Estudo de Salmos 144:5 – Comentado e Explicado

Inclinai, Senhor, os vossos céus e descei, tocai as montanhas para que se abrasem,
Salmos 144:5

Comentário de Albert Barnes

Curve teus céus, ó Senhor … – Venha em meu auxílio “como se” os céus estivessem curvados; desce com toda a tua majestade e glória. Veja as anotações no Salmo 18: 9 : “Ele também inclinou os céus e desceu.” O que há ali declarou que o Senhor “tinha” feito, ele está aqui implorado para fazer novamente.

Toque as montanhas, e elas fumarão – Veja as notas no Salmo 104: 32 : “Ele toca as colinas, e elas fumam.” É afirmado como característica de Deus que ele “faz” isso; aqui o salmista ora que, como isso pertencia a Deus ou estava em seu poder, ele “faria” em seu favor. A oração é que Deus venha em seu alívio “como se” em fumaça e tempestade – na fúria da tempestade.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 144: 5 . Curve teus céus Veja 2 Samuel 8 e 2 Samuel 22:10 . As imagens aqui são tiradas da promulgação da lei no monte Sinai.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 144: 5-8 . Curve seus céus e desça – Para me ajudar antes que seja tarde demais, lembrando que criatura frágil e perecível eu sou. “Davi, tendo celebrado suas vitórias sobre alguns de seus inimigos e exaltado a misericórdia e a bondade de Deus, a quem atribuiu a conquista deles, passa agora a solicitar uma manifestação adicional do braço onipotente a seu favor contra outras forças hostis, que ainda ameaçava seu país após sua ascensão ao trono. ” Toque as montanhas e eles fumarão – Como o Sinai fez na sua gloriosa aparição, Êxodo 19:18 . Esta é uma descrição figurativa e poética da vinda de Deus para se vingar de seus inimigos, que é continuada no próximo versículo. As imagens usadas são tiradas da promulgação da lei no Sinai. Lança raios e os espalha Nomeadamente, os inimigos de Davi e Judá, como os filisteus, moabitas, amonitas e sírios: ver 2 Samuel 5: 8 . Atira tuas flechas – Teus raios, ou raios, como antes; e destrua-os – Totalmente: pois estas armas são irresistíveis. Envie tua mão – Teu poder; de cima – pois dali procuramos ajuda; livra-me das grandes águas – que estão prontas para me transbordar, a saber, a multidão de inimigos que me assaltam por todos os lados; da mão de crianças estranhas – das nações pagãs ou dos israelitas rebeldes. Cuja boca fala vaidade – ostentam-se vazios ou ameaças vãs que não dão em nada; ou promessas e profissões falsas e enganosas de amizade, que eles não podem ou não cumprem; e a mão direita, a mão direita da falsidade – “Pois, com essa mão, como com uma promessa, eles confirmaram os tratados de paz e as ligas de amizade feitas com Israel, tudo o que haviam quebrado com perfeição. Erguer a mão era a cerimônia usual de prestar juramento, Gênesis 14:22 . De modo que esta cláusula parece ser uma repetição do sentido contido na primeira: agradavelmente à qual o caldeu interpreta a parte anterior do verso como um juramento falso; e o árabe torna a última parte assim; e o juramento deles é juramento de iniqüidade. ” Dodd.

Comentário de Adam Clarke

Curve teus céus – Veja a nota no Salmo 18: 9 .

Comentário de John Calvin

5. Ó Jeová! curva os teus céus . Depois de exaltar, como era devido, a grande bondade de Deus, ele pede que ele forneça a ajuda necessária para a preservação do reino, necessária na presente exigência. Como anteriormente vimos que ele se gloriara em Deus com uma coragem heróica, então aqui ele usa os mesmos termos elevados em suas orações, para que ele incline os céus – que faça as montanhas fumarem – atrapalhe o ar com trovões. – e atire flechas; formas de fala pelas quais, sem dúvida, ele afastaria dele todos os obstáculos que existem entre nós e uma apreensão crente da onipotência de Deus, e da qual achamos tão difícil emergir. Ele emprega quase a mesma fraseologia no salmo dezoito, mas é em louvar a Deus pela ajuda já estendida, e para significar que ele havia sido preservado de cima de uma maneira maravilhosa e incomum. Pois, embora nem sempre ocorram sinais que ele menciona quando Deus interpôs em seu favor, ele tinha boas razões para celebrar o que lhe havia acontecido de um tipo inesperado, por referência a fenômenos extraordinários. Na passagem diante de nós, seu propósito é diferente. Ameaçado pela destruição de vários tipos, que podem sobrecarregar sua mente com desespero, ele perceberia o maravilhoso poder de Deus, diante do qual todos os obstáculos de um tipo mundano necessariamente devem ceder. Podemos estar certos, pelo menos, que ele se entregou a essa fraseologia figurativa por um bom motivo, que ele não pode limitar a libertação de remédios humanos; pois nada poderia ser mais absurdo nesse momento do que medir o poder divino por regras comuns.

Comentário de John Wesley

Curve os céus, Senhor, e desça; toque os montes, e eles fumarão.

Venha – Para me ajudar.

Fumaça – Como o Sinai fez na tua gloriosa aparição, Êxodo 19:18 . Esta é uma descrição figurativa e poética da vinda de Deus para vingar seus inimigos.

Referências Cruzadas

Exodo 19:18 – O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente,

Salmos 18:9 – Ele abriu os céus e desceu; nuvens escuras estavam sob os seus pés.

Salmos 104:32 – Ele olha para a terra, e ela treme, toca os montes, e eles fumegam.

Isaías 64:1 – Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti!

Naum 1:3 – O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés.

Habacuque 3:3 – Deus veio de Temã, o Santo veio do monte Parã. Pausa Sua glória cobriu os céus e seu louvor encheu a terra.

Hebreus 12:18 – Vocês não chegaram ao monte que se podia tocar, e que estava chamas, nem às trevas, à escuridão e à tempestade,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *