O amor em sua dor: Como o Espírito responde ao nosso pecado

Você fez isso de novo. Sua consciência começa a manchar. Aqui está: aquele pecado que você jurou – você orou – para nunca mais repetir. Você sente o desejo desesperado de fugir de si mesmo. 

Se pergunta, Deus sente o mesmo?

Teme, depois de toda a sua luta, finalmente ser vítima do pecado na porta como Caim ( Gênesis 4:7 ). Como Esaú, você se pergunta se vendeu sua primogenitura de forma tão decisiva que nenhum poder de lágrimas pode trazê-la de volta ( Hebreus 12:17 )? Essa foi sua última chance? Deus vai deixá-lo sozinho com seu guisado vermelho?

Talvez você se pergunte mais especificamente, ele finalmente tirará seu Espírito de mim? Você já implorou na voz de Davi: “Não me lances fora da tua presença; e não retires de mim o teu Espírito Santo! ” ( Salmo 51:11 ). Você se pergunta se acabará sendo mais Saul do que Davi, pois “o Espírito do Senhor se afastou de Saul” ( 1 Samuel 16:14 ). O que te faz diferente dele? Você sabe com certeza que se o Espírito do Senhor o deixar, você deixará o Senhor.

E assim chama sua atenção novamente quando você se depara com a ordem de Paulo para a igreja em Éfeso: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus” ( Efésios 4:30 ). Todos os pecados entristecem o Espírito Santo de Deus? E você pode finalmente entristecê-lo para provocá-lo deixando você para sempre?

Como entristecemos o Espírito

Como entristecemos o Espírito de Deus? Todos os pecados entristecem seu coração da mesma forma?

Entristecer o Espírito envolve pecados como “mentir para ele” e “experimentá-lo”, como Ananias e Safira ( Atos 5:3 )? Significa “provocando-o” com incredulidade, como a geração do deserto ( Hebreus 3:7-11 )? Para “resistir a ele”, como os ouvintes de Estêvão ( At 7:51 )? Entristecer o Espírito é o mesmo que apagá-lo ( 1 Tessalonicenses 5:19 )?

Em vez de primeiro considerar que entristecer o Espírito significa cutucá-lo com nossos próprios pecados pessoais e mais isolados de pensamento e ação, vale a pena, especialmente em nossos dias, perceber que o contexto desse mandamento é principalmente corporativo . Como frustramos a obra do Espírito para unir seu povo está em vista mais do que como pecamos nas câmaras de nossa mente ou sozinhos em nosso quarto (embora possamos corretamente imaginar que isso também entristece o Espírito).

Sinfonia da Unidade

Considere a ênfase comum que precede o comando.

O Espírito revelou agora o “mistério de Cristo” através dos santos profetas e apóstolos ao povo de Deus: “Os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Cristo Jesus pelo evangelho” ( Efésios 3: 6 ). O sangue de Cristo aproximou os gentios distantes, deixando no lugar de duas pessoas (dois inimigos) um novo homem ( Efésios 2:15 ).

Para proteger a magnum opus de Deus de diversas harmonias, a própria igreja tem um papel a desempenhar: “Mantende a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” ( Efésios 4:3 ). O Espírito nos une em um corpo, com um chamado, uma esperança, um Senhor, uma fé, um batismo, um Pai (4:4-6). Não devemos agravar esse trabalho por calúnia, amargura, conversa corruptora, raiva e falta de amor uns contra os outros ( Efésios 4:25-29 ). Nós entristecemos o Espírito, mais imediatamente, quando publicamos tweets desagradáveis ​​uns contra os outros, deliberadamente entendemos mal e satisfazemos a raiva, calúnias e fofocas, não buscamos perdão nem o estendemos.

Essa unidade (ou não) se desenrola diante de olhos mais atentos do que os de um mundo incrédulo. 

O plano oculto de Deus tornou-se público “para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja agora conhecida dos principados e potestades nos lugares celestiais” ( Efésios 3:10 ). Somos colocados no palco de um teatro cósmico, diante dos olhos das forças demoníacas e dos reinos espirituais. A peça é intitulada “A multiforme sabedoria de Deus” e é estrelada por uma atriz: a igreja. O tema da peça é a glória de Deus na unidade de seu povo.

Que feio, então, uma vergonha para nós, recusar a união que o Espírito cria, que o sangue de Cristo comprou, que o Pai planejou antes da fundação do mundo. Sentar no palco como demônios e patifes, zombando enquanto a igreja morde e devora uns aos outros. Isso, basta dizer, entristece o Espírito.

Será que ele vai nos deixar?

O Espírito pode ficar tão entristecido a ponto de nos deixar? Quando Satanás se dirige a nós dizendo: “A glória se foi” ( 1 Samuel 4:21 ), ele está certo?

Individualmente, podemos nos perguntar: O que dizer de Saulo ou Sansão, ou daqueles que “continuam pecando” e assim pisam o Filho de Deus, profanam o sangue da aliança e “ultrajam o Espírito da graça” ( Hebreus 10:29 ) ?

Corporativamente, podemos nos perguntar: E quanto aos judeus incrédulos aos quais Paulo alude ao nos dar a ordem? “Eles se rebelaram e entristeceram seu Espírito Santo; por isso tornou-se inimigo deles e lutou contra eles” ( Isaías 63:10 ). O Espírito que nos convence e nos encoraja hoje se tornará um inimigo por causa do nosso pecado?

Paulo nos assegura:

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção ” ( Efésios 4:30 ). Esta é a segunda menção de Paulo a esta glória. Considere o primeiro:

Em [Cristo], também vós, quando ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele crestes, fostes selados com o Espírito Santo prometido, o qual é o penhor da nossa herança até que a possuamos, para o louvor da sua glória. ( Efésios 1:13-14 )

Se você foi habitado, renovado, selado pelo Espírito, ele nunca o deixará, nem a nós como povo. Depois de tantas provocações, você iria deixá-lo – mas Deus, o Espírito Santo, não. Ele é dado como nosso pagamento inicial de uma forma que os santos do Antigo Testamento (e Israel em geral) não o receberam. O Espírito veio sobre os indivíduos, ungindo-os para a realeza e outras grandes façanhas, mas ele não habitou neles como prometido na nova aliança ( Ezequiel 36:27 ).

O apóstata pode ultrajar o Espírito e escolher seus pecados queridos em vez de Jesus, mas isso prova que ele realmente não tinha o Espírito – pois o Espírito nos sela, marcando-nos como de Deus para o dia da redenção, o dia do retorno de Cristo.

Dor Adoçada pelo Amor

Assim, entristecemos o Espírito de Deus por nossos pecados, especificamente nossos pecados contra a unidade do evangelho que envergonha o diabo e exalta a sabedoria de Deus. Mas isso não é uma dor até a deserção. Como povo de Deus, o Espírito é nossa garantia até a volta de Jesus.

Talvez mais uma pergunta esteja em ordem: o Espírito habita em nós como habitamos em um motel sujo e quebrado? Ele só se entristece pelo nosso pecado?

Charles Spurgeon nos lembra lindamente o perfume da flor contido na própria palavra luto :

Há algo muito tocante nesta admoestação: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus”. Não diz: “Não o deixe com raiva”. Um termo mais delicado e terno é usado – “não o entristeça”. . . . Pois a dor é uma doce combinação de raiva e amor. É raiva, mas todo o fel é tirado dela. O amor adoça a raiva, e vira o fio dela, não contra a pessoa, mas contra a ofensa.

Não perca o ponto: o Espírito é uma Pessoa. O próprio Espírito nos ama ( Romanos 15:30 ). Ele inspira a palavra dor aqui para comunicar esse grande amor, mesmo em vista do nosso pecado. Uma desaprovação que está envolta em cuidados eternos. Que não entristeçamos o amor da terceira pessoa da Trindade, que nos selou irreversivelmente para o dia da chegada de nosso Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *