Estudo de Salmos 125:3 – Comentado e Explicado

Não permanecerá estendido o cetro dos ímpios sobre o destino dos justos, para que também estes não acabem por estender suas mãos ao crime.
Salmos 125:3

Comentário de Albert Barnes

Para a vara dos ímpios – Margem, como em hebraico, “maldade”. A palavra “vara” – o bastão, o cetro, o instrumento de infligir punição – aqui significa domínio, poder, a condição na qual os iníquos são comumente encontrados, como prosperidade ou poder. Deus não lida com os justos como os iníquos são freqüentemente tratados: isto é, Deus não dará prosperidade ao seu povo como ele os faz. Os justos serão afligidos e serão colocados em circunstâncias para impedi-los de estender as mãos à iniqüidade; isto é, de se entregar à iniqüidade. Eles serão afligidos; serão mantidos nos caminhos da virtude e da religião por provação; eles não serão deixados a representar a depravação do coração como são os iníquos.

Não repousará sobre – Permaneça permanentemente; ou seja a condição constante dos justos. Eles podem ser prósperos, mas devem esperar que ocorram mudanças e que Deus os trate de modo a impedi-los de estender as mãos à iniqüidade.

O lote dos justos – Os justos, considerados como o “lote” ou porção do Senhor. A linguagem deriva da divisão de uma terra por lote (compare o Salmo 105: 11 ; Salmo 74: 2 ); e a idéia é que o “lote” pertencente ao Senhor, ou sua “porção” entre as pessoas, é o justo.

Para que os justos não estendam as mãos para a iniqüidade – para que o efeito da prosperidade não os afaste de Deus – como os iníquos. Portanto, eles são tratados de maneira diferente. Eles estão aflitos; são assim mantidos sob disciplina apropriada, e seus corações e vidas são feitos como deveriam ser. A afirmação neste versículo, portanto, está de acordo com as afirmações uniformes das Escrituras, de que a prosperidade é perigosa para os interesses espirituais das pessoas e que, portanto, as pessoas são frequentemente afligidas para que possam ser levadas a buscar interesses mais elevados do que aqueles. que pertencem a esta vida. A conexão aqui parece ser que Deus defenderá seu povo, assim como Jerusalém foi defendida por colinas e montanhas; mas que o verdadeiro bem-estar e prosperidade de seu povo não era o que os iníquos buscam – riqueza e honra – mas o favor do Senhor. Outro significado pode, no entanto, ser sugerido em relação a esse versículo, que para alguns pode parecer mais provável do que o descrito acima. É isto: que a “vara” – o domínio dos ímpios – dos maus governantes – de um governo severo e opressivo – nem sempre estará sobre o povo de Deus, para que, ao não serem esmagados, sejam levados a atos de iniqüidade. ; ou para que, afastados do serviço gratuito de Deus, se abandonem ao pecado.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 125: 3 . Para a vara dos ímpios – Seu poder e autoridade; não descansará – não continuará por muito tempo; sobre a sorte dos justos – Sobre a habitação e pessoas de homens bons. Para que os justos não estendam as mãos, etc. – Para que, por causa da enfermidade humana, e pelo grande peso ou longa continuidade de seus problemas, eles sejam levados à impaciência, ou ao desespero, ou a usar caminhos indiretos e pecaminosos para se aliviar. Aprendemos com isso que Deus considera a estrutura frágil de seu povo, e proporcionalmente suas provações à sua força, pelo cuidado de Sua providência, bem como sua força às provações, pelo poder de Sua graça. A opressão pode enlouquecer um homem sábio, especialmente se continuar por muito tempo, portanto, pelo bem dos eleitos, os dias serão encurtados, de modo que, o que acontecer com eles neste mundo, eles não ficarão com sua herança no próximo.

Comentário de E.W. Bullinger

For = Certamente.

haste ou bastão.

o perverso = o perverso (ou sem lei). Hebraico. rasha, App-44. Aqui, a referência é Senaqueribe ( Isaías 30:31 ), mas aguarda com expectativa a 2 Tessalonicenses 2: 3 , 2 Tessalonicenses 2: 4 .

repousar sobre = continuar

lote = patrimônio (conforme alocado).

justo. Plural: ie Ezequias e os piedosos em Israel.

iniqüidade. Hebraico “ava l. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Pois a vara dos trabalhados não deve repousar sobre a sorte dos justos – vara, aqui. pode ser tomada por perseguição ou por regra; e então pode ser assim interpretado: “Não é permitido aos ímpios perseguir sempre, nem ter uma regra permanente”. Em nossa versão litúrgica, esta cláusula é assim traduzida: “A vara do ímpio não entra no monte dos justos”. “Isto”, disse um de nossos antepassados, “não é verdade nem escritura. Primeiro, não é verdade; pois a vara dos ímpios entra na herança dos justos, e com freqüência. Segundo, não é escritura, pois o texto diz: ‘A vara dos ímpios não descansará ali’. Pode vir e permanecer por um tempo; mas não será permitido que permaneça. ” Essa é apenas uma, e não a pior, das muitas tristes manchas que deformam a Versão em nosso livro de orações nacional. Em resumo, a Versão dos Salmos desse livro é totalmente indigna de consideração; e deve ser jogado de lado, e que na Versão autorizada da Bíblia o substituiu. O povo de Deus é enganado por isso; e são confundidos com as grandes e flagrantes diferenças que encontram entre ela e o que encontram em suas Bíblias, onde têm uma versão de caráter muito melhor, entregue a eles pela autoridade da Igreja e do estado. Por que nossos atuais prelados excelentes e instruídos não colocam isso no coração, e tiram essa pedra de tropeço do caminho das pessoas? Eu me referi a esse assunto na introdução ao Livro dos Salmos.

Para que os justos não se manifestassem – Se os iníquos dominassem a vinha do Senhor, a religião logo se extinguiria; pois a grande massa do povo se conformaria com seus governantes. Não temas os teus inimigos, enquanto temeis a Deus. Nem Sanballat, nem Tobias, nem Geshem, nem nenhum dos inimigos de Deus poderão montar sua vara, seu poder e autoridade aqui. Enquanto você for fiel, o Senhor rirá deles com desprezo.

Comentário de John Calvin

3. Porque o cetro dos ímpios não repousará sobre a sorte dos justos. Esta é, por assim dizer, uma correção da sentença anterior. O salmista havia dito que a mão de Deus estava estendida por todos os lados para defender sua Igreja. Mas, como estamos dispostos a tirar as promessas divinas para nosso próprio proveito, na maneira de interpretá-las como garantia de nossa isenção de todos os problemas, somos avisados ??aqui de que a tutela de Deus não nos protege de ser exercido às vezes com a cruz e aflições, e que, portanto, os fiéis não devem prometer a si mesmos uma vida delicada e fácil neste mundo, basta que eles não sejam abandonados por Deus quando precisam da ajuda dele. Seu Pai celestial, é verdade, os ama com mais ternura, mas ele os despertará pela cruz, para que não se dediquem demais aos prazeres da carne. Se, portanto, abraçarmos essa doutrina, embora possamos ser oprimidos pela tirania dos ímpios, esperaremos pacientemente até que Deus quebre o cetro ou a sacuda das mãos. É uma tentação dolorosa, admito, ver os iníquos exercendo crueldade na herança do Senhor, e os fiéis jazendo sob seus pés; mas como Deus, sem justa razão, humilha seu povo, eles devem se confortar com a consideração sugerida no texto.

A razão é adicionada por que Deus não permitirá que os ímpios sempre triunfem sobre os justos – a fim de que os justos, vencidos pela tentação, não se abandonem totalmente ao pecado, razão que deve ser cuidadosamente marcada. Por isso, concluímos que Deus, por sua vontade de suportar nossa fraqueza, modera nossas adversidades. Embora, então, possamos não possuir em nós mesmos uma quantidade suficiente de firmeza e constância para nos permitir perseverar em nosso dever por um único momento, mas que esse sentimento esteja presente em nossas mentes: Que Deus cuidará disso, quebrado como nós pode ser por aflições, não devemos abandonar o seu serviço. Se ele nos afligisse sem interrupção durante todo o curso de nossa vida, a cruz é sem dúvida sempre proveitosa para nós; pois vemos quão indomável é a rebelião de nossa carne e com que veemente impetuosidade ela está fervendo continuamente; sim, antes como deixa de chutar em meio às próprias aflições pelas quais deve ser reduzido à obediência. Tanto mais necessária é essa lição de instrução – que o Senhor, de forma oportuna, estabelece limites para nossas tentações, porque ele sabe que somos muito fracos para resistir a elas. O Profeta tampouco diz apenas que os fracos correm o risco de fracassar, mas que mesmo os justos, que servem a Deus em verdade e de coração, e que são dedicados ao cultivo de uma vida santa, correm o risco de afundar. A carga. Por mais vigoroso que seja, então, o temor de Deus estar em nossos corações, lembremos que não somos dotados de força adequada para perseverar até o fim, a menos que o Senhor tenha em consideração nossa enfermidade. Se o Espírito Santo faz essa declaração com relação aos melhores campeões, qual será o caso dos tiranos, que ainda estão mas imperfeitamente treinados para o combate? Também é apropriado marcar a forma da fala empregada – para que não estendam as mãos; pelo qual se insinua que os assaltos às tentações são tão violentos, que as mãos dos justos, que antes eram, como podemos dizer, vinculadas, e cujos movimentos também eram moldados e regulados de acordo com a vontade de Deus, estando agora, por assim dizer, libertar-se, aplicar-se à comissão do pecado sem restrição.

Comentário de John Wesley

Pois a vara dos ímpios não repousará sobre a sorte dos justos; para que os justos não estendam as mãos para a iniqüidade.

A vara – Seu poder e autoridade.

Não descanse – Não continue por muito tempo.

O lote – Sobre as habitações e pessoas de bons homens.

Para que não sejam levados a cursos indiretos para se aliviar.

Referências Cruzadas

Salmos 103:9 – Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre;

Salmos 103:14 – pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.

Provérbios 22:8 – Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo.

Isaías 10:5 – “Ai dos assírios, a vara do meu furor, em cujas mãos está o bastão da minha ira!

Isaías 14:5 – O Senhor quebrou a vara dos ímpios, o cetro dos governantes,

Isaías 27:8 – Pelo desterro e pelo exílio o julga, com seu sopro violento ele o expulsa, como num dia de rajadas do vento oriental.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *