Inimigos da Cruz de Cristo

Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. Filipenses 3:18,19

De quem será que Paulo está falando aqui, esses “inimigos da cruz”? Quais pessoas foram capazes de tirar lágrimas do apóstolo que sofreu males terríveis por diversas vezes por causa do nome de Cristo? Fico imaginando Paulo escrevendo e talvez algumas gotas de lágrimas caindo, talvez borrando parte da escrita, tento pensar na tristeza que ele sentia em saber que muitos daqueles que deveriam se entregar para o Reino viviam verdadeiramente como inimigos da cruz, talvez esse possa ser eu, talvez possar ser você caro leitor.

Inimigos da cruz são os “muitos” (como diz Paulo acima) mergulhados na religião que se recusam a morrer para sua carne. O deus deles são seus próprios desejos e eles se preocupam apenas com as coisas deste mundo. Em outras palavras, eles não estão muito preocupados com o que o Deus do Universo quer. E, eles não têm nenhuma perspectiva real, eterna, espiritual, porque eles estão muito envolvidos com que o mundo presente tem para oferecer.

Hoje, os inimigos da cruz são os que correm à religião institucional para tirar o peso da consciência semanal de socialização, para curtir música moderna de entretenimento, e o tipo de garantia pseudo-espiritual (“Eu estou OK, você está OK, Deus nos ama do jeito que somos e quer nos abençoar e nos dar tudo o que nossa carne anseia”).

Inimigos da cruz quer uma dieta constante de mensagens, inspirados em auto-ajuda e pensamentos positivos. Eles querem se sentir bem sobre si mesmo e sobre o que querem na vida; e eles querem que a sua experiência de igreja reforcem esses sentimentos. E a maioria dos líderes da igreja se esforçam para garantir que eles recebam apenas o que querem; porque eles sabem que você tem que manter as pessoas felizes, para que possam voltar e continuar a apoiar a instituição.

Mas, como eu já disse em outros artigos, Deus quer que morremos para a nossa carne (nossos próprios desejos) e submeter à Sua vontade e propósito (para nos conformar à imagem de Seu Filho e ter um relacionamento íntimo com Ele). E eu vou lembrá-lo novamente, a nossa carne não vai cometer suicídio, ela tem que ser morta. Isso, então, nos traz de volta ao tema do sofrimento. Inimigos da cruz não quer ouvir falar de sofrimento, sacrifício ou qualquer outra coisa que possa causar desconforto para sua carne. Não importa que Paulo nos diga que devemos nos gloriar nas tribulações (Romanos 5: 3) e que devemos compartilhar do sofrimento de Cristo para compartilhar na Sua glória (Romanos 8:17); que Tiago nos diz para sermos felizes quando nos deparamos com o sofrimento, porque Deus está testando a realidade da nossa fé (Tiago 1: 2-3); e que Pedro diz essencialmente a mesma coisa (I Pedro 1: 6-7, 4:13).

Experimentar dificuldades e provações e ter que lidar com a pressão de situações e circunstâncias difíceis são a nossa oportunidade de fazer o que Cristo diz que devemos fazer em Marcos 8:34. Lembra-se o que ele diz? “Negar a si mesmo” (perder de vista seus próprios interesses e desejos), “tomar a sua cruz” (estar dispostos a sofrer, a fim de obter os benefícios de tal sofrimento) e “siga-me” (siga meu exemplo de uma vida altruísta, apresentado ao Pai). Por que Ele nos disse para fazer isso? Porque é assim que é morrer para a nossa carne!

Se você ler o que Paulo, Tiago e Pedro dizem sobre o sofrimento, então você verá que Deus concedeu vários dons importantes a partir disso: entre eles estão o desenvolvimento do caráter divino, o fortalecimento da determinação e maturidade espiritual e o desenvolvimento de uma confiante esperança para o futuro eterno – todos projetados especificamente para nos ajudar a matar a nossa carne.

A maioria das pessoas envolvidas na religião hoje tem trazido esta ideia de que a razão (ou, pelo menos, uma das razões) para participar na religião é que Deus irá protegê-lo do sofrimento e “abençoar”-lo com as coisas que você quer, então Ele pode tornar sua vida o que você quer que ele seja. Essas pessoas não quer ler o Novo Testamento, ou eles não estão prestando atenção para o que leem. Os Apóstolos iriam achar o conceito de Deus querendo nos ajudar a evitar o sofrimento e as dificuldades uma ideia completamente absurda.

Agora, eu acho que se você chegou a este ponto do artigo, você é quem diz sem hesitação: “Eu não quero ser um inimigo da cruz”; nesse caso Jesus Cristo e a cruz deve ocupar o centro da sua vida. No início deste artigo eu citei Filipenses 3: 18-19, onde encontramos o termo “inimigos da cruz”. Mas se você ler todo Filipenses 3, você vai ver Paulo descrever (dentro do contexto do conhecimento de Cristo e ser encontrado nele) a realidade de duas mortes e duas ressurreições.

A primeira morte e ressurreição é encontrada nos versículos 10 e 11.

A primeira morte é a morte do eu, a morte da carne que estamos falando. É doloroso, a morte é lenta e só pode ter lugar quando nós conscientemente nos apresentamos diariamente à cruz (lembre-se Marcos 8:34). E todos nós podemos ter certeza disso: nós não somos bons para Deus e Ele não pode cumprir o Seu propósito em nós, se você não estiver disposto a morrer para o mundo.

Mas quando estamos dispostos a morrer para a nossa carne, então, Deus nos ressuscita para uma nova vida, transformando-nos à semelhança de Seu Filho. Esta é a vida de ressurreição, ou novidade de vida, que Paulo fala sobre Romanos 6: 3-5. Assim, a primeira morte é uma morte contínua para si mesmo, a morte da carne, a primeira ressurreição é uma transformação contínua em uma nova vida (Romanos 6: 4) à imagem de Cristo.

A segunda morte e ressurreição é descrita nos versos 20 e 21.

A segunda morte e ressurreição, é claro, é física. Quando este corpo morrer (e carne ou natureza pecaminosa morre com ele), então o crente está prometido um corpo de ressurreição, um novo corpo como o corpo físico, ressurreição de Cristo. A primeira morte e ressurreição muda a nossa alma (Filipenses 3: 10-11, II Coríntios 05:17, Gálatas 6:15, Efésios 4:24), a segunda morte e ressurreição muda nosso corpo (Filipenses 3: 20-21 acima e I Coríntios 15: 42-54). Leva duas mortes e duas ressurreições para nos preparar para passar a eternidade com Deus. E tanto com o princípio da ressurreição aplica-se, o que é, que o novo é melhor do que a idade; porque o novo é mais parecido com Deus e menos como homem.

O que podemos concluir de tudo isso? Há muitos que vivem continuamente como inimigos da cruz. No entanto, uma coisa é clara: se eles se recusarem a submeter-se a primeira morte, a fim de experimentar esta primeira ressurreição, eles nunca experimentarão a bênção da segunda ressurreição. O Espírito Santo é o agente de toda a ressurreição (Romanos 8:11). E se Ele não ressuscitou você pela primeira vez à imagem e semelhança de Cristo, Ele não vai ressuscitá-lo pela segunda vez para fazer seu corpo estar em conformidade com o corpo da glória de Cristo.

By: Voz do que Clama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *