O difícil hábito do silêncio

O hábito do silêncio pode ser mais difícil hoje do que nunca. Não me entenda mal: sempre foi difícil. A ascensão e disseminação da tecnologia, no entanto, tende a afastar ainda mais o silêncio.

Agora que podemos carregar o mundo inteiro e selvagem em nossos bolsos, é muito mais difícil manter o mundo à distância. Nossos telefones sempre prometem outra atualização para ver, imagem para curtir, site para visitar, jogo para jogar, texto para ler, stream para assistir, previsão para monitorar, podcast para baixar, título para escanear, artigo para percorrer, pontuação para conferir, preço comparar. Esse tipo de acesso e aparência de controle podem começar a fazer com que os momentos de silêncio pareçam desperdiçados. Quem poderia sentar e ficar quieto enquanto tanta vida passa? Mesmo que não peguemos imediatamente nossos telefones, muitas vezes ainda somos mantidos em cativeiro por eles, imaginando o que eles podem trazer de novo – o que podemos estar perdendo.

Por mais difícil que seja o silêncio, no entanto, ainda é um hábito que salva vidas e fortalece a alma de qualquer alma humana. O Deus que fez este mundo amplo e selvagem, e que moldou nossas estruturas finitas e frágeis, diz de nós: “Na quietude e na confiança estará a sua força” ( Is 30:15 ). Em dias cheios de barulho, você ainda encontra tempo para ser tão forte? Ou o estresse e a distração lentamente corroeram sua saúde espiritual?

Com que frequência você para para ficar quieto?

O que Deus faz com o silêncio

Que tipo de quietude produz força? Nem toda quietude o faz. Poderíamos vender nossos televisores, doar nossos telefones, mudar para o campo e continuar fracos como sempre. Não, “na quietude e na confiança estará a sua força”. O silêncio que precisamos é um silêncio cheio de Deus. A quietude se torna força somente quando nossa quietude diz que precisamos dele.

Fique quieto e saiba que eu sou Deus.
     Serei exaltado entre as nações,
     serei exaltado na terra! ( Salmo 46:10 )

Essa quietude confiante desafia a autoconfiança. A quietude pode pregar a realidade às nossas almas como poucos hábitos podem. Diz que ele é Deus, e nós não; ele sabe tudo, e nós sabemos pouco; ele é forte, e nós somos fracos. A quietude abre nossos olhos para a grandeza de Deus e a nossa pequenez. Isso nos leva para baixo o suficiente para ver quão alto, sábio e digno ele é.

Você pode começar a ver por que a quietude pode ser tão difícil. É profundamente (às vezes implacavelmente) humilhante. Para dizer algo verdadeiro e belo sobre Deus, primeiro diz algo verdadeiro e devastador sobre nós. Nossa quietude diz: “Sem ele, você não pode fazer nada”. Nossa recusa em ficar quieto, por outro lado, diz: “Posso fazer muito sozinho” – e isso é bom de ouvir. Apenas nos rouba a verdadeira força e ajuda que poderíamos ter encontrado.

Deus fortalece a quietude com sua força, porque a quietude transforma fraqueza e carência em adoração ( 2 Coríntios 12:9-10 ). Recebemos a força, a ajuda e a alegria; ele recebe a glória.

Mas você não quis

O contexto das palavras de Isaías, porém, não é inspirador, mas sóbrio. Deus diz ao seu povo,

“Retornando e descansando você será salvo; no sossego e na confiança estará a vossa força.” Mas você não estava disposto . . . ( Isaías 30:15-16 )

A quietude os teria tornado fortes, mas eles não a teriam. A Assíria estava atacando Judá, ameaçando esmagá-los como havia esmagado muitos antes deles. E como o povo de Deus responde?

“Ah, filhos obstinados”, declara o Senhor, “que executam um plano, mas não o meu, e que fazem uma aliança, mas não do meu Espírito, para acrescentar pecado ao pecado; que partiu para descer ao Egito, sem pedir minha direção”. ( Isaías 30:1-2 )

Mesmo depois de vê-lo entregá-los tantas vezes antes, eles deixaram seu plano de lado e fizeram o seu próprio. Eles procuraram ajuda, mas não dele. Eles voltaram para o Egito (de todos os lugares!) e pediram àqueles que os escravizaram e oprimiram para protegê-los. E nem pararam para perguntar o que Deus pensava. Eles fizeram, e fizeram, e fizeram, em todos os momentos, recusando-se a parar, ficar quietos e receber a força e o apoio de Deus. Eu correria para ajudá-lo, diz Deus, mas você não estava disposto. Você não foi paciente ou humilde o suficiente para receber minha ajuda.

Por que eles recusariam a ajuda soberana de Deus? No fundo, sabemos o porquê. Porque eles se sentiam mais seguros fazendo o que podiam fazer por conta própria do que esperando para ver o que Deus poderia fazer. Quantas vezes fazemos o mesmo? Quantas vezes escolhemos atividade em vez de quietude, distração em vez de meditação, “produtividade” em vez de oração? Quantas vezes tentamos resolver nossos problemas sem desacelerar o suficiente para primeiro buscar a Deus?

Consequências de evitar o silêncio

É claro que a autossuficiência não é tão produtiva quanto promete – pelo menos não da maneira que gostaríamos. A recusa do povo em ficar quieto e pedir a ajuda de Deus não apenas o tirou de sua força, mas também trouxe outras consequências dolorosas.

Primeiro, o pecado da autoconfiança gera mais pecado . Novamente, Deus diz no versículo 1: “Ah, filhos teimosos”, declara o Senhor, “que executam um plano, mas não o meu, e que fazem uma aliança, mas não do meu Espírito, para acrescentar pecado a pecado . .” Quanto mais recusamos a força de Deus, mais convidamos as tentações ao pecado. O silêncio nos mantém perto de Deus e conscientes dele. A escassez de silêncio o empurra para as margens de nossos corações, abrindo espaço para Satanás plantar e cuidar de mentiras dentro de nós.

Segundo, sua recusa em ficar quieto diante de Deus os tornou vulneráveis ​​ao medo irracional . Porque eles lutaram em suas próprias forças, o Senhor diz: “Mil fugirão à ameaça de um; à ameaça de cinco fugirás” ( Is 30:17 ). Um soldado solitário deixará mil em pânico. A nação inteira vai desmoronar e se render a apenas cinco homens. Em outras palavras, você será controlado e oprimido por medos irracionais. Você vai fugir quando ninguém estiver perseguindo você. Você vai perder o sono quando não há nada para se preocupar. E bem quando você está prestes a experimentar um avanço, você vai se desesperar e desistir. Os medos crescem e florescem enquanto Deus permanece pequeno e periférico. O tempo de silêncio com Deus, no entanto, dispersa esses medos, aumentando e inflamando nossos pensamentos sobre ele.

A advertência mais importante, porém, vem no versículo 13: aqueles que abandonam a palavra de Deus, a ajuda de Deus, o caminho de Deus convidam à ruína repentina . “Esta iniqüidade será para você como uma brecha em um muro alto, saliente e prestes a ruir, cuja quebra vem de repente, em um instante”. A confiança em si mesmo abriu uma rachadura nas fortalezas ao redor deles – uma rachadura que cresceu e se espalhou até que as paredes desabaram em cima deles. Tudo porque eles se recusaram a abraçar o silêncio e confiar em Deus.

Para Judá, a ruína significava cair nas mãos cruéis dos assírios. As paredes cairão de maneira diferente para nós, mas cairão, se deixarmos que a ocupação e o barulho nos impeçam de depender. Na quietude e confiança estaria nossa força; em ocupação e orgulho será nossa queda.

Misericórdia para os autossuficientes

No ritmo de nossas vidas, arranjamos tempo para ficar quietos diante de Deus? Esperamos que Deus faça mais por nós enquanto nos sentamos e oramos do que podemos fazer sem ele?

Se o versículo 15 nos humilha – “Mas você não quis. . .” – o versículo 18 deve nos humilhar ainda mais. À medida que Judá se apressa, se preocupa, cria estratégias, planeja e recruta ajuda e trabalha horas extras, ao mesmo tempo em que evita Deus, como Deus responde a eles? O que ele está fazendo enquanto eles se recusam a parar de fazer e ficar quietos?

Portanto, o Senhor espera para ser misericordioso com você e, portanto, ele se exalta para mostrar misericórdia para você. Pois o Senhor é um Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam. ( Isaías 30:18 )

Enquanto nos recusamos a esperar por ele, Deus espera para ser misericordioso conosco. Ele não está olhando para ver se será forçado a nos mostrar misericórdia; ele quer nos mostrar misericórdia. O Deus do céu, aquele antes do tempo, acima do tempo e além do tempo, espera que peçamos ajuda. Ele adora ouvir o som da confiança silenciosa.

Bem -aventurados – felizes – são aqueles que esperam por ele, que sabem que precisam dele, que lhe pedem ajuda, que encontram sua força em sua força, que aprendem a ser e ficar quietos diante dele.

One Comment on “O difícil hábito do silêncio”

  1. Que edificante, Gloria a Deus Bruna.
    Que o Senhor continue te inspirando dessa forma tao intensa e poderosa para falar aos nossos corações
    trazendo reflexão, consolo e o desejo de servimos e estarmos mais próximos de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *