O que significa e realmente é a Unção?

A unção é um dos termos mais mal compreendidos na Bíblia. Essa incompreensão ironicamente abrange muitas denominações Católicas.

Em nenhum lugar na Bíblia a unção é sempre retratada como uma força mística que envia pessoas atirando para o chão, em convulsões, acessos de riso histérico, ou episódios de “santo de rolamento”; ainda hoje esses fenômenos são facilmente
atribuídos à “unção”.

Também não é apresentada como sensação física que pode ser “sentida”. Devido à ignorância, muitos cristãos confundem a unção de sensações comuns, tais como arrepios ou juncos de adrenalina. Não poucos pregadores atacam essa ignorância por sobre o uso de técnicas de controle de multidão para agitar as pessoas em suas emoções e em seguida, afirmam grande unção sobre si mesmos.

Mas o que é essa unção que é muito falada hoje em dia?

Ungir significa: manchar, esfregar, friccionar com óleo, purificar, consagrar corrigir; melhorar. No Antigo Testamento, as pessoas, animais e objetos foram literalmente ungidos ou esfregados com óleo. Isto foi feito para muitos fins. Ovelhas foram ungidas para protegê-las de insetos hematófagos.

Um escudo seria ungido para manter suas propriedades físicas Funcionários foram Ungidos como um sinal de consagração. Em um sentido diferente, qualquer um utilizado por Deus para qualquer finalidade foi referido como o ungido de Deus.

Isto incluiu profetas, sacerdotes, governantes e até mesmo os reis pagãos. Jesus é referido como o Cristo ou o Ungido. Assim, a unção estava relacionada, em parte, a função exercida, bem como cargo ocupado.

É contra esse pano de fundo que a compreensão do Novo Testamento da unção melhor encontra o seu significado. Jesus começou o seu ministério não por ser ungido com óleo, mas pelo Espírito Santo. Seu escritório era a de Messias e sua unção foi realizar funções associadas com isso. É esse conceito da unção que se aplica hoje.

A unção é uma capacitação divina para nós para cumprir os propósitos de Deus em terra.

A obra de Deus não pode ser feita através da força humana e poder, só por Seu Espírito. No entanto, estamos colaboradores de Deus.

Seu Espírito trabalha em nós e através de nós, ungindo-nos. A unção tem um propósito duplo. Funciona em nós e através de nós. Em primeiro lugar a unção opera em nós, ensinando-nos Deus formas e conformando-nos à Sua semelhança. Em segundo lugar, trabalha através de nós por dando habilidade sobrenatural para fazer a obra de Deus (testemunho, pregação, ensino, etc.)

É interessante notar que os crentes têm diferentes finalidades, eles são ungidos e equipado de forma única. Um evangelista está equipado para ganhar os perdidos, um pastor para liderar seu rebanho, e um cantor ao conforto ministro, etc

Se cada um ministrasse com sua unção não haveria esgotamento ou fadiga. Essas coisas só acontecem quando as pessoas tomam muito de si mesmos. Um ser humano não pode fazer a obra de Deus, sem a ajuda de Deus.

A unção também salva uma igreja do formalismo. Formalismo é o destino de qualquer organização que tenta fazer a obra de Deus por meio da força humana por si só.

O primeiro passo para ministrar com a unção é estar cheio do Espírito.

Então, quando a pessoa começa a obedecer a perfeita vontade de Deus, torna-se mais uma unção confiável.

O homem nunca é ordenado para ser ungido, nem ele é repreendido por não ser suficientemente poderoso. Mas ele é dito para obedecer. A unção é o trabalho de Deus, não do homem. Ele vai ungir aqueles a quem Ele nomear, como submeter à sua vontade, em humilde obediência.

Deus nos Abençoe!

One Comment on “O que significa e realmente é a Unção?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *