Estudo de Salmos 111:9 – Comentado e Explicado

Enviou a seu povo a redenção, concluiu com ele uma aliança eterna. Santo e venerável é o seu nome.
Salmos 111:9

Comentário de Albert Barnes

Ele enviou redenção ao seu povo – na libertação deles do Egito. Ele agora o enviou em um sentido mais elevado sob o grande Libertador, o Salvador.

Ele ordenou sua aliança para sempre – Ele a ordenou ou designou. A aliança é aqui representada como se fosse obediente à vontade de Deus, ou sob seu controle. A aliança se refere aos seus arranjos com o seu povo; suas garantias de favor, com os termos nos quais esse favor será mostrado.

Santo e reverendo é o seu nome – Santo e para ser venerado; literalmente, “ser temido”. Ou seja, ele mostrou em tudo isso que ele é santo e que ele é um Ser que deve ser reverenciado.

Comentário de Scofield

redenção

(Veja Scofield “ Isaías 59:20 “) . Veja Scofield ” Êxodo 14:30 “.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele enviou, etc. Citado em Lucas 1:68 .

redenção. Envolve três coisas: (1) Seu povo; (2) Sua aliança; (3) o nome dele

Piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

reverendo = ser temido. Hebraico. nora “ de yare” ter medo. A parte nifal (como aqui) se tornou “terrível” (5); “ser temido” (3); “medroso” (2); “com medo” (1); “ter reverência” (1); “reverendo” (1); “terrível” (24); “atos terríveis” (1); “coisas terríveis” (5); “terribilidade” (1). Compare Salmos 45: 4 ; Salmos 47: 2 ; Salmos 65: 5 ; Salmos 66: 3 , Salmos 66: 5 ; Salmos 68:35 ; Salmos 76:12 ; Salmos 99: 3 ; Salmos 106: 22 , & c.

Comentário de Adam Clarke

Ele enviou redenção – Ele enviou Moisés para resgatá-los do Egito; vários juízes para libertá-los das mãos de seus opressores; Esdras, Neemias e Zorobabel, para livrá-los da Babilônia; e o Senhor Jesus para resgatar todo um mundo perdido do pecado, miséria e morte.

Santo e reverendo é o nome dele – A palavra reverendo nos vem dos latinos, reverendo , e é composta de re , intensivo e vereor , a ser temido; e o reverendo mais ou certo, reverendissimus , significa ser muito temido. Esses termos agora são apenas títulos de respeito eclesiástico, especialmente no ministério protestante; mas houve um tempo em que não havia títulos vazios. Tal era o poder do clero, que, quando não andavam no temor do Senhor, faziam o povo temer, e eles mesmos deviam ser temidos; mas, quando o poder secular foi adicionado ao espiritual, eles eram verdadeiramente reverendos e reverendissimi, a serem temidos e grandemente temidos. Mas o reverendo não é aplicado a Deus dessa maneira; nem a palavra ???? nora suporta esta significação; significa antes terrível: Santo e terrível, ou santo e tremendo, é o nome dele. Este título não pertence ao homem; nem qualquer ministro, ao assumir o título reverenciado, assume isso. De fato, a palavra reverendo, como agora usada, nos dá uma concepção muito imperfeita do termo original. Santo e tremendo é o nome de Deus. Ele é glorioso em santidade, temeroso em louvores, fazendo maravilhas, tanto no julgamento quanto no caminho da misericórdia.

Comentário de John Calvin

9 Ele enviou redenção ao seu povo O que ele já havia declarado é aqui repetido em palavras diferentes. E como a libertação de seu povo foi o começo de sua salvação, ela é introduzida pela primeira vez; a seguir está subordinada sua confirmação na lei, pela qual acontece que a adoção de Deus nunca poderia falhar. Pois, muito antes disso, Deus havia estabelecido sua aliança com Abraão, que também foi a ocasião da redenção do povo; no entanto, o que é mencionado aqui se refere exclusivamente à lei, pela qual a aliança foi ratificada, para nunca ser anulada. A quantia é que, na libertação do povo, Deus não fez a parte de um pai benéfico, apenas por um dia, mas que, na promulgação da lei, ele também estabeleceu sua graça, que a esperança da vida eterna pode continuar para sempre na Igreja. Além disso, você deve prestar atenção cuidadosa ao que eu já adverti em outros lugares, e ao qual eu divulgarei mais detalhadamente nos Salmos 119: 0 , onde é mencionada a lei: Que os mandamentos não devem ser tomados sempre abstratamente, para o Santo O espírito, de maneira especial, refere-se às promessas que estão em Cristo, pelas quais Deus, reunindo seu povo escolhido para si mesmo, os gerou novamente para a vida eterna.

Comentário de John Wesley

Ele enviou a redenção ao seu povo; ele ordenou sua aliança para sempre: santo e reverendo é o seu nome.

Redenção – A libertação do Egito, que era um tipo dessa maior redenção por Cristo.

Comandado – Nomeado ou estabelecido firmemente por seu poder e autoridade.

Para sempre – Através de todas as gerações sucessivas de seu povo até o fim do mundo.

Reverendo – Terrível para seus inimigos, venerável aos olhos de seus povos e santo em todos os seus tratos com todos os homens.

Referências Cruzadas

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Exodo 15:13 – Com o teu amor conduzes o povo que resgataste; com a tua força tu o levas à tua santa habitação.

Deuteronômio 15:15 – Lembre-se de que você foi escravo no Egito e que o Senhor, o seu Deus, o redimiu. É por isso que hoje lhe dou essa ordem.

Deuteronômio 28:58 – Se vocês não seguirem fielmente todas as palavras desta lei, escritas neste livro, e não temerem este nome glorioso e terrível, o Senhor, o seu Deus,

2 Samuel 23:5 – “A minha dinastia está de bem com Deus. Ele fez uma aliança eterna comigo, firmada e garantida em todos os aspectos. Certamente fará prosperar em tudo e concede-me tudo quanto desejo.

1 Crônicas 16:15 – Para sempre se lembra da sua aliança, da palavra que ordenou para mil gerações,

Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

Salmos 99:3 – Seja louvado o teu grande e temível nome, que é santo.

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Salmos 111:5 – Deu alimento aos que o temiam, pois sempre se lembra de sua aliança.

Salmos 130:7 – Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção.

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Jeremias 33:20 – “Assim diz o Senhor: ‘Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e a minha aliança com a noite, de modo que nem o dia nem a noite aconteçam no tempo que lhes está determinado,

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 2:2 – Se vocês não derem ouvidos e não se dispuserem a honrar o meu nome”, diz o Senhor dos Exércitos, “lançarei maldição sobre vocês, e até amaldiçoarei as suas bênçãos. Aliás já as amaldiçoei, porque vocês não me honram de coração.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Lucas 1:49 – pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome.

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Gálatas 3:15 – Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 1:14 – que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 9:12 – Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *