O poder de uma vida generosa

Embora isso possa parecer óbvio para você, é uma surpresa para muitas pessoas quando elas percebem que Deus é generoso. Eu não achava que Deus fosse generoso quando eu era jovem. De alguma forma, enquanto crescia, tive a ideia de que se eu implorasse a Deus por ajuda e se eu fosse bom o suficiente, Ele poderia me mostrar um pouco de misericórdia. Muitas pessoas têm essa crença sobre Deus. Mas Deus é incrivelmente generoso. Ele deu o primeiro passo de generosidade para conosco.

E o segundo movimento e o terceiro.

Deus foi o primeiro e é o Doador mais generoso de todos.

Ele nos deu Seu amor generoso, aceitação e perdão generosos, e o futuro generoso que chamamos de sonho de Deus. Cada momento que estamos vivos é um presente do nosso generoso Criador.

Ele foi além de qualquer coisa que poderíamos imaginar: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu  o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. ( João 3:16)

Deus amou tanto as pessoas que deu. Ele deu o Seu melhor. Ele deu Seu Filho por você e por mim. Esse ato de generosidade começou primeiro em Seu coração. Ele amou, então Ele deu.

Uma vez que comecei a ver a generosidade de Deus retratada nas Escrituras, eu a vi em todos os lugares:

Quando a bondade e o amor de Deus nosso Salvador apareceram, ele nos salvou, não por causa de coisas justas que fizemos, mas por causa de sua misericórdia. Ele nos salvou pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo , que ele derramou generosamente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. ( Tito 3:4-6 )

Se algum de vocês carece de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá generosamente sem culpa, e ela será dada a você. ( Tiago 1:5)

Jesus vê o amor em nossa doação.

Jesus apontou um exemplo de generosidade que acentuou a importância dessa qualidade para nós. A situação também revela o coração por trás desse tipo de liberalidade. Ele ficou tão impressionado com isso que disse que onde quer que o evangelho fosse pregado, essa história seria contada.

Podemos dar sem amar, mas não podemos amar sem dar.

Jesus estava na casa de alguns amigos quando uma mulher entrou e derramou um perfume muito caro em sua cabeça. Os amigos e discípulos de Jesus imediatamente criticaram essa generosidade e a declararam um desperdício. Mas Jesus viu de uma maneira diferente.

Por que criticar essa mulher por fazer uma coisa tão boa comigo? Você sempre terá os pobres entre vocês, mas nem sempre terá a mim. Ela derramou este perfume em mim para preparar meu corpo para o enterro. Eu lhes digo a verdade, onde quer que as Boas Novas sejam pregadas em todo o mundo, o ato desta mulher será lembrado e discutido. ( Mateus 26:10-13 )

A sua generosidade foi significativa pelo valor do seu dom: foi um grande sacrifício  e revelou a profundidade da sua gratidão. Jesus salientou que esse tipo de gratidão e adoração generosa deveria estar para sempre ligada a Seus seguidores.

Está claro que a generosidade é uma qualidade insubstituível da espiritualidade.

Dentro da alma de cada pessoa há um desejo que Deus nos deu para viver a vida generosa. A generosidade é essencial para seguir Jesus. O que Jesus espera que façamos na vida não pode ser feito sem uma atitude generosa.

A generosidade é necessária para confiar em Deus na profundidade que produz uma vida de sacrifício, servindo aos outros e até perdoando da mesma forma que somos perdoados. Podemos dar sem amar, mas não podemos amar sem dar.

Somos mais parecidos com Deus quando somos generosos.

Certa vez Jesus disse aos Seus discípulos: “Nisto todos conhecerão que sois meus  discípulos,  se vos amardes uns aos outros”. ( João 13:35)

É importante que amemos os pobres e cuidemos dos sem-teto, mas Jesus não disse “eles saberão que somos Seus discípulos” porque alimentamos os pobres. Às vezes é mais fácil para nós amar estranhos do que amar as pessoas que conhecemos porque conhecemos seus defeitos e seus problemas. Se as pessoas têm que merecer o que damos, não é realmente generosidade. Precisamos mostrar esse amor e graça generosos às pessoas, apesar de seus problemas.

Só podemos desenvolver uma vida generosa quando entendemos onde começa a doação, e que é com amor. Isso nos capacita para maiores alturas de generosidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *