Estudo de Salmos 84:8 – Comentado e Explicado

Senhor dos exércitos, escutai minha oração, prestai-me ouvidos, ó Deus de Jacó.
Salmos 84:8

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor Deus dos Exércitos – Veja as notas no Salmo 84: 1 . Deus é chamado aqui como um Deus de poder; como um Deus capaz de realizar todos os seus propósitos e transmitir todas as bênçãos necessárias.

Ouça minha oração – Uma oração do salmista para que ele também possa ter um lugar entre os servos de Deus em sua adoração, Salmo 84: 2 . A essa sinceridade de oração, ele fica entusiasmado com a visão que teve da bênção daqueles que seguiram canções até Sião. Sua alma deseja estar entre eles; aos olhos deles, sua oração é mais fervorosa que ele possa participar de sua bênção e alegria.

Dá ouvidos, ó Deus de Jacó – com quem Jacó lutou em oração e prevaleceu. Gênesis 32: 24-30 . Na frase “dê ouvidos”, veja as notas no Salmo 5: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 84: 8-9 . Ó Senhor Deus dos Exércitos – Quem pode facilmente remover e subjugar os inimigos que banem e me mantêm fora do lugar da tua adoração; ouça minha oração – Ao me restaurar em tua casa e serviço; qual é o meu principal desejo, Salmos 84: 2-3 . Veja, ó Deus, nosso escudo – Olhe graciosamente para mim, ó tu que submete o teu povo sob a tua proteção peculiar, segundo a tua aliança com Abraão, nosso pai, e que até agora tem sido a nossa defesa contra os inimigos mais poderosos; e olhe para a face do teu ungido – Sobre mim, que, apesar de um vil pecador, sou o teu rei ungido. Ou, pelo ungido de Deus , ele pode se referir a Cristo, cujo nome próprio é o Messias, ou, o ungido. Portanto, o sentido pode ser: Senhor, eu não mereço nenhum olhar de ti, porque, pela minha grande iniquidade, consegui o teu justo desagrado e este banimento; mas olhe para o seu Cristo, cuja paixão vindoura e meritória, embora futura para nós, esteja presente para você, e por ele olhe para mim.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus de Jacó. Não Israel, mas o Deus (Elohim) que conheceu Jacó quando ele não tinha nada e não merecia nada (além de ira), e prometeu tudo a ele: tornando-se assim “o Deus de toda a graça” .

Selah. Conectando o pedido de audiência com as palavras da oração e dividindo o Salmo, estruturalmente, em suas duas partes.

Comentário de Adam Clarke

Ouça a minha oração – Sejamos restaurados no teu santuário e na tua adoração.

Comentário de John Calvin

8 Ó Jeová, Deus dos Exércitos! ouça minha oração. Davi, em vez de agir como homens do mundo, que tolamente e sem proveito, angustiam-se e atormentam-se ao valorizar interiormente seus desejos, dirige com muita sabedoria seus desejos e orações a Deus. A partir disso, é também evidente que ele não estava acostumado a se gabar de se gabar ostensivamente, como é o caso de muitos hipócritas, que apresentam à aparência externa um maravilhoso ardor de zelo, enquanto o olho onisciente de Deus não vê nada além de frieza em seus corações Em primeiro lugar, ele suplica, em geral, que Deus atestaria segurança para ouvi-lo. Em seguida, ele antecipa uma tentação que pode muito prontamente surgir do fato de ele estar atualmente aparentemente separado da Igreja, e a afasta, associando-se e classificando-se com todos os verdadeiros crentes, sob a proteção de Deus. Se ele não fosse um membro da Igreja, ele não poderia ter dito em geral, e como era na pessoa de todos os seus membros, Nosso escudo. Tendo feito essa afirmação, ele usa uma linguagem ainda mais expressiva de alto privilégio, aduzindo a unção real com a qual Deus o honrara pela mão de Samuel, 1 Samuel 16:12 . Essas palavras, olhem para o rosto do teu ungido, são muito enfáticas, e ainda assim muitos intérpretes passam por cima deles muito friamente. Ele se encoraja na esperança de obter o favor de Deus, pela consideração de que havia sido ungido rei em conformidade com um mandamento divino. Sabendo, no entanto, que seu reino era apenas uma sombra e um tipo de algo mais ilustre, não há dúvida de que, ao pronunciar essas palavras, o objetivo que ele aspirava a seguir era obter o favor divino através da intervenção do Mediador de quem ele era um tipo. Pessoalmente, sou indigno, como se ele tivesse dito, que me devias restaurar, mas a unção pela qual me fizeste um tipo do único Redentor garantirá essa bênção para mim. Assim, somos ensinados que a única maneira pela qual Deus se reconcilia conosco é através da mediação de Cristo, cuja presença dispersa e dissipa todas as nuvens escuras de nossos pecados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *