O que significa Eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito?

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Estas palavras com frequência aparecem nas mais variadas mensagens e imagens de mídias sociais. Não apenas isso, quando alguém não está em um período favorável, alguém irá recitar as seguintes palavras, “eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz”.

Naturalmente, esse amor por Jeremias 29:11 muitas vezes levou muitos cristãos teologicamente orientados a lamentar seu uso fora do contexto, mas o que de fato significa esse versículo?

Jeremias Não é um Pregador do Evangelho da Prosperidade

Muitos entendem o texto como algo mágico do favor de Deus em sua vida e planos. Se eu apenas tiver confiança, Deus me abençoará. Esse não é o profeta Jeremias; Quem poderia encontrar esse tipo de evangelho terapêutico moralista no Livro de Jeremias não leu nada nesse livro, muito provavelmente apenas esse versículo.

Este versículo vem no contexto de uma mensagem chocante do profeta. Uma parte dos israelitas estavam sendo levados cativos para a Babilônia, outra parte seriam “deixados para trás” em Jerusalém – ancorados em torno do templo e do trono, esses, assumem que sua fortuna relativa temporal é um sinal de que Deus está com Eles, enquanto aqueles que são levados em cativeiro para a Babilônia são vistos como debaixo da maldição de Deus.

Não são apenas aqueles em Jerusalém que estão tentados a pensar assim; Aqueles na Babilônia também estão tentados a pensar. O Deus de Israel parece distante para eles, e parece que eles foram arrebatados das promessas a Abraão. Jeremias diz, no entanto, que o julgamento de Deus cairá sobre Jerusalém, e que os propósitos de Deus virão através da vida dos exilados.

Uma má notícia

Esta não é realmente uma boa notícia para qualquer um dos ouvintes. O estabelecimento de Jerusalém é incerto e preocupante nesta mensagem, e encontra profetas que dirão que a paz está ao virar da esquina.

Para os exilados, a mensagem também não é alegre, pelo menos no curto prazo. Na carta de Jeremias a eles, eles dizem que seu retorno do exílio não acontecerá na época da geração deles, para que eles criem novas vidas na Babilônia.

Como isso se aplica a nós

Então, como essa passagem se aplica a nós?

Bem, Jeremias 29:11 devem ser lidas no contexto de todo o Livro de Jeremias, e o Livro deve ser lido no contexto da história de Israel. Mas então, tudo de Jeremias e toda a história de Israel deve ser lido no contexto dos propósitos de Deus em Jesus Cristo.

Todas as promessas de Deus “encontram o seu sim nele” (2 Coríntios 1:20). Se estamos em Cristo, então todos os horrores do juízo advertidos sobre os profetas caíram sobre nós, na cruz, onde nos unimos a Cristo enquanto Ele suportou a maldição da lei (Gálatas 3:13).

E, se estamos em Cristo, todas as bênçãos prometidas aos descendentes de Abraão são agora nossas, pois estamos unidos ao herdeiro de todas essas promessas (Gálatas 3:14-29).

Um dos versos favoritos dos cristãos deve ser lido dentro de um contexto.

Através de Jeremias, Deus está dizendo aos exilados que sua dispersão não é acidental. Deus tem planos para eles, planos que incluem até o que parece caótico e aleatório. Além disso, esses planos significam que o exílio não é permanente. Isso não é por causa da sua fidelidade, mas por causa da promessa de Deus a Abraão – uma promessa que estava esperando o filho de Abraão, o Senhor Jesus (Romanos 4).

E, de fato, os exilados não ficaram dispersos. Deus os restaurou para sua casa.

E Deus nos diz que, como estamos em Cristo, somos estrangeiros e exilados neste tempo (Hb 11:13; 1 Pedro 2:11). Nós sofremos, sangramos, morremos – e por tudo o que somos tentados, temos o costume de pensar que isso significa que Deus nos abandonou.

Concluímos que somos “como ovelhas a serem abatidas” (Romanos 8:36). Não é isso o que a palavra do evangelho nos diz.

Plano de Longo Prazo de Deus para você

Deus tem um plano para você, em Cristo. Esse plano não é para sua destruição, mas para o seu bem-estar. Você está sendo conformado na imagem de Cristo – compartilhando seu sofrimento – e seu fim não é como uma vítima, mas como um vencedor, um herdeiro comum com o Rei (Romanos 8: 12-39).

Como você pode saber disso? Você pode conhecê-lo da maneira como os exilados fizeram: não observando sua condição presente, mas pela Palavra de Deus, seu juramento e sua aliança. Isso significa que seus planos podem evaporar. Seus sonhos podem ser esmagados. Sua vida pode ser apagada. Mas o Deus que ressuscitou Jesus dentre os mortos irá levantar-se com ele.

Jeremias 29:11 aplica-se a você? Se você está em Cristo, você pode contar com isso. A passagem não promete a você o tipo de prêmios da cultura futura, e talvez até prometa um futuro que você tossiria se você a visse em uma bola de cristal.

A curto prazo, você pode sofrer. Mas a longo prazo, seu futuro é co-assinado com Cristo. Esse é um futuro para o seu bem-estar, e não para o mal; um futuro de esperança, não de desespero.