O que a Bíblia diz sobre piedade?

Em seu sentido mais simples, a piedade é a devoção a Deus ou às práticas religiosas. Embora a piedade em nossa sociedade possa ser vista tanto sob uma luz positiva quanto negativa, quero apresentá-la sob uma luz bíblica. O que a Bíblia diz sobre a piedade, e isso é algo pelo qual devemos nos esforçar hoje? Quando você olhar de perto, acredito que descobrirá que esse traço de piedade não é apenas desejável, mas também necessário.

O que a piedade não é

Quando algumas pessoas pensam em piedade, pensam em se isolar de tudo no mundo e usar isso como prova de sua devoção a Deus. Pode haver algumas pessoas que Deus chamou para fazer isso, mas posso dizer com confiança que provavelmente não é você. Você é chamado para fazer a diferença nos lugares em que Deus o posicionou. Sua piedade deve ser algo que o identifique como diferente do mundo, mas não deve tirá-lo do mundo. Em outras palavras, a piedade é algo que deve ser exibido, não de forma arrogante, mas de forma a demonstrar quem é Deus e apontar as pessoas para Cristo. Isto é o que Jesus disse.

“Você é a luz do mundo. Uma cidade construída sobre uma colina não pode ser escondida. Nem as pessoas acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de uma tigela. Em vez disso, eles a colocam em seu suporte, e ela ilumina todos na casa. Da mesma forma, deixe sua luz brilhar diante dos outros, para que vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai que está nos céus. – Mateus 5:14-16

3 versículos para entender o que a Bíblia diz sobre piedade

A palavra piedade em si não é usada com muita frequência nas escrituras. No entanto, se usarmos a definição de piedade como devoção a Deus, então a Bíblia fala muito sobre isso. Deixe-me mostrar-lhe três usos diferentes desta palavra que esperamos ampliar sua compreensão de seu significado.

1 – Piedade como justiça.


“Cuidado de praticar sua piedade diante dos homens para ser visto por eles; pois então você não terá recompensa de seu Pai que está nos céus”. – Mateus 6:1 

Neste versículo, o uso da piedade está ligado à sua vida justa ou às suas boas ações. Na superfície, pode parecer inicialmente uma contradição porque Jesus disse apenas alguns versículos antes para deixar sua luz brilhar diante dos homens e agora ele diz para ter cuidado ao fazer suas boas ações na frente de outras pessoas. A diferença aqui é a motivação. Uma pessoa que está realmente andando em piedade faz boas obras e atos justos para trazer glória a Deus, não atenção a si mesma. Portanto, uma maneira de pensar sobre a piedade é a retidão ou o viver correto.  

2 – Piedade como piedade.


“E, vendo isso, Pedro se dirigiu ao povo: “Homens de Israel, por que vocês se admiram disso, ou por que olham para nós, como se por nossa própria força ou piedade o tivéssemos feito andar? – Atos 3:12

“Enoque andou com Deus; ele desfrutou de um relacionamento com Deus; e ele agradou a Deus. Poderíamos dizer com precisão que ele era devotado a Deus. Este é o significado da piedade. A palavra do Novo Testamento para piedade, em seu significado original, transmite a ideia dela, uma atitude pessoal para com Deus que resulta em ações que lhe agradam. Essa atitude pessoal para com Deus é o que chamamos de devoção a Deus. Mas é sempre a devoção em ação. Não é apenas um sentimento caloroso e emocional sobre Deus, o tipo de sentimento que podemos ter enquanto cantamos algum grande e antigo hino de louvor ou algum coro moderno de adoração.”

Espero que você esteja começando a ver a imagem aqui. A piedade é o viver correto e as ações corretas que vêm de uma devoção a Deus que se baseia em nosso amor por ele e flui de nosso relacionamento com ele. A verdadeira piedade vem porque você ama a Deus, não porque você tem medo dele.

Jesus respondeu: “Quem me ama obedecerá ao meu ensino. Meu Pai os amará, e nós iremos até eles e faremos nosso lar com eles. – João 14:23

3 – A piedade funciona de dentro para fora.

“Estes têm, de fato, uma aparência de sabedoria na promoção da piedade auto-imposta, humildade e tratamento severo do corpo, mas não têm valor para controlar a auto-indulgência.” – Colossenses 2:23 

“Essas regras podem parecer sábias porque exigem forte devoção, abnegação piedosa e severa disciplina corporal. Mas não ajudam a vencer os maus desejos de uma pessoa.” – Colossenses 2:23

Este versículo fornece uma verdade diferente sobre a piedade. A verdadeira piedade deve fluir de dentro para fora e não de fora para dentro. Esse era o problema que Jesus tinha com os fariseus e os líderes religiosos de sua época. No entanto, este ainda é um problema que existe na vida de muitas pessoas até agora. 

“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Porque vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e auto-indulgência. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo, para que também o exterior pode ficar limpo.” – Mateus 23:25-26

Muitas pessoas se concentram do lado de fora do copo, e sua piedade para aí. Sua devoção a Deus é apenas superficial. Quando estão na igreja ou aos olhos do público, parecem piedosos. No entanto, quando os olhos do público não estão presentes, sua devoção a Deus também não está. Deixe-me dizer isso como eu sinto, “isso não é piedade”. A verdadeira piedade é quando a vida exterior é simplesmente um reflexo de uma transformação interior. Sem isso, tudo o que você realmente tem é hipocrisia. Se você deseja ser devotado a Deus, certifique-se de que a devoção nasça de dentro do seu coração, pois é aí que começa a verdadeira piedade.

Como é a piedade em sua vida cotidiana?

Ao considerarmos o que a Bíblia diz sobre piedade, deixe-me perguntar a você. Como deve ser a piedade em sua vida cotidiana? Aqui estão quatro coisas que devem estar presentes em sua vida se você estiver realmente vivendo uma vida piedosa.

1 – Santidade

2 – Obediência

3 – Fruto do Espírito (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio).

4 – Humildade

Se você está se perguntando por que eu escolheria esses quatro para representar a piedade, é simples. Todos estes nascem de dentro e trabalham fora. Se você for devotado a Deus, você viverá santo. Você vai andar em obediência. O caráter de Deus será formado em você. Você vai andar em humildade. Quando você soma tudo, é igual a piedade.

O que a Bíblia diz sobre piedade? – Pensamento final:

Espero que você tenha um bom ponto de partida para entender o que a Bíblia diz sobre piedade. Como você pode ver, a piedade é a devoção a Deus, mas deve ir mais fundo do que um nível superficial. Deve nascer do seu amor por Deus e fluir do seu relacionamento com ele. A última coisa que vou te dizer é isso. Se você realmente anda com Deus, você não precisa tentar ser piedoso, você vai querer ser piedoso. Portanto, concentre-se em desenvolver sua caminhada com Deus e, a partir disso, sua piedade e devoção fluirão. Conforme você se aproxima dele, ele muda você. Isso, meu amigo, é o começo da piedade acontecendo em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *