Estudo de Salmos 81:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Com a Gitiena. Salmo de Asaf. Exultai em Deus, nosso protetor, aclamai o Deus de Jacó.
Salmos 81:1

Comentário de Albert Barnes

Cante em voz alta a Deus nossa força – A força e o apoio da nação; ele de quem a nação derivou todo o seu poder. A palavra traduzida cantar em voz alta significa regozijar-se; e então, fazer ou fazer júbilo. Seria apropriado para uma alta ocasião festiva, onde a música constituísse uma parte importante do serviço público. E seria uma palavra apropriada para empregar em referência a qualquer uma das grandes festas dos hebreus.

Faça um ruído alegre – Um ruído indicando alegria, distinto de um ruído de luto ou lamentação.

Ao Deus de Jacó – Não aqui, particularmente, o próprio Deus do patriarca, mas das pessoas que levavam seu nome – seus descendentes.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 81.

Uma exortação a um louvor solene a Deus. Deus desafia esse dever em razão de seus benefícios. Deus, exortando à obediência, reclama de sua desobediência, que provoca sua própria mágoa.

Para o músico principal, sobre Gittith: Um Salmo de Asafe.

Título. ????? ????? ?? ???????? lamnatseach al haggittith leasaph. ] Este salmo deveria ter sido escrito para a festa das trombetas. Veja Levítico 23:24 . Na liturgia judaica, ainda é usado nesta ocasião. A isso se refere o toque da trombeta ( Salmos 81: 3 ). pois a lua nova no mês em que Tisri, quando essa festa era celebrada, era o primeiro dia do ano judaico; nessa época o mundo deveria ter sido criado. Veja Números 29.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 81: 1-3 . Cante em voz alta a Deus nossa força – Nosso refúgio e defesa contra todos os nossos inimigos. Traga aqui o tamboril, etc. – Todos os instrumentos que foram prescritos e utilizados em suas reuniões solenes. Sopre a trombeta na lua nova – que era uma época sagrada e festiva. Mas isso pode ser entendido, primeiro, geralmente de toda lua nova; ou melhor, 2d, Especialmente da lua nova que começou no sétimo mês, o mês Tisri, quando era realizado um banquete solene, sempre proclamado pelo som de trombetas. Compare esta passagem com Levítico 23:24 e Números 29: 1 , onde este dia é chamado dia de toque de trombetas; sendo o primeiro dia do ano civil judaico e a época em que o mundo deveria ter sido criado, com os frutos maduros. “A fixação do tempo da lua nova entre os judeus, por falta de tabelas astronômicas, foi feita dessa maneira. As primeiras pessoas que observaram, ou pensaram ter observado, a lua nova, deveriam reparar imediatamente o grande conselho para notificá-lo. Foi feita uma investigação sobre a credibilidade dos informantes e se suas informações concordavam com os cálculos que eles eram capazes de fazer. Após o que o presidente proclamou a lua nova, dizendo: ????? , mikdash, é consagrada ou santa. Essa palavra foi repetida duas vezes em voz alta pelo povo, após o que foi ordenada a ser proclamada em todos os lugares pelo som da trombeta. ” – Univ. Hist. Vol. 3. p. 33

Comentário de Scofield

Gittith

Veja a nota do título; (Veja Scofield “ Salmos 8: 1 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

Para o principal músico. Veja App-64.

sobre Gittith = relativo à prensa de vinho (Art.), ou ao Festival dos Tabernáculos de outono; ou à videira e à vinha, que são os assuntos do Salmo. Veja App-65.

Título. de Asafe. O décimo dos doze Salmos de Asafe. App-63. Em relação à adoração do Santuário.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Jacob. Ver Salmos 75: 9 .

Comentário de Adam Clarke

Cante em voz alta a Deus nossa força – Há muito significado aqui: como Deus é nossa força, que essa força seja dedicada ao seu serviço; portanto, cante em voz alta! Isto é principalmente dirigido aos sacerdotes e levitas.

Comentário de John Calvin

1 Cante com alegria a Deus nossa força. É provável que esse salmo tenha sido designado para ser cantado nos dias de festa em que os judeus mantinham suas assembléias solenes. No exórdio, é apresentada a ordem de adoração que Deus havia ordenado. Eles não deveriam ficar surdos e mudos no tabernáculo; pois o serviço de Deus não consiste em indolência, nem em cerimônias frias e vazias; mas eles deveriam, por meio dos exercícios aqui prescritos, estimar entre si a unidade da fé; fazer uma profissão aberta de sua piedade; estimular-se a um progresso contínuo; esforçar-se por unir-se, de comum acordo, em louvar a Deus; e, em resumo, continuar firmes na aliança sagrada pela qual Deus os adotara para si mesmo.

Tendo sido o uso dos dias de festa sob a lei, podemos concluir que, sempre que os verdadeiros crentes se reúnem hoje em dia, o fim que eles devem ter em vista é empregar-se nos exercícios da religião – chamar sua atenção. recordar os benefícios que eles receberam de Deus – para progredir no conhecimento de Sua palavra – e testemunhar a unicidade de sua fé. Os homens apenas zombam de Deus apresentando-lhe cerimônias vãs e inúteis, a menos que a doutrina da fé vá adiante, incitando-os a clamar a Deus; e a menos que, também, a lembrança de seus benefícios forneça matéria de louvor. Sim, é uma profanação de seu nome, quando as pessoas apagam a luz da verdade divina e se satisfazem com o mero serviço externo. Assim, os fiéis são aqui não apenas ordenados a se unirem ao tabernáculo, mas também são ensinados o fim para o qual eles devem se reunir ali, ou seja, que a aliança livre e graciosa que Deus fez com eles possa ser trazida de novo para sua lembrança, por aumentar sua fé e piedade, para que assim sejam celebrados os benefícios que dele tenham recebido, e com isso o coração deles se mova em ação de graças. Com relação ao tabret, harpa e saltério, observamos anteriormente, e acharemos necessário depois repetir a mesma observação, que os levitas, sob a lei, eram justificados em fazer uso da música instrumental no culto a Deus; tendo sido sua vontade treinar seu povo, enquanto eles ainda eram carinhosos e como crianças, por tais rudimentos, até a vinda de Cristo. Mas agora, quando a clara luz do evangelho dissipou as sombras da lei e nos ensinou que Deus deve ser servido de uma forma mais simples, seria agir uma parte tola e equivocada para imitar o que o profeta ordenava apenas aqueles de seu próprio tempo. A partir disso, é evidente que os papistas se mostraram muito símios ao transferir isso para si mesmos. Sob a lua nova, pela figura synecdoche, são compreendidas todas as outras festas. Sacrifícios eram oferecidos diariamente; mas os dias em que os fiéis se reuniram no tabernáculo, de acordo com a designação expressa da lei, são chamados, a título de eminência, os dias do sacrifício.

Referências Cruzadas

Gênesis 50:17 – que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai”. Quando recebeu o recado, José chorou.

Salmos 18:1 – Eu te amo, ó Senhor, minha força.

Salmos 28:7 – O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.

Salmos 33:1 – Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 52:7 – “Veja só o homem que rejeitou a Deus como refúgio; confiou em sua grande riqueza e buscou refúgio em sua maldade! “

Salmos 66:1 – Aclamem a Deus, povos de toda terra!

Salmos 67:4 – Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra. Pausa

Salmos 100:1 – Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!

Jeremias 31:7 – Assim diz o Senhor: “Cantem de alegria por causa de Jacó; gritem, exaltando a principal das nações! Proclamem e dêem louvores dizendo: ‘O Senhor salvou o seu povo, o remanescente de Israel’.

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *