O Espírito Santo é a Fase Três da Palavra de Deus?

O objetivo do primeiro capítulo de Hebreus é nos fazer perceber o enorme valor de Deus. Falando conosco, através do Filho de Deus e revelando-nos um caminho de salvação. Sabemos disso porque o capítulo começa com a trombeta do valor superior do falar de Deus. “Nestes últimos dias por um Filho”, e porque o próximo capítulo começa dizendo:

“Por esta razão, devemos prestar muito mais atenção ao que temos ouvi.” 

Em outras palavras, todo o primeiro capítulo é para nos ajudar a prestar atenção à Palavra de Deus.

Então, novamente em Hebreus 2:2-3 esta grande palavra de salvação é contrastada com a palavra dos anjos:

“Pois, se a palavra falada pelos anjos se mostrou inalterável, e toda transgressão e desobediência recebeu justa recompensa, como escaparemos nós, se negligenciarmos? tão grande salvação?” Então, novamente, o ponto é a superioridade da Palavra que Deus falou através de Jesus a respeito de nossa salvação. Ouço! Ouço! Preste atenção! Não tome isso como garantido! Essa é a mensagem.

Então, em Hebreus 2:3 

O escritor nos conta como essa palavra chega às gerações que não estavam lá para ouvi-la do próprio Jesus ou para vê-la com seus próprios olhos quando ele morreu e ressuscitou. Existem três etapas. Procure-os neste texto: “Depois que foi o primeiro falado pelo Senhor, nos foi confirmado por aqueles que ouviram”.

As três etapas neste versículo são: 1) o Senhor falou uma vez por todas por sua vida e ensino e morte e ressurreição, 2) aqueles que o ouviram e o viram (os apóstolos) testificam para nós e confirmam a verdade da Palavra do Senhor , e, finalmente, 3) as gerações seguintes ouvem ou lêem a palavra de confirmação dos apóstolos.

Mas qual é o papel do Espírito Santo mencionado aqui neste contexto? 

A resposta é dada no versículo 4: “… também Deus testificando com eles, por sinais e prodígios, e por vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua própria vontade”. Este versículo diz que o próprio Deus testificou da Palavra de três maneiras: 1) por sinais e maravilhas, 2) por vários milagres e 3) por distribuições do Espírito Santo.

A função das “distribuições do Espírito Santo” era testemunhar a Palavra, isto é, a “grande salvação” que foi “primeiramente anunciada pelo Senhor” (v.3). Em outras palavras, o papel do Espírito Santo é direcionar a atenção e a convicção para a Palavra do Filho de Deus que foi falada “nestes últimos dias”. Nos termos da mensagem do Domingo de Ramos sobre Hebreus 1:1-2 , a obra do Espírito Santo não é uma “terceira fase” da comunicação divina após a fase um (o Antigo Testamento) e a fase dois (a encarnação do Filho de Deus). A obra do Espírito Santo é um esclarecimento, aplicação e certificação da fase dois.

Assim, um teste da voz do Espírito é se ela nos orienta cada vez mais na Palavra de Deus falada de uma vez por todas “nestes últimos dias” por meio do Filho de Deus, Jesus Cristo, em sua obra decisiva de redenção. Se uma alegação de revelação espiritual nos leva a depender menos da universalidade da Palavra histórica que vem a nós por Jesus Cristo por meio dos apóstolos (2:3), então essa alegação é duvidosa.

nós neste versículo é uma terceira geração de cristãos – aqueles a quem os apóstolos entregaram a mensagem em 2:3. Isso significa que, em princípio, qualquer um de nós depois dos apóstolos, seja terceira geração ou cinquenta geração, pode ouvir Deus no Filho. Ele tem falado conosco . É aqui que ouvimos Deus. Ele não é silencioso. Nenhum de nós esgotou esta Palavra. Ó, vamos ler e ponderar e meditar e memorizar e saturar nossas mentes nesta grande e final Palavra – a qual o Espírito Santo serve em todos os seus dons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *