Existe algo como “mal necessário”?

Quando você está se sentindo pressionado a fazer algo que você não quer fazer – ou mesmo algo que você sabe que está errado – tudo bem escolher um “mal necessário”? A Bíblia é clara que o bem e o mal existem. Mas o que a Bíblia diz sobre o mal necessário? Aqui está uma olhada no significado do mal necessário e como navegar fielmente em situações moralmente desafiadoras.

A que se refere o “mal necessário”?

A frase “mal necessário” geralmente se refere a algo indesejável, mas que deve ser aceito. Você pode pensar em um mal necessário como algo que você não quer fazer, mas tem que fazer. Um exemplo que as pessoas costumam chamar de um mal necessário é o pagamento de impostos. Você pode não querer pagar impostos ao governo, mas como cidadão, você é legalmente obrigado a fazê-lo. Neste significado mais comum de um mal necessário, não há mal real envolvido. O mal necessário é simplesmente algo indesejado, ao invés de algo que é moralmente errado.

No entanto, às vezes as pessoas usam essa frase para se referir a algo que é considerado imoral – como mentir. As pessoas podem dizer que mentir em um certo tipo de situação é um mal necessário, porque acham que dizer a verdade naquela situação seria muito embaraçoso para eles. Por exemplo, digamos que seu cônjuge comprou uma roupa nova e a mostrou a você, perguntando se você gostou. Se você não gosta, mas não quer ofender ou machucar seu cônjuge, você pode pensar que é um mal necessário mentir e dizer que realmente gosta da roupa.

A Bíblia fala sobre o mal necessário?

A Bíblia descreve o mal de duas maneiras diferentes – como maldade moral que é pecado, e como algo que não é ruim, mas não pecaminoso.

No uso bíblico mais comum do conceito de mal, o mal está associado ao pecado. Jesus usa esse significado em Mateus 12:35 quando diz: “O homem bom tira coisas boas do bem que está nele, e o homem mau tira coisas más do mal armazenado nele”. João 3:11 nos exorta: “Caro amigo, não imites o que é mau, mas o que é bom. Quem faz o bem é de Deus. Quem pratica o mal não viu a Deus”. Quando o mal é pecaminoso, nunca é aceitável. A Bíblia nunca tolera qualquer tipo de mal pecaminoso.

No entanto, às vezes a Bíblia usa o termo “mal” para descrever algo que não é pecaminoso, mas simplesmente ruim no sentido de que é indesejável. Em 1 Reis 17:20 , o profeta Elias pergunta a Deus – que é completamente santo e, portanto, nunca peca – “Senhor meu Deus, por que você trouxe tanto mal sobre a viúva com quem estou morando, matando seu filho?” . 

Algumas traduções bíblicas usam a palavra “mal” neste versículo, enquanto outras usam palavras como “tragédia”, “calamidade” ou “miséria”. 

O próprio Deus fala do mal neste sentido, quando diz em Isaías 45:7 : “Eu formo a luz e crio as trevas; Eu faço a paz e crio o mal; Eu, o Senhor, faço todas essas coisas”. Outras traduções deste mesmo versículo usam palavras como “desastre”, “ai” ou “problema”, onde algumas traduções usam a palavra “mal”.

A Bíblia também apresenta situações em que as pessoas escolhem fazer o que pode ser visto como um mal necessário. Por exemplo, Josué 2:1-7 descreve como Raabe mentiu para proteger os espiões hebreus em Jericó, e embora ela tenha escolhido mentir ao invés de dizer a verdade no processo, Raabe é elogiada em Tiago 2:25 por tomar medidas para proteger o povo. espiões. 

Outro exemplo do que parece ser um mal necessário acontece em Juízes 3:15-30, em que Eúde assassina o pecador rei Eglom e, assim, inaugura um longo período de paz para Israel. Embora nunca seja melhor matar outro ser humano, e o assassinato seja um pecado, a Bíblia apresenta esse assassinato sem condená-lo como pecaminoso. De fato, pouco antes de Eúde matar Eglom, ele diz ao rei no versículo 20:

“Tenho uma mensagem de Deus para você”. 

– como se a ação que ele estava prestes a tomar fosse justificada. Em outros lugares, a Bíblia apresenta assassinatos de maneiras que parecem males necessários nessas situações. Êxodo 22:2 discute matar em legítima defesa: “Se um ladrão for pego arrombando à noite e for atingido com um golpe fatal, o defensor não é culpado de derramamento de sangue.” Salmo 144:1menciona Deus preparando o salmista para lutar em uma guerra: “Louvado seja o Senhor minha Rocha, que treina minhas mãos para a guerra, meus dedos para a batalha”.

Em todas as situações bíblicas que podem ser percebidas como males necessários, as situações são indesejáveis ​​e muitas vezes trágicas, mas não pecaminosas. Eles representam maneiras de lidar com a realidade de viver em um mundo caído. São escolhas que as pessoas fazem, e Deus parece entender, em circunstâncias preocupantes. 

No entanto, a Bíblia nunca diz que Deus leva as pessoas a escolher um mal necessário. Deus simplesmente os trata com graça depois de terem escolhido fazê-lo. Em vez de condená-los por uma escolha indesejável em circunstâncias difíceis, Deus parece considerar seus motivos. Como Deus revela em 1 Samuel 16:7 : “… Pois o Senhor não vê como o homem vê: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. Quando as pessoas tomam decisões erradas ou até agem pecaminosamente, Deus geralmente as trata com graça e misericórdia.

O Salmo 103:10-12 proclama sobre Deus: “Ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniquidades. Pois tão alto quanto os céus estão acima da terra, tão grande é o seu amor por aqueles que o temem; tanto quanto o oriente está do ocidente, tanto ele removeu nossas transgressões de nós”.

Esta é uma ideia bíblica? Existe uma coisa dessas?

Então, a Bíblia menciona o conceito do mal que não é moralmente pecaminoso, mas algo que é simplesmente ruim porque é indesejável. No entanto, a Bíblia nunca diz que escolher o mal é necessário. De fato, 1 Coríntios 10:13 declara que quando você está enfrentando a tentação, Deus proverá uma saída para a situação: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum ao homem. Deus é fiel e não deixará que vocês sejam tentados além da sua capacidade, mas com a tentação ele dará também o escape, para que vocês a possam suportar”. Essa garantia significa que você não terá que recorrer a nenhum tipo de mal, mesmo nas situações mais desafiadoras. Em vez de escolher o que parece ser um mal necessário, você pode optar por pedir a Deus que o ajude a fazer o que é melhor.

A Bíblia enfatiza a busca do bem ao invés de se preocupar com o mal. Romanos 12:21 exorta você: “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem”. Deus o ajudará a escolher o bem ou o mal em qualquer circunstância. A bondade é um dos frutos do Espírito que Gálatas 5:22-23 menciona. 

Você sempre pode pedir ao Espírito Santo para ajudá-lo a buscar a bondade – mesmo nas situações mais complicadas. Quando você fizer isso, você será abençoado. 

Conclusão

Quando você se encontra em uma situação moralmente desafiadora, é fácil se sentir tentado a responder com algo que parece um mal necessário. Mas fazer isso nunca é realmente necessário. A melhor maneira de abordar uma situação como essa é mudar a maneira como você pensa sobre isso. Em vez de racionalizar uma ação indesejável, considere como você pode responder com bondade apesar das pressões que sente. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Recuse-se a se contentar com um mal necessário e, em vez disso, tenha fé que Deus o guiará para a melhor decisão. Ao ouvir a orientação de Deus, você descobrirá novas possibilidades. Então você pode seguir em frente com confiança, mesmo nas circunstâncias mais complicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *