Observe sua vida

Fique de olho em si mesmo. 1 Timóteo 4:16

Há cinco passos envolvidos em guardar seu coração, e o primeiro passo que vamos ver hoje é observar sua vida.

Jesus disse aos discípulos: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Marcos 14:38). Paulo disse a Timóteo: “Guarda bem de ti mesmo e do ensino” (1 Tm 4:16). Paulo também disse aos anciãos de Efésios: “Prestai atenção a vós mesmos e a todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos” (Atos 20:28).

Pense no seu carro – enquanto você dirige pela estrada, há certas informações que você precisa ter à mão: a que velocidade você está indo? Quanto combustível resta no tanque? Depois, há outras informações, como a temperatura do motor e o nível do óleo. Você não observa isso constantemente, mas se a temperatura do seu motor aumentar, você precisa saber. Todas essas informações são exibidas no painel à sua frente.

Como seria um painel para sua alma? 

Haveria luzes vermelhas e luzes verdes. Luzes vermelhas seriam impulsos em sua alma que têm a tendência de afastamento secreto, perpétuo e alarmante de Deus.

Aqui estão alguns exemplos de luzes vermelhas que você pode colocar em seu painel: Medo, orgulho, ganância, autopiedade, ressentimento, covardia, raiva, pensamentos duros sobre Deus e frieza na adoração – qualquer senso de formalidade na adoração, ou qualquer sensação de passar pelos movimentos.

Ninguém pode conhecer os impulsos que espreitam em seu coração melhor do que você. Portanto, seja honesto consigo mesmo e identifique os impulsos do coração contra os quais você mais precisa se proteger.

Você viu alguma luz vermelha no painel do seu coração ultimamente?

Conheça a si mesmo

Você estava correndo bem. Quem te impediu? Gálatas 5:7

O segundo passo para guardar seu coração é conhecer a si mesmo. Talvez você possa se lembrar de uma época em que estava fazendo um bom progresso na vida cristã.

Você tinha um coração para Deus. Você encontrou alegria em Cristo. Seu amor pelo Salvador ardia intensamente. Você tinha paixão pelo avanço do evangelho. Você fez sacrifícios reais. Enfrentou dificuldades com coragem. Você lutou contra pecados profundamente enraizados em sua vida e cresceu em santidade. Mas essas coisas não são mais verdadeiras para você.

Paulo perguntou à igreja na Galácia: “Quem te impediu?” Em outras palavras, “O que aconteceu com você? O que te parou? Quais são os pesos que o atrasaram? O que atrapalhou seu progresso contínuo? O que o impediu?”

Este é o momento de ser implacavelmente honesto consigo mesmo. 

Se você disser: “Não tenho certeza”, peça a Deus que lhe mostre seu próprio coração. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Experimente-me e conheça meus pensamentos! E vede se há em mim algum caminho penoso” (Sl 139:23-24).

Converse com um amigo cristão ou com um pastor se precisar, mas não se acomode sem a resposta. É muito importante. Como você pode lidar com o problema se você não sabe o que é? E se você não lidar com os impulsos que tendem ao afastamento secreto, perpétuo e alarmante de Deus, como você vai perseverar como cristão?

Infelizmente, há muitos cristãos que estudam a Bíblia, mas dificilmente dão uma segunda olhada em seus próprios corações, porque nunca aprenderam a fazer isso.

Existe um pastor ou outro amigo cristão de confiança com quem você possa conversar?

2 Comments on “Observe sua vida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *