Estudo de Salmos 39:7 – Comentado e Explicado

E agora, Senhor, que posso esperar? Minha confiança está em vós.
Salmos 39:7

Comentário de Albert Barnes

E agora, Senhor, o que eu espero? Da consideração de um mundo vaidoso – dos esforços infrutíferos do homem – do que o deixou tão perplexo, envergonhado e perturbado – o salmista agora se volta para Deus e o vê como a fonte de consolo. Virando-se para Ele, ele obtém visões mais alegres da vida. A expressão “O que eu espero?” significa, o que espero agora ou espero; no que minha esperança se baseia; onde encontro opiniões alegres e reconfortantes em relação à vida? Ele não havia encontrado ninguém na contemplação do mundo, no homem e em suas atividades; no curso de coisas tão sombrias e misteriosas; e ele diz agora que se volta para Deus para encontrar conforto em suas perplexidades.

Minha esperança está em ti – só em ti. Minha confiança está em ti; minha expectativa é de ti. Não é do que vejo no mundo; não está no meu poder de resolver os mistérios que me cercam; não é que eu possa ver a razão pela qual essas sombras estão perseguindo sombras tão ansiosamente ao meu redor; é no Deus que criou tudo, o Governador sobre todos, que pode controlar tudo, e que pode realizar Seus grandes propósitos em conexão mesmo com essas sombras em movimento, e que pode conferir ao homem, assim, vaidoso em si mesmo e em suas atividades que que será valioso e permanente. A idéia é que a contemplação de um mundo tão vaidoso, tão sombrio, tão misterioso, nos afaste de toda expectativa de encontrar nesse mundo o que precisamos, ou encontrar uma solução para as perguntas que tanto nos deixam perplexos, até o grande Deus que é infinitamente sábio e que pode atender a todas as necessidades de nossa natureza imortal; e quem, em seu próprio tempo, pode resolver todos esses mistérios.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 39: 7 . E agora, Senhor, o que eu espero? & c. – Ver esta vida e todos os seus prazeres é tão vaidoso e curto para todos os homens, e especialmente para mim, nunca esperarei nem buscarei a felicidade aqui dessas vaidades. Vou me recompor pacientemente e com satisfação para suportar tanto minhas próprias aflições quanto a prosperidade e a glória de homens ímpios, pois ambas são coisas passageiras e transitórias. E não procurarei a felicidade em lugar algum, a não ser no amor e favor de Deus, glorificando-o aqui e na esperança ou expectativa confiante de desfrutá-lo no futuro; e, nesse meio tempo, de receber dele os suprimentos e ajudas que minha condição atual exige.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR*. O texto primitivo dizia “Jeová” . Este é um dos 134 lugares onde os soferins alteraram Jeová para “Adonai”. Veja App-32.

é = “é [é]”

Comentário de Adam Clarke

E agora, Senhor, o que eu espero? Tenho algum objeto de busca na vida, mas para recuperar o teu favor e a tua imagem.

Comentário de John Calvin

7. E agora, ó Senhor! o que eu espero? David, tendo reconhecido que seu coração estava sob a influência de emoções ardentes e impetuosas, das quais experimentara grande inquietação, agora volta a um estado de espírito calmo e estável; e a partir disso, o que afirmei antes fica ainda mais óbvio, a saber, que esse salmo consiste em parte de orações apropriadas e em parte de queixas imprudentes. Eu disse que Davi aqui começa a orar corretamente. É verdade que até os homens do mundo às vezes se sentem da mesma maneira que Davi aqui reconhece que se sentiu; mas o conhecimento de sua própria vaidade não os leva a procurar um apoio substancial em Deus. Pelo contrário, eles se tornam intencionalmente insensíveis, para que se entreguem sem perturbações à sua própria vaidade. Podemos aprender com esta passagem que nenhum homem olha para Deus com o propósito de depender dele, e de depositar sua esperança nele, até que ele seja obrigado a sentir sua própria fragilidade, sim, e até que nada seja feito. Existe agora uma força tacitamente grande no advérbio , como se Davi tivesse dito: A bajulação e a imaginação vã pela qual as mentes dos homens são mantidas firmes no sono de segurança não me enganam mais, mas agora sou totalmente sensível à minha condição. Mas devemos ir além desse estágio elementar; pois não basta que, despertados pelo senso de nossa enfermidade, procuremos com medo e tremor conhecer nosso dever, a menos que ao mesmo tempo Deus se manifeste para nós, de quem só toda a nossa expectativa depende. Por conseguinte, como não serve para o fim que os homens do mundo sejam convencidos de sua completa vaidade, porque, embora convencidos disso, eles nunca melhoram com isso, vamos aprender a avançar e progredir ainda mais, para que, sendo assim, estivemos mortos, podemos ser vivificados por Deus, cujo ofício peculiar é criar todas as coisas do nada; pois o homem deixa de ser vaidade e começa a ser verdadeiramente algo quando, auxiliado pelo poder de Deus, aspira às coisas celestiais.

Comentário de John Wesley

E agora, Senhor, o que eu espero? minha esperança está em ti.

Segue Senhor – Ver esta vida e todos os seus prazeres é tão vaidoso e curto.

Minha esperança – não procurarei a felicidade em nenhum lugar, mas em Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:18 – “Ó Senhor, eu espero a tua libertação!

Jó 13:15 – Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.

Salmos 38:15 – Senhor, em ti espero; Tu me responderás, ó Senhor meu Deus!

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Salmos 119:166 – Aguardo a tua salvação, Senhor, e pratico os teus mandamentos.

Salmos 130:5 – Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança.

Lucas 2:25 – Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *