Estudo de Salmos 140:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Livrai-me, Senhor, do homem mau; preservai-me do homem violento,
Salmos 140:1

Comentário de Albert Barnes

Livra-me, ó Senhor, do homem mau – isto é, evidentemente, de algum homem em particular que estava tentando feri-lo; algum inimigo pessoal. Todas as circunstâncias mencionadas concordam bem com a suposição de que Saul se destina.

Preserve-me do homem violento – Margin, como em hebraico, “homem das violências”. Ou seja, alguém que cometeu violência tantas vezes, que cometeu tantas vezes coisas erradas, que isso pode ser considerado uma característica do homem. Isso se aplicaria bem aos atos repetidos de Saul em perseguir Davi e se esforçando para causar-lhe ferimentos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 140.

Davi ora para ser libertado de Saul e Doeg; ele ora contra eles; ele se consola pela confiança em Deus.

Para o músico chefe. Um salmo de Davi.

Título. ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid. Não há dúvida, mas Davi escreveu este salmo; e é geralmente aceito que ele foi escrito sob a perseguição de Saul e ocasionado por traições maliciosas e traiçoeiras de Doeg e dos ziphitas.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 140: 1-3 . Livra-me do homem mau – Saul, Doeg, ou algum outro inimigo malicioso, ou melhor, inimigos; a palavra homem sendo tomada coletivamente por homens, como aparece no próximo versículo. Continuamente, eles estão reunidos, etc. – Executar aqueles malditos empreendimentos que eles inventaram. Eles afiaram a língua, etc. – Seus corações maliciosos excitaram a língua para proferir difamações vis contra mim, usando palavras tão afiadas e penetrantes como o ferrão de uma serpente. O veneno do adicionador está sob seus lábios – há tanta malignidade em tudo o que dizem, que alguém pensaria que não havia nada sob seus lábios além do veneno do adicionador. “Calúnia e calúnia”, diz o Dr. H., “sempre devem preceder e acompanhar a perseguição, porque a malícia em si não pode excitar as pessoas contra um homem bom, como tal; para fazer isso, ele deve primeiro ser representado como um homem mau. O que se pode dizer daqueles que estão ocupados dessa maneira, mas que são uma geração de víboras, a ninhada da velha serpente, aquele grande acusador e caluniador dos irmãos, tendo sob suas línguas um saco de veneno, transmitindo a morte instantânea à reputação em que se apegam? Assim, Davi foi caçado como rebelde, Cristo foi crucificado como blasfemador e os cristãos primitivos foram torturados como culpados de incesto e assassinato. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Para o principal músico. Veja App-64.

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. Veja App-65.

de Davi = por Davi.

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

o mal = um homem mau. Hebraico. ra “a” . App-44. homem. Hebraico. “adam. App-14.

homem. Hebraico ” i . H. App-14.

Comentário de Adam Clarke

Do homem mau – Saul, que estava cheio de inveja, ciúme e crueldade contra Davi, a quem ele e seu reino estavam sob as mais altas obrigações, empenhados em todos os meios para destruí-lo.

Comentário de John Calvin

Para o principal músico, etc. Não posso restringir esse Salmo a Doeg, como o grande corpo de intérpretes, pois o contexto mostra claramente que ele fala de Saulo e dos conselheiros que deixaram de não inflamar o rei. ele próprio ficou bastante irritado com a vida de alguém que era santo de Deus. Sendo como ele era uma figura de Cristo, não precisamos nos perguntar que os agentes do diabo dirigiram tanta raiva deles contra ele. E essa é a razão pela qual ele anima tão radicalmente seu rancor e traição.

Os termos homens perversos e violentos denotam suas tentativas injustificadas de sua destruição sem provocação. Ele, portanto, recomenda sua causa a Deus, como tendo estudado a paz com eles, como nunca os machucando, mas sendo o objeto inocente de sua perseguição injusta. A mesma regra deve ser observada por todos nós, pois é contra a violência e a maldade que a ajuda de Deus é estendida. Davi não está multiplicando meros termos de censura como os homens fazem em suas disputas pessoais, mas conciliando o favor de Deus fornecendo uma prova de sua inocência, pois ele deve sempre estar do lado de homens bons e pacíficos.

Referências Cruzadas

Salmos 18:48 – Tu me livraste dos meus inimigos; Sim, fizeste-me triunfar sobre os meus agressores, e de homens violentos me libertaste.

Salmos 43:1 – Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos.

Salmos 59:1 – Livra-me dos meus inimigos, ó Deus; põe-me fora do alcance dos meus agressores.

Salmos 71:4 – Livra-me, ó meu Deus, das mãos dos ímpios, das garras dos perversos e cruéis.

Salmos 140:4 – Protege-me, Senhor, das mãos dos ímpios; protege-me dos violentos, que pretendem fazer-me tropeçar.

Salmos 140:11 – Que os difamadores não se estabeleçam na terra, e a desgraça persiga os violentos até à morte.

Habacuque 1:2 – Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: “Violência! ” sem que tragas salvação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *