O que a bíblia diz sobre tatuagens e piercings

A lei do Antigo Testamento ordenou aos israelitas em (Levítico 19:28) a não cortar os corpos em referência aos mortos. Muitos cristão ainda insistem em utilizar esse versículo para condenar o uso de tatuagens ou piercings, porém existem 2 fatores que devem ser levado em conta sobre esse versículo.

1 – A maioria das pessoas que procuram fazer uma tatuagem não o faz pensando em uma referência aos mortos.

2 – Não vivemos mais debaixo da lei do velho testamento, portanto alguém que tenha o desejo de viver debaixo da lei deveria cumprir todos os seus pontos e acredite, são muitos.

O Novo Testamento não diz nada sobre se um crente deve ou não fazer uma tatuagem.

Podemos levar em consideração o seguinte, “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra coisa , fazei tudo para a glória de Deus ” (1 Coríntios 10:31) . O Novo Testamento não condena as tatuagens ou piercings, mas também não nos dá qualquer razão para acreditar que Deus quer que façamos tatuagens ou coloquemos piercings.

Um princípio bíblico importante em questões que a Bíblia não aborda especificamente é se há espaço para a dúvida de agradar a Deus , então é melhor não se envolver nessa atividade. Romanos 14:23 nos lembra que tudo o que não provém de fé é pecado.

Precisamos nos lembrar de que nossos corpos , assim como nossas almas , foram redimidos e pertencem a Deus. Embora 1 Coríntios 6:19-20 não se aplica diretamente a tatuagens ou piercings , ele nos dá um princípio : ” Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus? Você não é seu próprio; fostes comprados por um preço. Portanto, glorifiquem a Deus no vosso corpo.”

Esta grande verdade deve ter um impacto real sobre o que fazemos com o nosso corpo. Se nossos corpos pertencem a Deus, devemos nos certificar de que temos Sua clara “permissão” antes de “marcá-lo”.

292 Comments on “O que a bíblia diz sobre tatuagens e piercings”

  1. Engraçado que silicone, abdominoplastia, pintar cabelo, maquiagem definitiva e sobrancelha fio a fio estão liberados, agora fazer tatuagem NÃO!
    Se não pode mexer no templo de Deus, que não mecha um centímetro!
    Assim é fácil fazer só o que nos convém

    1. Isso advém de um mandamento do AT para não marcar o corpo e uma série de outros costumes que tinham os povos com os quais eles teriam contato, na conquista das terras dadas por Deus, inclusive, auto flagelo, passar o filho na fogueira em favor de deuses pagãos, e alguns outros costumes extremos.

  2. Quanta ignorância e hipocrisia… mtos comentam como se fossem totamente corretos e coesos… se esquecem que o ser humano é falho e de colocam acima do bem e do mal, julgam e subjulgam o seu semelhante: cada qual é responsável pelos seus atos. Ainda bem que estamos vivos pela misericórdia de DEUS… irmaos reflitam, peçam sabedoria ao Senhor… do fundo do seu coraçao… Ele certamente a concederá. Paz

    1. As pessoas buscam comparações com outros para se justificarem, saibam pois que a salvação é individual. Não importa quem o julga, pois não é um julgamento válido, temam o julgamento Dele, pois é o único que pode fazê-lo.

  3. A partir do momento que a pessoa tem o espírito Santo em sua vida, ela vive de acordo com a vontade dele, ou seja… Eu tenho que renunciar por mais difícil que seja de tudo que agrada o meu eu, e procuro agradar a Deus. Se hoje eu sou nova criatura, já aceitei Jesus como meu único Salvador, por que vou fazer uma tatuagem?! Pra agradar a mim, ou as pessoas? Porque a Deus é que não agrada mesmo.

    1. é isso ai irmão Elso Tadeu Jesus diz na Bíblia seja Santo como Santo eu sou, lá na frente diz aqueles que perseverar em santidade terá a coroa da vida , e diz que o iferno é a cadeia para aqueles que fazem a vontade da carne
      por tanto cada um faça o que quiserem do seu corpo pois não é Jesus que condena niguem ele já acha todos condenados JESUS so bate o martelo no dia do juízo final apocalipse 21 e 22
      lá tem uma lista de condenação

  4. Queria perguntar o seguinte carrego uma marca nos meus dois braços do terreiro ñ sou satisfeita com elas pois as mesma me condenam o tempo todo pois todos ficam me perguntando de que terreiro vc é e varios outros quero muito fazer uma tatuoo pra cobrilos será que eu posso

    1. Olha só irmãos o que está acontecendo é que as igrejas estão crescendo, muitas pessoas que estão vindo para as igrejass,ja são desse jeito aceitão a jesus com tatuagem piercing e é dessa, forma, e não tem como mudar iss, uma tatuagem depois de feit, não tem como apagar a não ser por um milagre eu acho que devemos pedir sabedoria a Deus pra descutir um assunto desse…

    2. Paz minha querida! Não sou fã de tatuagem, mas não acredito que a respaldo bíblico para não fazê-las, mas acima de tudo nosso corpo nossa vida é para a glória de Deus, se essa tatuagem ou qualquer outro tipo de coisa, roubar essa glória temos um problema maior, então meu conselho é, se essa tatuagem não vai mudar teu comportamento cristã, não vejo problema!!! Fique na paz

    3. Tenho para mim, do que conheço da palavra de Deus que Deus não te condenará por nenhum das duas situações. Se houve arrependimento genuíno Deus não se lembra mais do seu desvio, e segundo se te traz diariamente dissabores, acho q não será cobrada por isso. Uma vez que no seu coração há somente a marca indelével de Jesus, o Salvador. Deus te abençoe.

    4. Espero que depois de todos esses anos você já esteja livre desta condenação…porque Cristo vos fez verdadeiramente livre, carregue a marca de Cristo em vosso testemunho e maneira de viver

  5. Olá sou católica e acho que deveríamos bater o joelho no chão e horário a Deus,pq se alguém está em Cristo nova criatura é as coisas velhas já se passaram e eis que tudo se fez novo,se tudo se fez novo como podemos ficar discutindo se tatuagem é de Deus ou não,devemos voutar o nosso coração a DEUS pq lá fora tem muitas pessoas cheias de tatuagens com pircens sem pircens,sem tatuagem e com muita depreçao sofrendo! então vamos horário por elas e não ficar julgando ,pois aquele que julgar será julgado,as vezes pensamos que levamos a vida perfeita que somos perfeitos, mais perfeito mesmo é que nos criou Cristo Jesus nosso salvador ,então vamos focar nossos olhares em Deus e não em coisas bobas .

    1. A palavra diz o que contamina o homem não é o entra mais sim o que sai do interior o que quer dizer o momento que comemos espelimos claro que devemos cuidar da nossa saúde por que a ordem mundial tem até causado essesos de hormônios para diacontrolarem o nosso organismo como frangos carnes causando um esseso vitaminas para nosso corpo e tudo que é esseso e prejudicial mais o que sai o que Jesus quer dizer e do coração da mente do ser humano vemos ouvimos absorvendo muita coisa desse mundo de.maldade perversidade fazendo que nossa mente absorva coisas impuras e acabamos nos corrompendo com tais coisas como tatuagens drogas roubos furtos mais os que estão em Cristo nasceram em Cristo continuam assim até a volta de Cristo e os que se converterem a Jesus Cristo mesmo que tenho tatuagem virão das drogas do latrocínio e outras coisas abomináveis a Deus não pratiquem mais e também esperam no senhor a sua volta mesmo que o mundo os marcaram e os que estavam em Cristo recebam esses que no mundo estavam e agora são de Jesus em Amor ajudando a permanecer em Jesus amem

  6. Nao posso entender como ainda tem Cristãos analfabetos.nao conhecem as escrituras sagradas,Oseias 4-6 diz O meu povo foi destruido por falta de conhecimento ,leia 1 Ts.5-23- E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo,e todo vosso corpo alma e espirito sejam plenamente conservados irrepreensiveis para a vinda do Senhor.Uma obra prima rasurada perde totalmente o valor, seu corpo é a obrs prima de Deus,não o rasure..

  7. Não tenho tatuagens e nem vontade em tê-las, mas acho temerário julgar alguém por te-las. Assim como tatuagens, piercing e outras futilidades partem de corações que perderam o foco de quem são escravos. Fomos comprados, não nos pertencemos. Nossos pensamentos devem estar no alto, procurando em tudo agradar o Senhor. Se minha dúvida é se coloco tatoo ou não é porque as coisas do Reino deixaram de ser prioridades. Ninguém tem a capacidade de afirmar se A ou B não vai para céu por ter tatoo antes ou depois de convertido, agora podemos afirmar sim que A ou B perdeu o foco do seu propósito principal no Reino de Deus.
    Se o Foco não for Ele você está com a visão errada.

  8. Porque importa que todos nós comparecamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o BEM ou MAL que tiver feito por meio do corpo. 2 Co 5:10.
    Este corpo é corruptível, sabemos que teremos um corpo transformado. Portanto, acredito que durante o período em que estamos aqui seremos avaliados por termos sido úteis ou inúteis. Respeito a opinião de todos. A paz do rei Jesus que excede todo o entendimento seja com todos vocês.
    Abraço.

  9. Olá pessoal!
    Aos que objetam contra fazer tatuagem, faço as seguintes perguntas?
    É errado pintar cabelo? É errado mulher FURAR A ORELHA e colocar BRINCOS? É errado BEBER REFRIGERANTE? É errado comer carne com gordura, aquela carne assada de final de semana, com aquela GORDURINHA? É errado COMER UMA BARRA DE CHOCOLATE?

  10. Fica aqui a minha pergunta…
    Hoje não vivemos debaixo da lei e sim somente pela graça?
    Se não estamos na lei, como saberemos se pecamos, pois se queremos justiça, tenho que saber quais são os meus direitos e deveres através da lei.
    Se não houver lei, sou livre para fazer o que bem quiser da minha vida e ponto final.

    Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.
    Romanos 6:14-18

  11. Quero contribuir só com algumas palavras, se me permitirem…
    A grande questão não está em fazer ou não fazer, está na intensão do coração, qual o sentimento e pensamento na hora de fazer a sua tatuagem? É para eternizar alguém, algum tipo de prazer, vaidade, quiz mostrar para o mundo alguma coisa, é para impressionar? Qual o sentido disso
    Que o próprio homem se examine quando faz algo com o seu próprio corpo.
    Talvez o que incomode é o julgamento e a culpa que o indivíduo está carregando por ter feito algo que talvez hoje não fizesse, ou por estar carregando uma imagem que foi gravada na sua pele por pura empolgação.
    Se você tiver a consciência do que está ou estava no seu coração em relação à tatoo que você tem ou está prestes a fazer, talvez se surpreenda.
    Mas, eu creio que a sua tatoo não vai te condenar, mas enquanto você não tiver consciência do que tem em você, talvez não consiga enxergar muito longe.
    O que pode trazer muita dor a muitas pessoas que se aventuram em gravar alguma coisa sobre sua pele é o fato de que não pode mais voltar atrás. Então, antes de qualquer coisa, pense bem e faça aquilo que acha melhor.
    Não vi no texto uma sentença de julgamento, mas apenas uma explicação baseada nas pesquisas de uma pessoa, o que você precisa reconhecer é que se a sua consciência está sendo afetada é porque tem alguma coisa que você precisa entender sobre isso. Caso contrário, você não teria nem interesse em ler a opinão dos outros. Mas, a bíblia nos mostra que um coração ensinável é o coração do sábio e o tolo despresa a disciplina, então se você está se sentindo disciplinado e se incomoda com isso, é hora de se examinar.
    Veja se a condenação está no seu coração e não na opinião de alguém, pois tudo está em você e não no outro.

    A minha pergunta para você é: o quanto você está verdadeiramente consciente dos seus atos?

  12. Bem que poderiam mudar aquela imagem da moça toda tatuada, pois dependendo do ambiente que estamos lendo comentários bíblicos fica estranho.

  13. Muitos cristãos dos dias atuais passam por cima de muitos mandamentos de Deus, alegando estar debaixo da graça e não sob o jugo da lei. Mas, a lei não foi anulada como foi dito!
    Verdadeiramente as igrejas estão cheias de libertinos.
    Nem mesmo aqueles que se dizem pastores interpretam corretamente a palavra de Deus.

  14. Espero que depois de todos esses anos você já esteja livre desta condenação…porque Cristo vos fez verdadeiramente livre, carregue a marca de Cristo em vosso testemunho e maneira de viver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *