Estudo de Salmos 78:34 – Comentado e Explicado

Quando os feria, eles o procuravam, e de novo se voltavam para Deus.
Salmos 78:34

Comentário de Albert Barnes

Quando ele os matou – Quando ele apareceu em sua ira e os derrubou pela praga, por serpentes ardentes ou por seus inimigos.

Então eles o procuraram – Suas calamidades tiveram o efeito de produzir uma reforma temporária. Tornaram-se professamente penitentes; eles manifestaram um desejo de conhecer a Deus e expressaram um propósito para servi-lo. Foi, no entanto, uma reforma temporária e oca, não uma reforma profunda e real. Isso geralmente ocorre. Em tempos de aflição, na doença, no luto, na perda de propriedades, as pessoas se tornam sérias e expressam o propósito de se arrepender e se voltar para Deus. Uma impressão profunda parece ser produzida em suas mentes, para durar, infelizmente! somente enquanto a mão de Deus repousa sobre eles. As resoluções de arrependimento são formadas apenas para serem esquecidas quando a aflição é removida e quando os dias de prosperidade retornam novamente.

E eles voltaram e perguntaram cedo a Deus – A palavra traduzida como “consultada cedo” refere-se aos primeiros raios da manhã – a aurora – o amanhecer. Então vem denotar o começo de qualquer coisa; ou, a primeira coisa. Assim empregado, pode se referir ao ato de buscar a Deus como a primeira coisa; na juventude; de manhã; no início de qualquer empresa ou empreendimento. Ver Provérbios 8:17 ; Provérbios 1:28 . Aqui significa que, em sua aflição, eles não demoraram a buscar a Deus, mas expressaram uma intenção precoce de servi-lo. Eles evidenciaram um objetivo imediato de quebrar seus pecados e voltar para ele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 78: 34-38 . Quando ele os matou, etc. – Quando ele os matou, e eles o procuraram, e voltaram, etc. – Ver. 35. E lembrado, etc. – Ver. 36. Embora eles o lisonjearam – e mentiram, etc. – Ver. 37. E o coração deles, etc. – Ver. 38. No entanto, ele, cheio de compaixão, etc.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 78: 34-35 . Quando ele os matou – ou os condenou a serem mortos; então eles o procuraram – Confessaram seus pecados, pediram perdão e oraram a ele para libertá-los da destruição ameaçada. Quando alguns foram mortos, outros, assustados, clamaram por misericórdia e prometeram ser obedientes no futuro: E eles retornaram – Nomeadamente, de seus ídolos, para a adoração externa a Deus; ou, movidos pelo medo, cessaram, por enquanto, de seus maus tratos, mas pararam antes do verdadeiro arrependimento e de uma completa conversão a Deus. E indagou logo depois de Deus – rápida e sinceramente buscou a ele libertação de suas calamidades e problemas temporais e segurança e conforto, como até mesmo homens maus, em tais casos, freqüentemente o fazem. E eles lembraram que Deus era a pedra deles Seu apoio e defesa e, portanto, como agora descobriram que precisavam dele, fugiam em busca de ajuda; e o alto Deus, seu Redentor, que os havia tirado do Egito, e realizado muitas libertações por eles, e a quem, portanto, eles ainda poderiam pedir ajuda em suas angústias. Eles consideraram que ele, e somente ele, os havia preservado em todas as suas exigências anteriores, e que agora ele só poderia ajudá-los, e não aqueles ídolos, nem as criaturas que eles preferiam antes dele: e, portanto, sendo movido por absoluta necessidade , eles fugiram para ele em busca de alívio.

Comentário de Adam Clarke

Quando ele os matou – Enquanto seus julgamentos estavam sobre eles, então eles começaram a se humilhar e depreciar sua ira. Quando viram uma queda, o resto começou a tremer.

Comentário de John Calvin

34. Quando ele os matou, eles o procuraram. Pela circunstância aqui registrada, pretende-se agravar sua culpa. Quando, sob a convicção de sua maldade, reconheceram que foram justamente punidos, e ainda não com humildade de coração se humilharam diante de Deus, mas zombaram dele, pretendendo afastá-lo com falsas pretensões, sua impiedade era a menos desculpável. Se um homem que perdeu seu julgamento não sente suas próprias calamidades, ele é desculpável porque é insensível; mas aquele que é forçado a reconhecer que é culpado e, no entanto, continua sempre o mesmo, ou depois de ter pedido levemente perdão, em palavras justas, mas enganosas, de repente retorna ao seu antigo estado de espírito, manifestamente demonstrado por tal vazio de coração que seus doença é incurável. É aqui tacitamente sugerido que os castigos, pelos quais um povo tão obstinado foi forçado a buscar a Deus, não eram de tipo comum ou comum; e somos informados (versículo 35, (339) ) não apenas que eles foram convencidos da iniquidade, mas também que foram afetados com um sentido e uma lembrança da redenção da qual haviam caído. Dessa maneira, eles são os mais efetivamente privados de toda desculpa com base na ignorância. A linguagem implica que eles não foram levados inadvertidamente ou enganados pela ignorância, mas que haviam provocado a ira de Deus, por agirem com traição, como se fosse com propósito deliberado. E, de fato, Deus abriu os olhos deles com a visão de descobrir mais abertamente sua maldade desesperada, como se, sacudindo sua hipocrisia e lisonjas, ele os atraísse de seus esconderijos para a luz.

Comentário de John Wesley

Quando ele os matou, então eles o procuraram; e eles voltaram e perguntaram cedo a Deus.

Devolvido – De seus ídolos.

Perguntado – rapidamente procurou a Deus por facilidade e segurança.

Referências Cruzadas

Números 21:7 – O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo.

Juízes 3:8 – Acendeu-se a ira do Senhor de tal forma contra Israel que ele os entregou nas mãos de Cuchã-Risataim, rei da Mesopotâmia, por quem os israelitas foram subjugados durante oito anos.

Juízes 3:12 – Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor deu a Eglom, rei de Moabe, poder sobre Israel.

Juízes 4:3 – Os israelitas clamaram ao Senhor, porque Jabim, que tinha novecentos carros de ferro, os havia oprimido cruelmente durante vinte anos.

Juízes 10:7 – a ira do Senhor se acendeu contra eles. Ele os entregou nas mãos dos filisteus e dos amonitas,

Isaías 26:6 – Pés as pisoteiam, os pés dos necessitados, os passos dos pobres.

Jeremias 22:23 – Você que está entronizada no Líbano, que está aninhada em prédios de cedro, como você gemerá quando lhe vierem as dores de parto, dores como as de uma mulher que está para dar à luz!

Oséias 5:15 – Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa. E eles buscarão a minha face; em sua necessidade eles me buscarão ansiosamente”.

Oséias 7:14 – Eles não clamam a mim do fundo do coração quando gemem orando em suas camas. Ajuntam-se por causa do trigo e do vinho, mas se afastam de mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *