O que é Cegueira Espiritual?

O que é a cegueira espiritual? O que a Bíblia diz sobre isso?

Cegueira Espiritual – Um cego guiando outro cego

Jesus tinha acabado de falar com alguns escribas e fariseus e havia repreendido seus discípulos para não seguir as suas tradições (Mt 15:1-2), Jesus lhes disse que eles estavam fazendo algo muito pior.

Eles estavam negligenciando seus pais e encobriam sua negligência, chamando-a de uma obra de Deus (Mt 15:3-6), quebrando assim o mandamento de honrar os seus pais, dessa forma Jesus chamou-os de hipócritas (Mateus 15:7).

Seus discípulos pareciam preocupados e disseram a Jesus “Sabe que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram isso” (Mt 15:12), mas Jesus disse aos discípulos: “Deixe-os; eles são guias de cegos. Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova “(Mateus 15:14).

O que Jesus quis dizer chamando-os de cegos?

Anteriormente, ele havia mencionado o Profeta Isaías, que escreveu sobre eles, como ele disse:

“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15: 8), de modo aparente, eles não tinham conhecimento das profecias do Antigo Testamento a respeito de Jesus, isso é resultado direto de um coração distante de Deus.

Enxergar diante de grandes distâncias se torna uma tarefa difícil.

O deus deste mundo

O apóstolo Paulo constantemente encontrou diferentes evangelhos que não eram realmente O Evangelho.

Estes descrentes estavam cegos para a verdadeira luz do mundo e assim eles começavam a imitá-lo, mas Paulo escreveu:

“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” 2 Coríntios 4:4.

Satanás é às vezes chamado de “Príncipe das Trevas” e ele tem seus próprios ministros que parecem bons e até mesmo como “anjos de luz” (2 Cor 11:4), mas o Diabo e seus demônios realmente odeiam a luz e eles tentarão distorcê-la deixá-la fora do real contexto.

Se ele conseguir manter as pessoas na escuridão, eles estarão cegados e incapazes de ver a luz, mas Deus superou a escuridão, em Jesus Cristo (João 1: 4-5).

Para nós que cremos, Deus “, disse, “que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.” 2 Coríntios 4:6.

Todos “que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12-13).

Nós fomos feitos para ver a luz; caso contrário, ainda estariamos na escuridão também e nem sequer saberíamos disso.

O invisível se fez visível

Não devemos ser duros para com os perdidos. Em vez disso, devemos ser movidos com compaixão e nos sentirmos compelidos a testemunhar sobre a Luz, pois como eles estão agora, nós já fomos uma vez.

Nós não estamos de nenhuma maneira melhor do que eles são. Estamos apenas em uma posição melhor na medida em que a ira de Deus não irá se cumprir em nós mais (João 3:36b), tendo sido redimidos pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus (1 Pe 1:19).

A principal diferença entre nós e os perdidos é que Deus nos enviou o Seu Espírito. Foi apenas quando estávamos convencidos pelo Espírito Santo de nossos pecados que nós também clamamos como a multidão reunida no Dia de Pentecostes, “O que vamos fazer” (Atos 2:37).

Para nós que somos salvos, vimos a necessidade de se arrepender e crer, que é exatamente a mesma mensagem que Jesus falou quando Ele começou Seu ministério terreno (Marcos 1:15).

A principal razão que nós viemos a conhecer a Cristo foi pela obra do Espírito de Deus que nos fez conscientes de nossos pecados (Rm 7) e a necessidade de ser perdoado, mas primeiro tivemos de nos humilhar diante de Deus. Deus nunca vai dar a Sua graça para qualquer um que é orgulhoso;

Ele só irá estender a Sua graça aos humildes (Tiago 4: 6), e ser humilde significa que você está mais aberto para o evangelho de Jesus Cristo e próximo de receber o dom gratuito da vida eterna (Ef 2: 8).

O que cega as pessoas?

Temos de fazer a pergunta; o que é que cega as pessoas? O que leva à cegueira espiritual?

Eu acredito que é nas escolhas que fazemos. Uma maneira de garantir que alguém vai ficar cego espiritualmente é se eles zombam de Deus (Isaías 37:23), zombam da ideia da existência de um deus (2 Pedro 3: 3; Jude 1:18), declaram que não existe nenhum Deus (Salmo 14: 1), e rejeitam o verdadeiro Filho de Deus (João 3: 36b; João 12:48)

Tudo o que eles estão fazendo, Deus diz, está “acumulando ira para ti no dia da ira, quando no julgamento de Deus será revelado” (Romanos 2: 5) e para todos os que” não obedecem a verdade, mas obedecem a injustiça, haverá ira e fúria”(Rm 2: 8).

Para permanecer cego, tudo que se tem a fazer é fazer “as obras da carne [que] são evidentes: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, raiva, rivalidades, dissensões, divisões , invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas “, e assim Paulo escreve:” como já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus “(Gl 5: 19-21).

Conclusão

Se você nunca recebeu pela fé, a luz do mundo, Jesus Cristo pela fé, então não há nenhuma razão que você não pode fazê-lo neste exato momento.

É preciso reconhecer que os seus pecados são uma afronta a um Deus santo e estes pecados te deixarão de fora da comunhão com Deus (Isaías 59: 2), mas a cruz de Cristo tem superado o fosso que nunca poderia ter sido fechado para você receber o reino.

Quando nos voltamos para Deus e colocamos nossa confiança em Cristo, vamos ver a luz, mas até nós nos humilhamos, permaneceremos na escuridão, e isso é um lugar que vai permanecer no horror absoluto, para todo o sempre.

Jesus disse daqueles que O rejeitam, “Amarrem os pés e mãos e lançai-os nas trevas exteriores. Naquele lugar haverá choro e ranger de dentes “(Mt 24:13).