Estudo de Salmos 119:65 – Comentado e Explicado

Tratastes com benevolência o vosso servo, Senhor, segundo a vossa palavra.
Salmos 119:65

Comentário de Albert Barnes

Você lida bem com seu servo – Isso inicia uma nova divisão do salmo, indicada pela letra hebraica Teth ( ? t ), correspondente ao nosso “t”. O uso desta carta, no entanto, não faz nada para marcar o sentido. O significado literal da frase aqui é: “Bem fizeste com teu servo;” e a ideia é que Deus foi bom e fez bem a ele. Na revisão de sua própria vida, ele vê o bem e o bem sozinho. Mesmo nas aflições e provações, isso é tudo o que ele vê.

De acordo com a tua palavra – de acordo com as tuas promessas; ou, de acordo com os princípios da tua palavra. Ou seja, todo o efeito da verdade revelada de Deus sobre ele havia sido bom. Foi projetado para o seu bem; produziu apenas bom. A verdade e a lei não fazem nada além do bem, e o bem-estar dos indivíduos e de uma comunidade é promovido exatamente na proporção em que a verdade e a lei prevalecem.

Comentário de Adam Clarke

Trocaste bem com teu servo – Tudo o que a tua palavra prometeu, cumpriste. Todo servo de Deus pode testemunhar que Deus lhe fez nada além de bem, e, portanto, ele pode falar bem de seu nome.

Comentário de John Calvin

65. Ó Jeová! fizeste o bem ao teu servo. Alguns entendem isso em geral, como se o profeta protestasse que, de qualquer maneira que Deus lidasse com ele, ele aceitasse em boa parte, convencido de que isso acabaria gerando seu bem-estar; mas, como menciona expressamente a palavra ou promessa divina, o profeta, sem dúvida, celebra a fidelidade de Deus ao realizar a graça que havia prometido. Eu realmente experimentei (como se ele tivesse dito) que Tu és verdade, e não iludes teus servos com palavras vazias. Portanto, é feita aqui uma referência especial às promessas de Deus, porque daí todos os seus benefícios fluem para nós, não, de fato, como da fonte original, mas, por assim dizer, por tubos de conduíte. Embora sua bondade livre seja a única causa que o induz a lidar abundantemente conosco, ainda assim não podemos esperar nada em suas mãos até que ele primeiro se comprometa com sua palavra.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:14 – “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.

Salmos 13:6 – Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.

Salmos 16:5 – Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.

Salmos 18:35 – Tu me dás o teu escudo de vitória; tua mão direita me sustém; desces ao meu encontro para exaltar-me.

Salmos 23:5 – Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.

Salmos 30:11 – Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,

Salmos 116:7 – Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!

Salmos 119:17 – Trata com bondade o teu servo para que eu viva e obedeça à tua palavra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *