Não perca o que Jesus veio lhe dar

“Como pode um homem nascer sendo velho?” João 3:4

Por que Nicodemos fez essa pergunta? Porque quando Jesus disse: “Você deve nascer de novo”, Nicodemos ouviu essas palavras como uma exigência. Ele ouve as palavras de Jesus como algo que ele deve fazer, então ele diz: “Como pode um homem nascer de novo, sendo velho?” (3:4).

“Jesus, você pode ver que não estou na casa dos 20 anos. Eu sou uma pessoa madura. Fui moldado por minhas experiências e por minhas escolhas. Como posso me purificar e me renovar nesta fase da vida? Jesus, o que você está dizendo pode ser bom para o grupo de jovens, mas não parece realista para uma pessoa madura como eu.”

Quando Jesus disse: “Você deve nascer de novo”, Nicodemos ouviu isso como uma exigência que ele não poderia cumprir. O que ele perdeu foi o presente que ele poderia receber. Aqui está a boa notícia: Jesus veio para dar o que ele exige.

Isso é algo que Agostinho, o grande bispo africano do século IV, viu claramente; e então ele orou: “Comande o que quiser, apenas dê o que você ordenar. Senhor, você pode pedir o que quiser de mim, mas você deve dar também. Tudo o que tenho é o que recebi de você.”

Não Negligencie Sua Salvação

Como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação? Hebreus 2:3

O que torna nossa salvação tão grande? Aí está tudo o que Cristo fez por nós e tudo o que ele faz em nós . Aí está o que ele já fez e o que continua fazendo .

O que Cristo faz por nós: 

Justificação e intercessão

A obra completa de Cristo por nós é a justificação . É o dom maravilhoso de Deus pelo qual ele nos perdoa livremente, para que possamos dizer: “Tendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1). Isso não é um processo. Você é justificado completamente por meio de Jesus Cristo.

A obra contínua de Cristo por nós é chamada de intercessão . Cristo está para você agora mesmo à direita do Pai. Ele sempre vive para interceder por nós (7:25). É por isso que você pode ter confiança em viver a vida cristã. Sua vida está nas mãos do Cristo ressurreto que supre tudo o que você precisa de acordo com suas gloriosas riquezas.

O que Cristo faz em nós: santificação e regeneração


Há ainda mais nesta grande salvação do que a justificação e intercessão de Cristo por você! A Bíblia também fala da obra de Cristo em você. A obra completa de Cristo em você é chamada de regeneração . Sua obra contínua em você é chamada de santificação . A regeneração é a transformação completa que inicia o processo contínuo de santificação.

A maioria dos cristãos está mais familiarizada com o processo contínuo do que com a transformação completa. Ficamos mais à vontade dizendo: “Deus está me mudando” do que “Deus me mudou”. Talvez seu primeiro instinto seja dizer: “Tenho muito mais mudanças a fazer. Eu sou um trabalho em andamento. Ainda não cheguei.”

O que você se sente mais confortável em dizer… que Deus está mudando você? Ou que Deus mudou você? Por que?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *