não conseguiu encontrar um homem justo, nem um. Segue-se então que esse mal permeou a humanidade universalmente; pois nada é escondido da vista de Deus. Ele realmente fala no final do Salmo da redenção de Israel: mas mostraremos atualmente como os homens se tornam santos e até que ponto estão isentos dessa condição. Nos outros Salmos, ele fala da traição de seus inimigos, enquanto exibia em si e em seus descendentes um tipo do reino de Cristo: portanto, temos em seus adversários os representantes de todos aqueles que estão alienados de Cristo. não guiado por seu espírito. Isaías menciona expressamente Israel; e, portanto, sua acusação se aplica com força ainda maior contra os gentios. O que então? Não há dúvida, porém, de que o caráter dos homens é descrito nessas palavras, para que possamos ver o que é o homem quando deixado para si; pois as Escrituras testificam que todos os homens estão neste estado, que não são regenerados pela graça de Deus. A condição dos santos não seria nada melhor, se essa depravação não fosse corrigida neles: e que eles ainda se lembrem de que não diferem nada dos outros por natureza, encontram nas relíquias de sua carne (pelas quais estão sempre abrangidos) as sementes desses males, que constantemente produziam frutos, não eram impedidas por serem mortificadas; e por essa mortificação, eles são devedores da misericórdia de Deus e não de sua própria natureza. Podemos acrescentar que, embora todos os vícios aqui enumerados não sejam encontrados em todos os indivíduos, eles podem ser justa e verdadeiramente atribuídos à natureza humana, como já observamos em Romanos 1:26 .

Há uma diferença de opinião quanto ao objeto preciso do apóstolo; se nessas citações ele considerava apenas os judeus, ou os judeus e os gentios. Na introdução, Romanos 3: 9 , ele menciona ambos, e na conclusão, Romanos 3:19 , ele evidentemente se refere a ambos, nessas palavras, “que toda boca pode ser parada e todo o mundo se tornar culpado antes. Deus.”

A visão mais consistente parece ser que as passagens citadas se referem tanto a judeus quanto a gentios; o último, mais especialmente, aos judeus, enquanto alguns dos anteriores têm uma referência especial ao mundo gentio, particularmente os Salmos 14: 0 , pois descreve o caráter dos inimigos de Deus e de seu povo, a cuja libertação o salmista se refere no último verso. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Não há temor de Deus diante dos olhos deles – Isso completa o mau caráter deles; eles são ateus, pelo menos na prática. Eles não temem os julgamentos de Deus, embora os olhos dele estejam sobre eles nos seus maus caminhos. Não há um artigo do que é acusado contra judeus e gentios aqui que pode não ser encontrado justificado pelas histórias de ambos, da maneira mais ampla. E o que era verdade deles naqueles tempos primitivos ainda é verdade deles. Com muito pouca variação, esses são os males em que a vasta massa da humanidade se deleita e vive. Olhe especialmente para os homens em estado de guerra; olhe para as nações da Europa, que desfrutam da maior parte da luz de Deus; veja o que aconteceu entre eles de 1792 a 1814; veja que destruição de milhões e que miséria de centenas de milhões foram conseqüências da excitação satânica em paixões ferozes e caídas! Ó pecado, o que fizeste! Quantas miríades de almas você se apressou, despreparado, para o mundo eterno! Quem, entre homens ou anjos, pode estimar a grandeza dessa calamidade! esse açougue de almas! Que viúvas, que órfãos, deploram seus maridos e pais sacrificados, e sua conseqüente miséria! E de onde surgiu tudo isso? A partir daí, de onde vêm todas as guerras e lutas; os maus desejos dos homens; a luxúria do domínio; a insaciável sede de dinheiro; e o desejo de ser único e independente. Esse é o pecado que arruinou nossos primeiros pais, expulsou-os do paraíso e desceu a toda sua posteridade; e prova plenamente, de maneira incontestavelmente, que somos seus filhos legítimos; a progênie caída de pais caídos; crianças cujos caminhos são destruição e miséria; em cujo coração não há fé; e diante de cujos olhos não há nada do temor de Deus.

Comentário de John Wesley

Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

O temor de Deus não está diante de seus olhos – muito menos é o amor de Deus em seus corações. Salmo 36: 1 .

Referências Cruzadas

Gênesis 20:11 – Abraão respondeu: “Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher.

Salmos 36:1 – Há no meu íntimo um oráculo a respeito da maldade do ímpio: Aos seus olhos é inútil temer a Deus.

Provérbios 8:13 – Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.

Provérbios 16:6 – Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal.

Provérbios 23:17 – Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre ao Senhor.

Lucas 23:40 – Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: “Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?

Apocalipse 19:5 – Então veio do trono uma voz, conclamando: “Louvem o nosso Deus, todos vocês, seus servos, vocês que o temem, tanto pequenos como grandes! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *