Fontes transcendentes de ternura

A ternura de Deus para com os humildes está enraizada em sua auto-suficiência transcendente. Isso significa que aqueles que gostam de dar muito valor à grandeza de Deus (o que todos devemos, Salmo 40:16 ; 70:4 ) devem se deleitar em ternura para com os humildes. Deus exalta sua auto-suficiência transcendente amando o órfão, a viúva e o estrangeiro.

Aqui está o texto onde estou encontrando essas ideias

( Deuteronômio 10:17-19 ):

O Senhor teu Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o grande, o poderoso e o temível Deus, que não tem parcialidade, nem se casa. 18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e mostra seu amor pelo estrangeiro dando-lhe comida e roupas. 19 Portanto, mostre seu amor pelo estrangeiro, pois você foi estrangeiro na terra do Egito.

O que quero dizer com a autossuficiência transcendente de Deus é expresso nestas palavras: “Deus está acima de todos os outros deuses”. Ele é “Senhor sobre todos os outros senhores”. É ótimo e “poderoso”. Ele é incrível.” Então Moisés diz, com base nessa grandeza, Deus “não mostra parcialidade” e ele “não aceita suborno”. O objetivo disso é enfatizar sua autossuficiência transcendente. Deus não aceita suborno porque não tem motivos para aceitar suborno: ele já possui todo o dinheiro do universo e tem controle sobre o suborno. Ele está acima de subornos a forma como o sol está acima das velas, ou a forma como a beleza está acima dos espelhos.

Moisés também diz que Deus não mostra parcialidade. 

Ou seja, ele não tenta bajular ninguém por meio de tratamento especial. Mostrar parcialidade é como suborno reverso. Exceto que o suborno não é com dinheiro, mas com tratamento favorecido. Deus está acima disso, porque ele não precisa fazer isso. Se ele quer fazer algo, ele não está encurralado em estratégias coercitivas. Ele pode simplesmente fazer isso. Mostrar parcialidade é o que você faz quando não consegue lidar com as consequências da justiça. Mas Deus não é apenas capaz de lidar, ele é a fonte de todo enfrentamento. Ele não depende de ninguém fora de si mesmo. Ele é transcendentemente auto-suficiente.

Agora vem a parte mais preciosa. 

Crucifix cross at sunset background, crucifixion of Jesus Christ

Com base na transcendente auto-suficiência de Deus, Moisés diz: “Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e mostra seu amor pelo estrangeiro dando-lhe comida e roupas”. Visto que Deus não pode ser subornado pelos ricos e não tem deficiência para remediar através do favoritismo, portanto, ele trabalha para aqueles que não podem pagar subornos e não têm nada para atrair sua parcialidade – o órfão, a viúva e o refugiado. É por isso que eu disse acima, a ternura de Deus para com os humildes está enraizada em sua auto-suficiência transcendente.

Então vem a aplicação no versículo 19: “Assim, mostrem seu amor pelo estrangeiro, pois vocês foram estrangeiros na terra do Egito”. Temos sido os beneficiários do transbordamento da plenitude transcendente de Deus. E há todas as razões para acreditar que continuaremos sendo, se não tentarmos suborná-lo com nossas obras, ou nos exibir para ganhar sua parcialidade. Se reconhecermos nossa condição de desamparo de viúva, órfã e refugiada, e confiarmos na graça gratuita de um Salvador auto-suficiente, seremos amados para sempre. E sendo amados assim, teremos poder e prazer em amar como somos amados.

Isto é o que está por trás de Tiago 1:27 : “Esta é a religião pura e imaculada aos olhos de nosso Deus e Pai, visitar os órfãos e as viúvas nas suas angústias…” Que Deus nos faça um povo terno para a glória da transcendente auto-suficiência de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *