Guarda o Evangelho

Fica aí em Éfeso para que possas ordenar a certos homens que não ensinem falsas doutrinas. 1 Timóteo 1:3 (NVI)

O que Timóteo deve fazer em Éfeso quando ficar? A carta inteira responde a essa pergunta, mas ela começa aqui.

Quando Paulo fala sobre “falsas doutrinas”, isso mostra que desde os primeiros dias da igreja, havia doutrinas ensinadas pelos apóstolos e recebidas pelas igrejas como verdadeiras.

A Bíblia fala sobre: ​​“A fé que uma vez por todas foi confiada aos santos” (Judas 3). “O modelo de ensino sadio” (2 Tm 1:13). “O bom depósito que te foi confiado” (2 Tm 1:14). Tudo isso está falando sobre o que chamaríamos de “o evangelho”.

Em outras palavras, Paulo está dizendo:

“Timóteo, aqui está o que você precisa fazer – guardar o evangelho. Mantenha-o na frente e no centro da igreja. Pregue-a, viva-a, avance-a e, se necessário, morra por ela. Esta é a confiança que lhe foi dada.”

Observe que Timóteo deve proteger a igreja das pessoas que negam a verdade e das pessoas que desviam a atenção da verdade. Paulo diz que certos homens “se dedicam a mitos e genealogias sem fim” (1 Tm 1:4).

A palavra mitos significa apenas histórias. Então, Paulo está descrevendo homens na igreja que amam contar histórias. Isso é o que algumas congregações querem que seus pastores façam.

Então Paulo fala sobre “genealogias sem fim”. Evidentemente, havia um grande interesse em saber de que linha você veio. Você pode ver por que isso seria de interesse especial para os crentes judeus, traçando sua linha de volta a Abraão e assim por diante.

O Novo Testamento começa com uma genealogia que leva a Jesus Cristo. 

Mas essas genealogias são infinitas. O problema para as pessoas que se envolvem em genealogias é que ficam presas a uma fascinação que as afasta de Cristo.

Sua igreja é principalmente sobre contar histórias? Sua linhagem? O Evangelho? Algo mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *