Estudo de Tiago 2:22 – Comentado e Explicado

Vês como a cooperava com as suas obras e era completada por elas.
Tiago 2:22

Comentário de Albert Barnes

Seest thou – Margin, “Thou seest.” Either rendering is correct, and the sense is the same. The apostle means to say that this was so plain that they could not but see it.

How faith wrought with his works – s???´??e? sune¯rgeiCooperated with. The meaning of the word is, “to work together with anyone; to co operate,” 1 Corinthians 16:16 ; 2 Corinthians 6:1 ; then to aid, or help, Mark 16:20 ; to contribute to the production of any result, where two or more persons or agents are united. Compare Romans 8:28 . The idea here is, that the result in the case of Abraham, that is, his salvation, or his religion, was secured, not by one of these things alone, but that both contributed to it. The result which was reached, to wit, his acceptance with God, could not have been obtained by either one of them separately, but both, in some sense, entered into it. The apostle does not say that, in regard to the merit which justifies, they came in for an equal share, for he makes no affirmation on that point; he does not deny that in the sight of God, who foresees and knows all things, he was regarded as a justified man the moment he believed, but he looks at the result as it was, at Abraham as he appeared under the trial of his faith, and says that in that result there was to be seen the co-operation of faith and good works. Both contributed to the end, as they do now in all cases where there is true religion.

(By the somewhat unhappy term “merit,” the author clearly means nothing more than “principle,” as is obvious from his acute and evangelical comment on the verse; as well as from the admirable reconciliation of Paul and James below.)

And by works was faith made perfect – Made complete, finished, or entire. It was so carried out as to show its legitimate and fair results. This does not mean that the faith in itself was defective before this, and that the defect was remedied by good works; or that there is any deficiency in what the right kind of faith can do in the matter of justification, which is to be helped out by good works; but that there was that kind of completion which a thing has when it is fully developed, or is fairly carried out.

Comentário de Joseph Benson

Tiago 2:22 . Vês tu – Ou vês então, neste caso; como a fé operou junto com suas obras – e o animou com grande zelo e abnegação nelas. Portanto, a fé tem uma energia e operação, funciona outra. E a energia e a operação da fé estão antes das obras e junto com elas. As obras não dão vida à fé, mas a fé gera obras e depois é completada por elas. E pelas obras a fé foi aperfeiçoada – “O mandamento de oferecer Isaque por holocausto ( Gênesis 22: 2 ), aparecendo diretamente contrário à promessa ( Gênesis 21:12 ). Em Isaque, sua semente será chamada, de Abraão. assim, a fé foi posta à prova mais severa. Contudo, não foi surpreendido pela aparente contrariedade da revelação divina: Abraão argumentou consigo mesmo ( Hebreus 11:19 ) que Deus era capaz de ressuscitar Isaque dentre os mortos; e acreditando firmemente que ele realmente faria isso, ele se comprometeu a obedecer à ordem divina sem o menor proveito. Tiago, portanto, tinha um bom motivo para dizer que a fé de Abraão cooperou com suas obras, ao prometer-lhe as promessas confirmadas com um juramento, porque era sua fé em Deus que lhe permitia realizar as obras difíceis, necessárias à oferta de Isaque como oferta queimada. Ele tinha igualmente boas razões para dizer que, pelas obras, sua fé foi aperfeiçoada ou tornada completa; porque, se tentado, ele se recusou a obedecer, a sua não teria sido uma fé completa. Nesta passagem, portanto, 1º, Tiago declarou que fé e obras estão inseparavelmente conectadas, como causa e efeito, e que boas obras devem fluir da fé como princípio. ” 2d, Ele aqui fixa o sentido em que ele usa a palavra justificado; de modo que nenhuma sombra de contradição permanece entre sua afirmação e a de São Paulo. Abraão retornou daquele sacrifício aperfeiçoado na fé e muito mais alto a favor de Deus. A fé não existe das obras; pois está diante deles; mas a sua perfeição. Esse vigor da fé que gera obras é então excitado e aumentado com isso: assim como o calor natural do corpo gera movimento, pelo qual ele é então excitado e aumentado: ver 1 João 3:22 .

Comentário de E.W. Bullinger

Seest . App-133.

forjado com . Grego. sunergeo. Veja Romanos 8:28 .

feito perfeito . App-125.

Comentário de John Calvin

22. Por meio das obras, a fé foi aperfeiçoada (119) Nisto, ele novamente mostra que a questão aqui não é respeitar a causa de nossa salvação, mas se as obras necessariamente acompanham a fé; pois, nesse sentido, diz-se que ele foi aperfeiçoado pelas obras, porque não estava ocioso. Diz-se que ele foi aperfeiçoado pelas obras, não porque recebeu dali sua própria perfeição, mas porque, assim, foi provado ser verdadeiro. Pois a distinção fútil que os sofistas extraem dessas palavras, entre fé formada e não formada, não precisa de refutação forçada; pois a fé de Abrão foi formada e, portanto, aperfeiçoada antes de ele sacrificar seu filho. E este trabalho não foi como se fosse o acabamento ou o último trabalho. Anteriormente, as coisas seguidas pelas quais Abraão provou o aumento de sua fé. Portanto, essa não era a perfeição de sua fé, nem pela primeira vez assumiu sua forma. Tiago então não entendeu outra coisa senão que a integridade de sua fé apareceu então, porque produziu aquele fruto notável da obediência.

Comentário de Adam Clarke

Vês como a fé operou – Aqui está uma prova de que a fé não pode existir sem ser ativo nas obras da justiça. Sua fé em Deus não lhe teria sido útil se não tivesse sido manifestada por obras; pois pelas obras – por sua obediência aos mandamentos de Deus, sua fé foi aperfeiçoada – ditou obediência, ele obedeceu; e assim a fé ete?e???? teve sua consumação. Até a verdadeira fé morrerá em breve, se seu possuidor não viver no espírito de obediência.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 2:22 . Pelas obras, a fé foi aperfeiçoada? – A fé não é perfeita, sem produzir boas obras, sempre que houver uma oportunidade para ela, depois que os homens crerem; mas, em um caso como o do ladrão na cruz, não há oportunidade para manifestar a verdade da fé pela uma vida santa piedosa; porque ele morreu logo após acreditar pela primeira vez. No entanto, esses casos são muito raros, e não são o caso dos cristãos em geral.

Comentário de Scofield

perfeito

(Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

Viste como a fé operou com suas obras, e pelas obras a fé foi aperfeiçoada?

Tu vês essa fé – porque pela fé Abraão lhe ofereceu, Hebreus 11:17 .

Forjado junto com suas obras – Portanto, a fé tem uma energia e operação; obras, outra: e a energia e a operação da fé estão antes das obras e junto com elas. As obras não dão vida à fé, mas a fé gera obras e depois é aperfeiçoada por elas.

E pelas obras a fé foi aperfeiçoada – Aqui, Tiago fixa o sentido em que ele usa a palavra justificado; de modo que nenhuma sombra de contradição permanece entre sua afirmação e a de São Paulo. Abraão retornou daquele sacrifício aperfeiçoado na fé e muito mais alto a favor de Deus. A fé não provém das obras (pois está diante delas), mas sua perfeição. Esse vigor da fé que gera obras é então excitado e aumentado, assim, à medida que o calor natural do corpo gera movimento, pelo qual ele é então excitado e aumentado. Ver 1 João 3: 22.

Referências Cruzadas

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Hebreus 11:17 – Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,

Tiago 2:18 – Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.

1 João 2:5 – Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

1 João 4:17 – Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *