Estudo de Salmos 107:2 – Comentado e Explicado

Assim o dizem aqueles que o Senhor resgatou, aqueles que ele livrou das mãos do opressor,
Salmos 107:2

Comentário de Albert Barnes

Que os redimidos do Senhor o digam – Eles são especialmente qualificados para o dizer; eles têm uma ocasião especial para dizer isso; eles podem e irão apreciar essa característica em seu caráter. A palavra traduzida como “resgatada” aqui – de ??? ga’al – significa “entregue, resgatada”, sem referência a qualquer preço pago pela entrega. Refere-se aqui não a um resgate do “pecado”, mas à libertação do “perigo”. A provável alusão é a libertação do cativeiro na Babilônia. Compare as anotações em Isaías 43: 3 .

Quem ele resgatou da mão do inimigo – o poder do inimigo. Ou seja, Ele os salvou de seus inimigos e não lhes permitiu que fossem destruídos por eles. O que é dito aqui é verdadeiro no sentido mais eminente daqueles que são redimidos pelo sangue do Filho de Deus e que são feitos herdeiros da salvação. Toda consideração torna apropriado que louvem ao Senhor. De todos os que existem na terra, eles têm a maior parte de ocasião para esse louvor; dentre todas as pessoas, pode-se presumir que elas estarão melhor qualificadas para apreciar a bondade do Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 107: 2-3 . Que os remidos, etc. – Embora esses versículos pareçam mais imediatamente se referir ao retorno dos judeus da Babilônia; contudo, o próximo tem uma referência mais imediata à libertação do Egito: mas é mais provável que as últimas expressões sejam apenas metafóricas; pois é muito comum com os poetas hebreus tirar suas idéias das transações passadas relacionadas em sua história. Veja a oitava palestra do bispo Lowth.

Comentário de E.W. Bullinger

resgatado. Hebraico. para resgatar por compra. Veja as notas em Êxodo 6: 6 e compare Êxodo 13:13 .

mão. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (da Causa), App-6, pelo poder exercido por ela.

inimigo = adversário, ou testemunhas.

Comentário de Adam Clarke

Que os redimidos do Senhor o digam – pois eles tiveram a prova mais completa dessa bondade, ao serem salvos pelo fluxo contínuo de Sua misericórdia.

Referências Cruzadas

Exodo 15:16 – terror e medo caem sobre eles; pelo poder do teu braço ficam paralisados como pedra, até que passe o teu povo, ó Senhor, até que passe o povo que tu compraste.

Deuteronômio 7:8 – Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.

Deuteronômio 15:15 – Lembre-se de que você foi escravo no Egito e que o Senhor, o seu Deus, o redimiu. É por isso que hoje lhe dou essa ordem.

Salmos 31:5 – Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.

Salmos 106:10 – Salvou-os das mãos daqueles que os odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou.

Salmos 130:8 – Ele próprio redimirá Israel de todas as suas culpas.

Isaías 35:9 – Ali não haverá leão algum, e nenhum animal feroz passará por ele; não se acharão ali. Só os redimidos andarão por ele,

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Isaías 44:22 – Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. “

Jeremias 15:21 – “Eu o livrarei das mãos dos ímpios e o resgatarei das garras dos violentos”.

Jeremias 31:11 – O Senhor resgatou Jacó e o libertou das mãos do que é mais forte do que ele.

Miquéias 4:10 – Contorça-se em agonia, ó cidade de Sião, como a mulher em trabalho de parto, porque agora terá que deixar os seus muros para habitar em campo aberto. Você irá para a Babilônia, e lá você será libertada. Lá o Senhor a resgatará da mão dos seus inimigos.

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Lucas 1:74 – resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo,

Lucas 24:21 – e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *