Não se deixe dominar pelo orgulho e arrogância

Vivam em harmonia uns com os outros. Não seja arrogante, mas associe-se com os humildes. Nunca seja sábio aos seus próprios olhos. Romanos 12:16

Cristãos pensativos se perguntam o que Deus está fazendo nesta época problemática de nossa vida.

Nenhum de nós sabe a resposta para esta pergunta. Mas quando tudo está sendo exibido e televisionado diante de nós dia após dia, nos pegamos dizendo: “Desligue isso. Não aguento mais ouvir essas notícias!” Talvez isso signifique que estamos em um momento em que podemos aprender a odiar um de nossos piores pecados.

Talvez Deus nos leve a dizer hoje: “Senhor, livra-me de ter olhos altivos. Que eu nunca menospreze outra pessoa. Senhor, que eu nunca seja sábio aos meus próprios olhos. Faça-me humilde, pronto para ser ensinado por você e por outros”.

O evangelho corta o orgulho em pedaços, porque lança todos nós na misericórdia de Deus. “Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:23-24). O evangelho mudou o apóstolo Paulo de se ver como “a nata da colheita” para “o principal dos pecadores” (Filipenses 3:6, 1 Timóteo 1:15).

No evangelho, Deus destrói as pretensões e abole as distinções. 

Existe um caminho para a paz com Deus para os que estão longe e para os que estão perto. Há uma esperança para os ricos e os pobres. Um sacrifício pelos pecados de judeus e gentios. Há um Salvador cujos braços estão abertos a todos os que se humilharem e virem a Ele.

Portanto, não se deixe vencer pelo orgulho e arrogância ao seu redor. Não seja arrogante! Nunca seja sábio aos seus próprios olhos. Não se deixe vencer pelo mal; vença o mal com o bem. À luz da misericórdia de Deus… vivam em harmonia uns com os outros.

Por que a cruz exclui qualquer vanglória de nossa parte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *