Estudo de Zacarias 9:16 – Comentado e Explicado

O Senhor seu Deus lhes assegurará a vitória. Naquele dia, o rebanho de seu povo brilhará sobre a terra como as pedras de um diadema.
Zacarias 9:16

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor seu Deus os salvará naquele dia – Ainda tudo deve ser obra de Deus; eles mesmos eram apenas como um rebanho, como ovelhas entre lobos, prontas para o matadouro; mas eles eram “o rebanho, Seu povo”, como Ele diz: “Eu os aumentarei como o rebanho, homens, como o rebanho de coisas sagradas, como o rebanho de Jerusalém em suas festas solenes; assim as cidades devastadas serão cheias de rebanhos, homens ” Ezequiel 36: 37-38 . “Como um homem salva seu rebanho com todas as suas forças, assim ele salvará seu povo; porque eles são o seu rebanho. ” Como em “Tu lideraste o teu povo como ovelhas pela mão de Moisés e Arão” Salmo 77:20 .

Eles serão como as pedras de uma coroa – Embora os inimigos de Deus sejam pisoteados aos pés, como algo comum que falhou em seu fim, essas serão pedras preciosas; um diadema consagrado de rei ou sacerdote, “elevado ao alto”, para que todos possam ver. “Na terra dele.” Foi estabelecido, como título de propriedade de todo o seu mandato, “a terra é minha” Levítico 25:23 , e muito mais a nossa terra cristã, comprada e purificada pelo sangue de Cristo.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR, seu Deus, os salvará naquele dia como o rebanho do seu povo; porque serão como as pedras de uma coroa, levantadas como uma bandeira sobre a sua terra.

Como o rebanho – Como um pastor salva seu rebanho.

Como as pedras de uma coroa – Preciosa aos meus olhos.

Como uma bandeira – ou troféu.

Comentário de Adam Clarke

Devem salvá-los naquele dia – Eles são o seu rebanho, e ele é o seu pastor; e, como ele próprio, ele os salvará e os defenderá.

Como as pedras de uma coroa – ???????? ??? ???? abney nezer mithnosesoth , “pedras coroadas erguendo-se”; isto é, sendo criados por si mesmos, como monumentos de alguma libertação, eles parecem estar se levantando; oferecendo-se à atenção de todos os passageiros. No entanto, pode se referir a pedras ungidas com óleo; uma espécie de altares temporários estabelecidos ao Senhor para uma vitória conquistada. A mesma palavra é usada, Levítico 21:12 ; : “Porque a coroa, n ? nezer , do óleo da unção do seu Deus está sobre ele.” Talvez a maioria dessas pedras retas, em pé em círculos, que passam por monumentos druídicos, tenham sido erguidas para comemorar vitórias ou para enfeitar a tumba de um ilustre chefe. Esses versículos podem se referir a alguma vitória final sobre os inimigos do povo de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

pedras = gemas.

coroa = diadema.

levantado = visível ou espumante.

terra = solo.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR, seu Deus, os salvará naquele dia como o rebanho do seu povo; porque serão como as pedras de uma coroa, levantadas como uma bandeira sobre a sua terra.

Como o rebanho – Como um pastor salva seu rebanho.

Como as pedras de uma coroa – Preciosa aos meus olhos.

Como uma bandeira – ou troféu.

Referências Cruzadas

Salmos 100:3 – Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.

Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

Isaías 40:10 – O Soberano Senhor vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha.

Isaías 60:3 – As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do sua alvorecer.

Isaías 60:14 – Os filhos dos seus opressores virão e se inclinarão diante de você; todos os que a desprezam se curvarão aos seus pés e a chamarão cidade do Senhor, Sião do Santo de Israel.

Isaías 62:3 – Será uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real na mão do seu Deus.

Jeremias 23:3 – “Eu mesmo reunirei os remanescentes do meu rebanho de todas as terras para onde os expulsei e os trarei de volta à sua pastagem, a fim de que cresçam e se multipliquem.

Ezequiel 34:22 – eu salvarei o meu rebanho, e elas não serão mais saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra.

Ezequiel 34:31 – Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o Deus de vocês, palavra do Soberano Senhor’ “.

Miquéias 5:4 – Ele se estabelecerá e os pastoreará na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor, o seu Deus. E eles viverão em segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra.

Miquéias 7:14 – Pastoreia o teu povo com o teu cajado, o rebanho da tua herança, que vive à parte numa floresta, em férteis pastagens. Deixa-os pastar em Basã e em Gileade, como antigamente.

Sofonias 3:20 – Naquele tempo eu ajuntarei vocês; naquele tempo os trarei para casa. Eu lhes darei honra e louvor entre todos os povos da terra, quando eu restaurar a sua sorte diante dos seus próprios olhos”, diz o Senhor.

Ageu 2:23 – “Naquele dia”, declara o Senhor dos Exércitos, “eu o tomarei, meu servo Zorobabel, filho de Sealtiel”, declara o Senhor, “e farei de você um anel de selar, porque o tenho escolhido”, declara o Senhor dos Exércitos.

Zacarias 8:23 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas e nações agarrarão firmemente a barra das vestes de um judeu e dirão: ‘Nós vamos com você porque ouvimos dizer que Deus está com vocês’ “.

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

1 Pedro 5:2 – Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *