Estudo de Salmos 69:31 – Comentado e Explicado

E isto a Deus será mais agradável que um touro, do que um novilho com chifres e unhas.
Salmos 69:31

Comentário de Albert Barnes

Isso também deve agradar ao Senhor – isso será mais aceitável para o Senhor.

Melhor do que um boi ou boi que tem chifres e cascos – Melhor do que um sacrifício queimado – chifres e cascos e tudo. O original aqui é “horning and hoofing”; isto é, um boi cujos chifres foram totalmente crescidos e cujos cascos eram compactos e sólidos; um animal perfeito em sua espécie, oferecido inteiro no altar. O salmista não diz que tal oferta “não” seria aceitável ao Senhor, mas que a oferta do coração – o sacrifício de louvor – seria “mais” aceitável do que qualquer oferta em si considerada. Esse sentimento está de acordo com a linguagem comum do Antigo Testamento. Veja as notas no Salmo 40: 6-8 . Compare o Salmo 51: 16-17 ; 1 Samuel 15:22 .

Comentário de E.W. Bullinger

Melhor. Louvor é o verdadeiro sacrifício.

um boi. Veja a nota sobre “música” ( Salmos 69:30 ).

chifres. Mostrando idade completa; não com menos de três anos ( Gênesis 15: 9 ).

e. Assim, alguns códices, com duas edições impressas anteriores, Septuaginta, Siríaca e Vulgata; mas não no texto hebraico impresso atual.

cascos = casco dividido, mostrando que é cerimonialmente limpo ( Levítico 11: 3 ).

Comentário de Adam Clarke

Um boi ou boi que tem chifres e cascos – os bois oferecidos em sacrifício tiveram seus chifres e cascos dourados; e o salmista pode mencionar essas partes da vítima mais particularmente, porque eram mais visíveis. Outros pensam que os animais adultos são destinados, aqueles que tinham chifres perfeitos, em oposição a bezerros ou novilhos. Eu acho que o primeiro é o sentido preferível; pois os chifres, etc., dos animais consagrados são assim ornamentados no leste até os dias atuais.

Comentário de John Calvin

31. E isso agradará a Jeová mais do que um novilho. Quanto mais efetivamente se fortalecer para esse exercício, Davi afirma que a ação de graças que ele está prestes a oferecer será para Deus um sacrifício de um sabor doce e agradável. Não pode haver um incentivo mais poderoso à ação de graças do que a certa convicção de que esse serviço religioso é altamente agradável a Deus; assim como a única recompensa que ele exige por todos os benefícios que ele nos concede é que honremos e louvamos o seu nome. Isso coloca sob uma luz mais forte a indesculpabilidade daqueles que são tão preguiçosos que, por seu silêncio ou esquecimento, suprimem os louvores a Deus. Davi não omitiu nem desprezou os sacrifícios externos que a lei ordenava; mas ele preferiu com justiça o serviço espiritual, que foi o fim de todas as cerimônias levíticas. Este assunto eu tratei mais detalhadamente nos Salmos 50:14 . A propósito, a humildade de Davi é digna de ser notada, que, embora tenha se elevado tão a ponto de ser um padrão celestial, mas desdenhado não se humilhar para o benefício comum da Igreja, como se ele pertencesse ao comum classe do povo, para que pelas figuras da lei ele possa aprender a verdade que desde então tem sido mais claramente manifestada no evangelho; a saber, que os louvores a Deus, na medida em que procedem de nossas bocas, são impuros, até serem santificados por Cristo. Mas quão grosseira e estúpida é a superstição daqueles que novamente colocariam em prática a pompa externa de cerimônias que foram abolidas pelo único sacrifício da morte de Cristo, e pensam que Deus é verdadeiramente pacificado quando se cansam de não fazer nada! O que isso significa, mas obscurecer ou encobrir, pela intervenção de véus grossos, este serviço legítimo de ação de graças, que Davi não hesitou em preferir muito as cerimônias mosaicas, embora estas fossem de nomeação divina? Para um novilho, ele quer dizer uma das opções mais escolhidas ou seletas, e a idéia que ele pretende transmitir é que não havia sacrifício ou vítima, por mais valioso ou precioso que ele pudesse oferecer, no qual Deus se deleitaria com tanto prazer. como em ação de graças.

Comentário de John Wesley

Isso também agradará ao Senhor do que um boi ou novilho que tem chifres e cascos.

Este – este caloroso sacrifício de louvor é mais grato a Deus do que os mais gloriosos sacrifícios legais.

Chifres de Hath – Isso é terno e maduro, como é quando os chifres brotam e os cascos ficam duros.

Referências Cruzadas

Salmos 50:13 – Acaso como carne de touros ou bebo sangue de bodes?

Salmos 50:23 – Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos. “

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

Efésios 5:19 – falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,

Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *