O que significa orar com fé?

A Palavra de Deus fornece um rico catálogo de promessas surpreendentes sobre o que a oração pode fazer.

Um desses versículos bíblicos é Tiago 5:14-15, que diz:

Algum de vocês está doente? Ele deveria chamar os presbíteros da igreja para orar por ele e ungi-lo com óleo em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o ressuscitará.

Isso significa que Deus sempre concederá nossas orações enquanto acreditarmos? Como devemos usar essas grandes promessas de oração?

Alguns cristãos ficaram confusos e perplexos sobre como usar estas promessas. Deixe-me pintar um quadro de uma situação comovente que já vi muitas vezes:

Um ente querido é diagnosticado com uma doença grave, então a família e os amigos dessa pessoa começam a orar. Com o tempo, a doença piora e alguém diz: “Se ao menos tivéssemos fé suficiente, poderíamos mover a mão de Deus e a resposta seria dada”.

Há uma sensação crescente de que a vida e a morte estão nas mãos daqueles que oram. A fé não é mais uma questão de confiar em Deus. Trata-se de nos convencermos de que o resultado que pedimos vai acontecer.

E se o resultado não for do nosso jeito, nos culpamos: “Se eu tivesse mais fé, ele ainda estaria vivo”. Esse é um fardo esmagador. Ou ficamos ressentidos com Deus: “Se Deus realmente se importasse, se Ele algum dia nos ouvisse, meu ente querido ainda estaria aqui”. Este também é um fardo esmagador.

De qualquer forma, nos colocamos no lugar de Deus e sempre que tentamos ocupar o lugar de Deus, assumimos um fardo que nenhum de nós é capaz de suportar.

O que significa orar com fé?

Quero mostrar a você, com base na Bíblia, que a fé ora de duas maneiras: a fé ora com segurança e a fé ora com submissão . Esses dois tipos de oração nos são dados para situações diferentes. É importante que saibamos utilizá-los e aprendamos a distingui-los.

1. A fé ora com segurança quando Deus torna conhecido o resultado.

Elias era um homem como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu na terra durante três anos e meio. (Tiago 5:17)

Tiago nos dá um exemplo disso na história de Elias. Foi uma época de grande idolatria, pois as pessoas adoravam Baal, e Elias orou para que não chovesse. Você pode ler a história em 1 Reis 17-18.

Ele deve ter certeza de que o que orou aconteceria, porque 1 Reis nos diz que Elias foi à corte do tirano, o rei Acabe, e disse: “Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem eu sirvo, não haverá nem orvalho nem chuva nos próximos anos, exceto pela minha palavra” (1 Reis 17:1). Você tem que ter certeza da resposta à sua oração para falar assim com o rei.

Elias sabia que o que ele orou aconteceria. Sabemos, observando o que aconteceu três anos e meio depois:

Depois de muito tempo, no terceiro ano, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá e apresente-se a Acabe e enviarei chuva sobre a terra”. (1 Reis 18:1)

Deus diz a Elias: “Haverá chuva”. Com base nessa promessa, Elias fala com Acabe e depois começa a orar. Deus revelou o que iria fazer, então quando Elias orou , ele teve grande confiança de que o que orou aconteceria.

Foi assim que aconteceu quando as chuvas voltaram, e penso que é razoável supor que aconteceu da mesma forma três anos antes, quando as chuvas pararam. Deus disse a Elias o que aconteceria, e então Elias orou com grande segurança (1 Reis 18:42).

A história de Elias é uma ilustração:

Algum de vocês está doente? Ele deveria chamar os presbíteros da igreja para orar por ele e ungi-lo com óleo em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o ressuscitará. (Tiago 5:14-15)

Quero que você observe quatro coisas aqui:

1. A iniciativa é do doente e não dos mais velhos.

2. O doente não é obrigado a chamar os mais velhos. Ele ou ela tem permissão para fazer isso.

3. Deus pode aproveitar esta ocasião para dar a um dos presbíteros, ou à pessoa que está doente, uma garantia do resultado, para que possam orar da mesma forma que Elias fez.

4. Parece-me que uma pessoa deveria considerar chamar os presbíteros se e quando sentir que pode ser o propósito de Deus intervir na sua vida com um dom de cura.

Deixe-me contar sobre uma ocasião em que eu mesmo vi esse tipo de oração. Havia uma senhora que adorava na igreja que servi durante 16 anos em Londres, com o marido, o filho e a nora. Ela foi diagnosticada com câncer e pediu aos élderes que viessem orar com ela.

Fui à casa dela com outro ancião. Eu me lembro bem. Era véspera de Natal. Eu disse a ela: “Vou ungi-la com óleo e depois oraremos. Se você quiser orar também, fique à vontade para fazê-lo.” Ungi-a com óleo e comecei a orar. Então o outro ancião orou.

Finalmente, a senhora começou a orar. Ela comparecia à reunião semanal de oração com notável regularidade. Eu nunca a tinha ouvido orar antes e nunca mais a ouvi orar. Mas desta vez sim, e só posso dizer que Deus lhe deu o dom da fé.

Ao orar, ela recebeu a confiança, a certeza de que Deus a curaria, e ele o fez. Conto essa história porque pude ouvir os relatos dos médicos e observar o que aconteceu durante anos. A senhora foi notavelmente curada.

Não tenho outra explicação para o que aconteceu, a não ser que o Espírito Santo lhe deu uma garantia especial do resultado da sua oração, para que ela pudesse orar da maneira que Tiago descreve aqui, uma oração de fé.

Sorrio quando penso nisso porque suspeito que ela pensou que Deus daria o dom da fé aos presbíteros. Não tenho dúvidas de que Deus deu isso a ela. Ela recebeu a inspiração do Espírito de que esse era o propósito de Deus em sua vida, e isso a capacitou a orar com grande segurança.

A “oração de fé” em Tiago 5:15 não é uma fé que é de alguma forma desenvolvida. É um dom que desce (Efésios 2:8-9).

2. A fé ora com submissão quando Deus mantém o resultado oculto.

É assim que a fé ora em todas as situações em que você simplesmente não sabe qual será o resultado. Você se candidata a um emprego, mas não há nenhuma promessa especial nas Escrituras de que você o conseguirá, e você pode não receber nenhuma orientação especial do Espírito sobre isso. O resultado não foi divulgado. Então, a fé ora com submissão.

O extraordinário é que este tipo de oração é igualmente eficaz. Não é que estes dois tipos de oração sejam maiores ou menores. Certamente não é que um envolva fé e o outro não. Esses dois tipos de oração nos são dados para situações diferentes. Deixe-me dar dois exemplos deste segundo tipo de oração:

Exemplo #1: O homem com lepra

Um homem com lepra veio até ele e implorou-lhe de joelhos: “Se você quiser, pode me limpar”. (Marcos 1:40)

Pela oração do homem fica claro que ele sabe que Cristo pode curá-lo: “Tu podes tornar-me limpo”. Não há dúvida aí. O que ele não sabe é se é propósito de Cristo torná-lo limpo: “Se queres…”

Ele não sabe qual será o resultado. Pedir com segurança seria presunção. Então, ele pede com submissão e assim honra a Cristo. Depois lemos: “Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão e tocou o homem. “Estou disposto”, disse ele. ‘Esteja limpo!’” (Marcos 1:41).

Este não é um tipo inferior de oração. A fé ora com segurança quando Deus deixa claro o resultado, e com submissão quando Deus mantém o resultado oculto. Esta é a maneira apropriada de orar quando não temos uma promessa das Escrituras, ou uma inspiração do Espírito com relação ao propósito de Deus em uma situação particular.

Exemplo #2: O Apóstolo Paulo

Foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. (2 Coríntios 12:7)

Você pensaria que o resultado é absolutamente claro. Paulo está fazendo a obra de Deus e está sendo atormentado por esse problema específico. Satanás está ativamente envolvido, então certamente conhecemos a vontade de Deus aqui. Paulo começa a orar: “Três vezes roguei ao Senhor que me tirasse isso” (v. 8).

Ninguém deveria acusar o apóstolo Paulo de falta de fé: “Três vezes roguei ao Senhor…” Este é o apóstolo derramando-se na intercessão. “Mas ele me disse: ‘Minha graça te basta, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Por isso, gloriar-me-ei ainda mais alegremente nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim” (v. 9).

A fé de Paulo é expressa não na certeza do resultado, mas na submissão ao resultado.

O maior exemplo de oração com fé em todas as Escrituras está no Jardim do Getsêmani, quando nosso Senhor diz: “Aba, Pai… tudo é possível para você. Tire este copo de mim. Contudo, não o que eu quero, mas o que tu queres” (Marcos 14:36). Isso é fé: glorificar a Deus submetendo-se ao Seu propósito.

Ore com submissão naquilo que Deus manteve oculto

Cultive a humildade em sua oração. Você pode pedir e suplicar, como Paulo fez, mas lembre-se sempre de que você está pedindo, não ordenando:

Agora ouçam vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano lá, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Ora, você nem sabe o que acontecerá amanhã. Qual é a sua vida? Você é uma névoa que aparece por um tempo e depois desaparece.

Em vez disso, você deveria dizer: “ Se for a vontade do Senhor , viveremos e faremos isto ou aquilo”. (Tiago 4:13-15)

Ore com segurança pelo que Deus revelou

Cultive ousadia em sua oração. Deus pode tornar Seu propósito conhecido por meio de uma promessa das Escrituras ou por meio de uma inspiração do Espírito.

Quando Deus fez uma promessa clara que é para todas as pessoas, você não precisa dizer: “Se for da Tua vontade”. Você pode orar com grande segurança. A Escritura está cheia de tais promessas. A Bíblia é como um campo de tesouros enterrados, e a oração desenterra as promessas de Deus.

Quando você pede força, poder e a presença do Espírito Santo em sua vida, não precisa dizer: “Pai, dê-me o Teu Espírito Santo, se for da Tua vontade”. Ele já lhe disse qual é a Sua vontade.

As promessas de Deus abrem a porta para uma fé que ora com grande segurança e ousadia: “Aproximemo-nos com confiança do trono da graça, para que possamos receber misericórdia e achar graça para socorro em tempo oportuno” (Hebreus 4:16). .

Hoje, de que forma você orará com segurança e/ou submissão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *