O que João 1 me ensinou sobre quem Jesus é

A faculdade que frequentei oferecia cultos na capela toda segunda, quarta e sexta. Normalmente, cantávamos algumas canções de adoração e, então, o orador principal vinha para oferecer uma mensagem. No entanto, antes do orador principal, antes daquele pelo qual estávamos animados, vinha a introdução.

A introdução era frequentemente feita por um aluno. Embora nunca me pedissem para fazer uma, pessoas que eu conhecia do meu alojamento ou das aulas subiam ao pódio para apresentar o palestrante. Claro, eles eram mais qualificados do que outros para fazer isso porque tinham um relacionamento pessoal com o palestrante. Eles não só sabiam sobre suas realizações, mas também podiam falar sobre seu caráter.

João 1 é esse tipo de introdução. As histórias e palavras de Jesus estão chegando, e os leitores as antecipam. Elas são o evento principal do Evangelho de João. E, como alguém que conheceu Jesus pessoalmente, João oferece sua introdução. E aqui estão três instantâneos de como João descreve seu amigo e Salvador.

1) A Palavra

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1:1-3)

Imediatamente, vemos a alusão a Gênesis 1:1 . As primeiras palavras de João 1 falam uma verdade incrível. Compare-as com as primeiras palavras de Gênesis 1:

No princípio, Deus criou os céus e a terra.

Observe o verbo criou . Isso significa que os céus e a terra não estavam lá até o começo. E se a criação deles marcou o começo, então Deus que fez a criação estava lá antes.

E João 1 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus.” Então João está claramente dizendo que Jesus, o Verbo, não foi criado, mas preexistente. Eterno.

Considere como Deus criou. Como Ele fez isso? Ele falou ( Gênesis 1:3 ). E o que Ele fez depois que as coisas foram criadas? Ele as nomeou : “Deus chamou à luz Dia, e às trevas chamou Noite” (Gênesis 1:5). A linguagem foi essencial para a criação.

João, sob a inspiração do Espírito Santo, chama Jesus de Palavra. Não é de se espantar que ele diga: “sem ele nada do que foi feito se fez”. Você não pode falar sem a Palavra.

2.) A Verdadeira Luz

A verdadeira luz, que ilumina a todos os homens, estava chegando ao mundo. (João 1:9)

João é cuidadoso ao descrever Jesus não apenas como a Palavra (que carrega conotações de verdade e realidade ), mas também como a Palavra objetiva. Jesus é a verdade. Ele é a realidade .

A verdade subjetiva, embora possa ser útil e boa, fornece insights para algumas pessoas em algum lugar durante algum período de tempo. A verdade objetiva, no entanto, impacta todas as pessoas em todos os lugares durante todos os tempos.

João diz que Jesus é a “verdadeira luz” e que Ele “dá luz a todos”. Em outras palavras, se podemos ver, conhecer ou entender a verdade, é porque Ele nos deu luz. Jesus não é apenas a verdade, mas também o caminho para conhecer a verdade.

Todos nós devemos responder à luz que Ele traz. João nos diz que o mundo não O conheceu e não O recebeu ( João 1:10-11 ). Qual é a consequência de tal rejeição? Bem, João 1:4 nos diz o que aqueles que O rejeitam perderão:

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

Rejeitar Sua luz é rejeitar a própria vida. Então, Jesus é a verdade, Ele é o caminho para conhecer a verdade, e Ele é o caminho para ter vida. Parece familiar?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6)

3) O Único Deus

O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. (João 1:14)O Deus único, que está no seio do Pai, é quem o deu a conhecer. (João 1:18)

João afirma que Jesus é a Palavra. Ele explica que a verdade que Jesus traz impacta todas as pessoas para sempre. E João também deixa mais uma coisa clara: Jesus é único entre todos. Ele é o único Deus.

A frase “único Filho do Pai” pode causar alguma confusão. “Filho” parece implicar que Jesus foi criado por Deus, mas podemos simplesmente voltar a João 1:1 para ver que esse não pode ser o caso. Jesus é eterno.

João 1:18 fornece alguma clareza para a expressão “Filho único do Pai”. Pois o último versículo explica que Jesus fez Deus conhecido a todos (veja novamente João 14:6). E então o que João quer dizer com “Filho” não é “criação”, mas “semelhança”.

Como é Deus? Deus é santo, o que significa que Ele é separado. Ele é único. Deus descreve a Si mesmo em Isaías 46 :

Eu sou Deus, e não há ninguém semelhante a mim. (Isaías 46:9)

Jesus é a encarnação daquela qualidade de Deus de “ninguém como eu”.

As pessoas que conheciam Jesus sabiam que ele era diferente de qualquer outro

João Batista sabia que Jesus era único, separado. Ele disse aos enviados dos fariseus que “entre vocês está alguém que vocês não conhecem” (João 1:26). Ou seja, algo totalmente, categoricamente diferente do que a humanidade já viu ou conheceu está aqui. João Batista sabia que o anseio humano por novidade, epitomizado por Eclesiastes 1:9, havia sido cumprido no nascimento de Jesus.

Natanael viria a saber da natureza única de Jesus quando Jesus soube que ele estivera debaixo da figueira. Ele ficou tão surpreso que disse: “Tu és o Filho de Deus. Tu és o Rei de Israel!” (João 1:49)

E os leitores da Bíblia também podem conhecer Jesus. Assim como o Criador do Universo nomeia o que Ele criou ao longo de Gênesis 1, Jesus dá a Simão um novo nome em João 1:42: “Cefas (que significa Pedro).”

Exorto-vos a abraçar a vida e a verdade através do único Deus, Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *