Estudo de Salmos 39:9 – Comentado e Explicado

Calei-me, já não abro a boca, porque sois vós que operais.
Salmos 39:9

Comentário de Albert Barnes

Eu fui burro – Veja as notas no Salmo 39: 2 . Compare Isaías 53: 7 . O significado aqui é que ele não abriu a boca para reclamar; ele não falou de Deus como se tivesse negociado com ele de maneira injusta ou injusta.

Não abri minha boca – fiquei em silêncio inteiro. Isso seria melhor: “Eu sou burro; Não vou abrir minha boca. O significado é, não que ele tivesse sido silencioso e queixoso, mas que agora ele estava em silêncio, ou que sua mente estava calma agora e que ele concordou com as negociações da Divina Providência. O estado de espírito aqui, se deve ser observado ainda mais, não é o descrito no Salmo 39: 2 . Lá ele se representa como mudo, ou como se restringindo a proferir o que estava em sua mente, porque sentiu que isso faria mal, incentivando os iníquos em suas visões de Deus e de seu governo; aqui ele diz que agora estava silenciado – concordou – que não tinha disposição para dizer nada contra o governo de Deus. Ele era mudo, não restringindo a si mesmo, mas porque não tinha nada a dizer.

Porque você fez isso – você fez o que era tão misterioso para mim; aquilo sobre o qual eu estava tão disposto a reclamar; aquilo que me afligiu com aflição e tristeza. Agora é, na minha opinião, uma razão suficiente para silenciar todas as minhas queixas e produzir total concordância, que isso foi feito por ti. Esse fato é para mim prova suficiente de que é certo, sábio e bom; esse fato acalma minha mente. “A melhor prova de que tudo está certo e melhor é que é feito por Deus.” A mais perfeita calma e paz nos problemas é produzida, não quando confiamos em nossos próprios raciocínios, ou quando tentamos compreender e explicar um mistério, mas quando direcionamos nossos pensamentos simplesmente para o fato de que “Deus fez”. Esta é a razão mais alta que pode ser apresentada à mente humana, que o que é feito é correto; isso eleva a mente acima do mistério do que é feito e deixa claro que deve ser feito; isso deixa as razões pelas quais isso é feito, onde eles devem ser deixados, com Deus. Essa consideração acalmará os sentimentos quando nada mais o faria e disporá a mente, mesmo nas provações mais profundas, de aquiescência e paz. Vi esse versículo gravado, com grande adequação, em um belo monumento de mármore que havia sido erguido sobre uma cova onde jaziam três crianças que foram subitamente cortadas pela escarlatina. O que poderia ser mais adequado em um julgamento desse que um texto? O que poderia expressar de maneira mais impressionante os verdadeiros sentimentos da piedade cristã – a submissão calma das almas redimidas – do que a disposição dos pais, assim enlutados, de registrar tal sentimento sobre o túmulo de seus filhos?

Comentário de Thomas Coke

Salmos 39: 9 . Eu fui burro Esta é uma bela expressão da renúncia do salmista. Ver Jó 1:21 e 2 Samuel 16:10 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 39: 9 . Não abri minha boca – No sentido de murmurar ou repelir contra ti ou a tua providência, como prometi que não faria, Salmos 39: 1 . Pois, porém, quando eu olhava apenas para instrumentos, fiquei descomposto e finalmente falei tolamente; todavia, quando me lembrei de ti e olhei para ti, a primeira causa e soberano descarador dessa dispensação aflitiva, voltei ao meu antigo silêncio. Porque você fez isso – Você enviou este castigo: provavelmente, primeiro, a primeira: A rebelião e a morte prematura de Absalão; em que ele reconheceu a justa mão de Deus, punindo seus pecados: ou, 2d, alguma outra aflição.

Comentário de John Calvin

9. Eu fui burro. Aqui David se culpa, porque não preservou o silêncio que, como já vimos, a violência de sua dor o obrigou a quebrar. Quando ele diz que era burro, ele não quer dizer isso como um elogio à restrição uniforme e perseverante que exercera sobre si mesmo. É antes uma correção de seu erro, como se reprovando sua própria impaciência, ele havia falado dentro de si desta maneira: O que você faz? tu ordenaste silêncio, e agora murmuras orgulhosamente contra Deus; o que você ganhará com essa presunção? Temos aqui uma lição muito lucrativa e instrutiva; pois nada é mais adequado para conter os violentos paroxismos da dor do que a lembrança que devemos fazer, não com um homem mortal, mas com Deus, que sempre manterá sua própria justiça em oposição a tudo o que os homens possam dizer contra. suas queixas murmurantes, e até mesmo em suas acusações ultrajantes. Qual é a razão pela qual a grande maioria dos homens corre com tanta impaciência, mas porque esquecem que, ao fazê-lo, se atrevem a argumentar com Deus? Assim, enquanto alguns atribuem todas as suas misérias à fortuna, e outros aos homens, e outros os explicam de uma variedade de causas que sua própria fantasia sugere, enquanto apenas um em cem reconhece neles a mão de Deus, eles se permitem entregue-se a uma amarga queixa, sem nunca pensar que, ao fazê-lo, ofende a Deus. Davi, ao contrário, a fim de subjugar todo desejo profano e excesso pecaminoso, retorna a Deus e resolve manter o silêncio, porque a aflição que ele está sofrendo agora procede de Deus. Como Davi, que estava afligido com as mais severas provações, resolveu, no entanto, manter o silêncio, aprendemos disso: que é um dos principais exercícios de nossa fé nos humilharmos sob a poderosa mão de Deus e nos submetermos a Ele. julgamentos sem murmúrios ou reclamações. Deve-se observar que os homens humildemente e calmamente se submetem a Deus somente quando são persuadidos, não apenas que ele faz pelo seu poder onipotente o que quiser, mas que ele também é um juiz justo; pois, embora os iníquos sintam que a mão de Deus está sobre eles, ainda que o acusem de crueldade e tirania, deixam de não derramar blasfêmias horríveis contra ele. Enquanto isso, Davi considera os julgamentos secretos de Deus com tanta reverência e admiração que, satisfeito apenas com sua vontade, considera pecaminoso abrir a boca para pronunciar uma única palavra contra ele.

Referências Cruzadas

Levítico 10:3 – Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ “. Arão, porém, ficou em silêncio.

1 Samuel 3:18 – Então, Samuel lhe contou tudo, e nada escondeu. Então Eli disse: “Ele é o Senhor; que faça o que lhe parecer melhor”.

2 Samuel 16:10 – Mas o rei disse: “Que é que vocês têm com isso, filhos de Zeruia? Ele me amaldiçoa porque o Senhor lhe disse que amaldiçoasse Davi. Portanto, quem poderá questioná-lo? “

Jó 1:21 – e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “.

Jó 2:10 – Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? ” Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.

Jó 40:4 – “Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.

Salmos 38:13 – Como um surdo, não ouço, como um mudo, não abro a boca.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *