O que é ser um cristão?

“O amor de Cristo nos constrange, uma vez que fizemos este julgamento, que um morreu por todos; portanto, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” ( 2 Coríntios 5:14-15 ).

O que significa ser um cristão? 

Charles Hodge vê a resposta neste texto: “ É ser tão constrangido pelo sentimento do amor de nosso divino Senhor por nós, que consagramos nossas vidas a ele. 

Ser cristão não significa meramente acreditar em nossa cabeça que Cristo morreu por nós. Significa “ser constrangido” por essa realidade. A verdade nos pressiona; agarra e segura; impulsiona e controla. Ela nos cerca e não nos deixa fugir dela. Ela nos enjaula na alegria.

Como fazer isso?

Paulo diz que o amor de Cristo por ele o constrange por causa de um julgamento que ele formou sobre aquela morte. “. . . tendo feito este julgamento , que um morreu por todos, portanto, todos morreram”. Paulo se tornou cristão não quando decidiu que Cristo morreu pelos pecadores, mas quando fez o sóbrio julgamento de que a morte de Cristo era também a morte de todos por quem ele morreu.

Em outras palavras, tornar-se cristão é acreditar não apenas que Cristo morreu por todo o seu povo, mas que todo o seu povo morreu quando ele morreu. Tornar-se cristão é, em primeiro lugar, fazer a pergunta: estou pronto para ser persuadido de que Cristo morreu por mim e eu morri nele? Estou pronto para morrer para que eu possa viver? Então, em segundo lugar, tornar-se cristão significa responder, sim, de coração.

O amor de Cristo nos constrange a responder: Sim. Sentimos tanto amor fluindo para nós da morte de Cristo que descobrimos em sua morte nossa morte – nossa morte para todas as outras lealdades concorrentes. Estamos tão sobrecarregados (“constrangidos”) pelo amor de Cristo que o mundo se desvanece, como diante de olhos moribundos.

Um cristão é uma pessoa que vive sob a coação do amor de Cristo. Cristianismo não é meramente acreditar em um conjunto de ideias sobre o amor de Cristo. É uma experiência de ser constrangido por esse amor.

Mas essa restrição vem de um “julgamento” que fazemos sobre a morte de Cristo: “Quando ele morreu, eu morri”. É um julgamento profundo. “Como o pecado de Adão foi legal e efetivamente o pecado de sua raça; então a morte de Cristo foi legal e efetivamente a morte de seu povo”. E como nossa morte já aconteceu, não suportamos essa condenação ( Romanos 8:1-3 ). E esse é o coração do amor de Cristo por nós. Através de sua própria morte imerecida, ele morreu nossa morte bem merecida.

E, portanto, esse “julgamento” que fazemos sobre sua morte resulta em ser “constrangido” por seu amor. Como não viveremos para aquele que morreu nossa morte para que pudéssemos viver! Ser cristão é ser constrangido pelo amor de Cristo. 

Aqui está a maneira como Charles Hodge colocou novamente:

Um cristão é aquele que reconhece Jesus como o Cristo, o Filho do Deus vivo, como Deus manifestado em carne, amando-nos e morrendo por nossa redenção; e quem é tão afetado pelo sentimento do amor deste Deus encarnado a ponto de ser constrangido a fazer da vontade de Cristo a regra de sua obediência, e a glória de Cristo o grande fim pelo qual ele vive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *