O Espírito Santo Quer Mais Atenção?

Quando os cristãos recitam o Credo dos Apóstolos, prestamos muita atenção ao Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e a Jesus Cristo, seu Filho e nosso Senhor. Mas do terceiro membro da Trindade, dizemos apenas: “Creio no Espírito Santo”. É verdade que credos e confissões posteriores têm mais a dizer sobre o Espírito, mas a maioria deles ainda tende a dizer muito mais sobre o Pai e o Filho.

Embora algumas tradições cristãs hoje se concentrem mais na pessoa e obra do Espírito Santo (por exemplo, o pentecostalismo e seus desenvolvimentos), a maioria dos cristãos dá muito mais atenção ao Pai e ao Filho. Na década de 1980, dois teólogos chegaram a escrever um livro chamado The Holy Spirit: Shy Member of the Trinity . O Espírito Santo é realmente o “membro tímido da Trindade”? Quanta atenção devemos dar a ele em nossas orações, adoração e devoção? O Espírito ainda quer nossa atenção?

Um com Pai e Filho

Para começar a responder a essas perguntas, temos que admitir que o Espírito Santo é muitas vezes mal compreendido. De fato, em uma pesquisa Ligonier de 2014 , 50% dos evangélicos auto-identificados disseram que acham que o Espírito Santo é mais uma força do que uma pessoa. Suspeito que esses números não tenham melhorado nos anos seguintes. O Espírito Santo não é algum tipo de poder místico que misteriosamente une o universo e ajuda Luke Skywalker a mover objetos com sua mente. Em toda a Bíblia, vemos que o Espírito Santo é uma pessoa divina ativa, totalmente engajada na missão de Deus no mundo.

Como uma das três pessoas do único Deus, o Espírito compartilha uma única vontade divina com o Pai e o Filho. Mais do que isso, em um sentido real, o Pai, o Filho e o Espírito Santo também compartilham as mesmas ações. Quando o Pai age, o Filho e o Espírito também agem. Isso não significa que o Pai ou o Espírito se encarnou, mas significa que todos os três membros da Trindade operaram na encarnação. Como diz Adonis Vidu , eles “compartilham a mesma agência e, portanto, as mesmas operações”. Quando oramos ao Pai e ele age, o Filho e o Espírito estão agindo com ele.

Portanto, há um sentido em que não podemos separar adoração e oração ao Pai e ao Filho de adoração e oração ao Espírito. Mesmo assim, o Evangelho de João fala claramente sobre o Filho glorificando o Pai ( João 13:31 ; 17:1 ), e tanto o Pai quanto o Espírito glorificando o Filho ( João 13:31 ; 16:14 ; 17:1 ) . Mas quem glorifica o Espírito? Quanta atenção ele quer?

O Dom da Nova Aliança de Deus

A missão do Espírito no plano de redenção é apontar para Jesus. Mas esta missão não minimiza o Espírito; em vez disso, novamente demonstra a profunda unidade da Divindade. Considere as palavras de Jesus sobre o Espírito em João 16:14 : “Ele me glorificará, porque tomará o que é meu e o anunciará a você”.

Jesus provavelmente está se referindo aqui à inspiração do Novo Testamento, que seria em grande parte escrito por seus apóstolos. Em outras palavras, o Novo Testamento nos diz que o Espírito é o agente ativo que dá forma ao Novo Testamento. Pedro diz que algo semelhante aconteceu no Antigo Testamento: “Nenhuma profecia jamais foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” ( 2 Pedro 1:21 ). O ponto em ambos os textos é que o Espírito Santo é o principal agente e autor das Escrituras. Só isso o torna digno de nossa atenção e adoração.

Não só devemos dar atenção ao Espírito porque ele é membro da Trindade e é o autor principal das Escrituras, mas em nossa vida diária, Deus nos chama a depender conscientemente do Espírito Santo. Se estamos unidos pela fé a Jesus, então recebemos o dom do Espírito ( Atos 2:38 ). Esta é uma razão pela qual a nova aliança é tão incrível: todo o povo de Deus recebe o dom do Espírito para que todo o povo de Deus seja equipado para o chamado de Deus sobre nós.

Se você faz parte de seu povo, você também receberá e exibirá a obra do Espírito à medida que ele o capacita a cumprir sua missão. Andar em obediência diária ao nosso Rei Jesus, amar uns aos outros e nos unir como igrejas buscando alcançar nossos vizinhos e as nações é uma obra milagrosa do Espírito. Todo cristão pode se apoiar nessas verdades — porque cremos no Espírito Santo e cremos que sob a nova aliança, todo o povo de Deus recebeu o Espírito.

Buscando a força do Espírito

Podemos ver o poder transformador do Espírito mais claramente em um texto como Romanos 8 . Na primeira parte de Romanos 8 , Paulo escreve: “Deus fez o que a lei, enfraquecida pela carne, não podia fazer. Ao enviar seu próprio Filho à semelhança da carne do pecado e pelo pecado, ele condenou o pecado na carne” ( Romanos 8:3 ). Como resultado desse trabalho, andamos de acordo com o Espírito e não somos obrigados à carne ( Romanos 8:12-15 ). Nós temos o Espírito, então não somos mais escravos do pecado.

Paulo continua: “Se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” ( Romanos 8:13 ). O próximo versículo descreve a morte das obras do corpo como sendo “conduzidos pelo Espírito” ( Romanos 8:14 ). Seguimos o Espírito onde ele nos conduz, e ele nos conduz à conformidade com a imagem de Jesus ( Romanos 8:29 ).

João Calvino disse: “O avanço de todo homem na piedade é a obra secreta do Espírito” ( Institutas 3.24.13). Mas a obra secreta do Espírito não nos torna passivos. Romanos 8 , e outros textos semelhantes, indicam que podemos buscar ativamente a ajuda do Espírito Santo enquanto ele nos sustenta e nos conforma à imagem de Jesus. Não podemos ser transformados à imagem de Jesus se não dependermos conscientemente do Espírito. Então, é certo e bom pedir ao Espírito Santo que nos encha e nos capacite para combater o pecado. Podemos pedir-lhe que nos transforme à imagem de Jesus.

Atenção adequada

Devemos orar ao Espírito Santo? Absolutamente. Quando confessamos nossa crença no Espírito Santo, afirmamos sua personalidade divina e igualdade com o Pai e o Filho. Também confessamos que ele dá poder a cada seguidor de Jesus para crescer à semelhança de Cristo, e assim podemos contar com ele para ajuda diária, mesmo a cada momento.

Mesmo quando damos atenção ao Espírito, não devemos esquecer João 16:14 : o Espírito glorifica a Jesus. Tampouco devemos esquecer que Jesus nos ensina a nos dirigirmos ao “nosso Pai” em oração ( Mateus 6:9 ). Portanto, se orássemos exclusivamente ao Espírito Santo ou falássemos apenas sobre glorificar o Espírito, isso não se encaixaria na ênfase do Novo Testamento sobre os papéis do Pai, Filho e Espírito Santo no plano de redenção. Devemos orar muitas vezes ao Pai para nos transformar à imagem de seu Filho. Mas mesmo assim, reconhecemos que essa oração não será respondida sem a obra do Espírito.

Então, vamos dar a devida atenção ao Espírito Santo. Nesta gloriosa era da nova aliança, o próprio Espírito Santo nos capacita para a missão de Cristo e nos transforma à imagem de Cristo. Podemos orar a ele, glorificá-lo e buscar ser fortalecidos por ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *