Estudo de Salmos 144:10 – Comentado e Explicado

Vós que aos reis dais a vitória, que livrastes Davi, vosso servo;
Salmos 144:10

Comentário de Albert Barnes

É ele quem dá salvação aos reis – Margem, “Vitória”. A palavra hebraica significa “salvação”, mas é usada aqui no sentido de libertação ou resgate. Mesmo os “reis”, com todos os seus exércitos, não têm esperança senão em Deus. Eles parecem ser os homens mais poderosos, mas são, como todas as outras pessoas, totalmente dependentes dele para se libertar do perigo. Davi reconhece assim toda a sua própria dependência. Embora fosse um rei no propósito divino e de fato, ele não tinha poder senão como derivado de Deus; ele não tinha esperança de libertação senão nele. Está implícito ainda que Deus poderia estar prontamente disposto a interpor-se em favor dos reis e de outras pessoas quando sua causa estava certa e quando eles o procuravam em busca de ajuda. Veja as notas no Salmo 33:16 : “não há rei salvo pela multidão de um exército.” Compare o Salmo 44: 5-6 .

Quem livra Davi, seu servo, da espada ferida – Quem o fez; quem pode fazer isso de novo; de quem sozinho Davi é dependente como todos os outros homens. David fala de si mesmo pelo nome em outros lugares. Veja Salmo 18:50 ; 2 Samuel 7:26 . Ele se refere a si mesmo também sob o nome de “rei”, Salmo 61: 6 ; Salmo 63:11 . César, em seus escritos, frequentemente fala de si mesmo da mesma maneira.

Comentário de E.W. Bullinger

libera = arrebata; mesma palavra que “livrar” , versículos: Salmos 7:11 .

David. . . espada; com referência especial à espada de Golias em 1 Samuel 17:50 , 1 Samuel 17:51 .

Comentário de Adam Clarke

Aquele que dá salvação aos reis – A monarquia, em princípio, é de Deus: é a forma de governo que, no curso da providência divina, predominou principalmente; e aquilo que, em geral, tem sido mais benéfico para a humanidade. Deus, portanto, tem isso sob sua proteção peculiar. É por ele que reis reinam; e por sua providência especial eles são protegidos.

Referências Cruzadas

1 Samuel 17:45 – E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

2 Samuel 5:19 – Davi perguntou ao Senhor: “Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos? ” O Senhor lhe respondeu: “Vá, eu os entregarei nas suas mãos”.

2 Samuel 8:6 – Em seguida estabeleceu guarnições militares no reino dos arameus de Damasco, sujeitando-os a lhe pagarem impostos. E o Senhor dava vitórias a Davi aonde quer que ele fosse.

2 Samuel 21:16 – e Isbi-Benobe, descendente de Rafa, prometeu matar Davi. ( A ponta de bronze da lança de Isbi-Benobe pesava três quilos e seiscentos gramas, e ele ainda estava armado com uma espada nova. )

2 Reis 5:1 – Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.

Salmos 18:50 – Ele dá grandes vitórias ao seu rei; é bondoso com o seu ungido, com Davi e os seus descendentes para sempre.

Salmos 33:16 – Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força.

Salmos 140:7 – Ó Soberano Senhor, meu salvador poderoso, tu me proteges a cabeça no dia da batalha;

Isaías 45:1 – “Assim diz o Senhor ao seu ungido: a Ciro, cuja mão direita seguro com firmeza para subjugar as nações diante dele e arrancar a armadura de seus reis, para abrir portas diante dele, de modo que as portas não estejam trancadas:

Jeremias 27:6 – Agora, sou eu mesmo que entrego todas essas nações nas mãos do meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia; sujeitei a ele até mesmo os animais selvagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *