O que é Comer da carne e Beber do sangue de Jesus?

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. João 6:53-56

Jesus Cristo utiliza 4 frases repetindo veemente que é necessário comer de sua carne e beber do seu sangue para:

– Ter vida em sí mesmo;
– Ter a vida eterna;
– Ser ressuscitado no último dia;
– Permanecer em Cristo;

As pessoas que estavam seguindo a Jesus naquele momento tomaram essas frases em um sentido literal, ou seja, tiveram uma ideia de canibalismo, para eles essa ideia era repugnante e contrária a Lei.

E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. Levítico 17:10,11

Por esse motivo muitos naquele momento deixaram de segui-lo.

O que Cristo disse foi totalmente simbólico, primeiro trata-se de uma referência ao sacrifício vivo, a expiação de pecados era realizada através da carne e do sangue, portanto agora aceitar a “carne e sangue” de Cristo seria a expiação para o perdão de pecados.

Levítico nos dá a referência de que a vida está no sangue, portanto receber o “sangue” de Jesus, é receber a própria vida, isso significa que todo aquele que não “bebeu do sangue” está morto espiritualmente sem perspectivas para com a eternidade e sem relacionamento com Deus.

Por fim a ideia de comer da carne e beber do sangue de Jesus significa absorver a sua forma de viver, tanto físico, emocional e mental. É ter as atitudes que o Senhor teria, e isso basicamente nos leva a Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a sí mesmo.

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16