Para aqueles que estão frustrados com a Igreja

Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito (Ef 2:22).

Se você já se sentiu desencorajado com a igreja, se já sentiu vontade de desistir da igreja (como a maioria dos cristãos em algum momento de suas vidas), então este artigo é para você. A imagem bíblica da igreja como um edifício é o que você precisa entender para que seja capaz de sustentar uma vida inteira de ministério dentro do corpo de Cristo, onde quer que Ele o coloque.

Construção de Pessoas

Quando Jesus disse, “Eu edificarei a minha igreja” (Mt 16:18), ele estava falando sobre pessoas. Esta imagem mostra que o propósito do nosso Senhor é que ele quer nos edificar juntos. Pedro, que é chamado de “a pedra” ou “a rocha”, retoma este mesmo tema dizendo, “Vocês [são] pedras vivas” (1 Pedro 2:5). Cristo está construindo um edifício que é feito de pessoas, e cada um de nós é como uma pedra viva.

Mas a imagem aqui não é de um edifício com tijolos, mas com pedras — que vêm em todos os tipos de formas, tamanhos e cores. Elas são talhadas de uma pedreira e saem com bordas ásperas. A grande habilidade do Mestre Construtor é encaixá-las para que cada uma encontre seu lugar especial dentro do edifício.

Uma das alegrias de viajar pela Escócia é ver os “Drystane Dykes” (muros de pedra seca). Esses muros não têm argamassa — são simplesmente pedras. O ponto principal é que a resistência do muro depende da colocação e do formato de cada pedra individual. É algo assim que o apóstolo Paulo descreve em Efésios 2:22 — cada um de nós é como uma pedra viva. Todos nós temos nossa própria individualidade, e Cristo usa isso enquanto constrói Sua igreja.

Você pode vir à igreja e dizer: “Não tenho tanta certeza de que sou como as outras pessoas aqui”. Então eu responderia: “É exatamente por isso que você é necessário lá”. Deus criou você como alguém único. Ele redime o que criou. O que Ele colocou nos crentes pela criação, Ele agora redimiu para o bem de Sua igreja e para a glória final de Seu Filho.

Trabalho em progresso

O apóstolo nos diz em Efésios 2:21 que “todo o edifício… se levanta para se tornar…” O edifício de Deus ainda não está completo. Então, ninguém deve se surpreender se a igreja local parece e se sente mais como um canteiro de obras do que como um showroom.

A igreja é composta de pessoas comuns que estão em processo de redenção, todos nós pecadores em processo de renovação. Foi Agostinho quem descreveu a igreja como “um hospital para pecadores”. Ele disse que seria muito estranho se as pessoas criticassem os hospitais porque os pacientes estavam doentes. O ponto principal do hospital é que as pessoas estão lá porque estão doentes e ainda não se recuperaram.

Defina suas expectativas da igreja local sabiamente. Já é difícil o suficiente para dois pecadores fazerem um bom casamento. Então, quão mais difícil é para 200 pecadores ou 2.000 pecadores fazerem uma boa igreja? Quando O virmos, seremos como Ele, mas até então somos como um edifício em construção.

Em qualquer congregação de crentes, você descobrirá que há coisas ainda não feitas e coisas que estão fora do lugar. Algumas coisas precisam ser retiradas, outras precisam ser limpas. Muitas coisas estão apenas esboçadas e precisam ser finalizadas. Sempre será assim até que Jesus Cristo venha.

É fácil para um crítico e um cínico entrar na igreja local e dizer: “Olhe para tudo isso que ainda não foi feito. Olhe para tudo isso que ainda não está completo. Como Jesus Cristo pode estar presente nisso?” Jesus Cristo está presente em Sua igreja como o construtor. A evidência da presença de Cristo não é que tudo está completo, mas que tudo está em processo. O fato de que a igreja muitas vezes parece mais um canteiro de obras do que um showroom é evidência da presença do construtor.

Se você não entender que a igreja é um trabalho em andamento, você passará o resto da sua vida buscando a perfeição e acabará sozinho. Essa não é a vontade de Deus para você.

Casa em Preparação

Cristo não será o construtor para sempre. Um dia, o edifício se tornará “uma habitação em que Deus vive por seu Espírito” (Ef. 2:22). Em outras palavras, Cristo estará em casa com seu povo quando toda a sua obra em e entre seu povo estiver completa.

Tema do Antigo Testamento

Um grande tema que percorre a Bíblia é o de Deus buscando um lar na Terra . No Monte Sinai, Deus disse a Moisés para construir o tabernáculo, um lugar de encontro entre Deus e Seu povo. Então o Senhor disse algo ainda melhor:

Mas buscarás o lugar que o Senhor teu Deus escolherá dentre todas as tuas tribos para ali pôr o seu nome e ali fazer a sua habitação (Dt 12:5).

O local de encontro seria agora um lugar de habitação. Mais tarde, Davi discerniu que Jerusalém era aquele lugar. É por isso que Salomão construiu o templo ali. E quando foi dedicado, a nuvem da glória de Deus encheu todo o lugar. Todas as pessoas puderam ver a evidência visível da presença do Deus Todo-Poderoso. Aqui era o lugar onde Deus realmente está. Aqui era o lugar onde a presença de Deus era feita conhecida, a habitação de Deus na terra.

Siga a história do templo. O povo de Deus pecou contra Ele de várias maneiras, o templo foi eventualmente invadido, e o povo de Deus se tornou exilado em outra terra por 70 anos. Então Deus os trouxe de volta no tempo de Esdras e Neemias, e eles reconstruíram o templo. Mas, quando o dedicaram, nenhuma nuvem de glória veio e encheu o templo. No final do Antigo Testamento, os profetas estão esperando o dia em que “o Senhor virá de repente ao seu templo” (Mal. 3:1).

E então um dia Ele fez. Quando Jesus entrou no templo, você se lembra do que Ele encontrou? A liderança do templo havia perdido sua visão do ministério para as nações. Não era mais uma casa de oração, então Jesus expulsou os comerciantes. Mais tarde, Jesus disse: “Destruí este templo e eu o levantarei novamente em três dias” (João 2:19). Ele não estava se referindo ao edifício. Ele estava se referindo a Si mesmo, à Sua própria carne. Você vê o enorme significado disto: “em Cristo habita  corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2:9).

Então Jesus continuou dizendo algo extraordinário: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada” (João 14:23).

Promessa do Novo Testamento

Se você vier a amar e confiar no Senhor Jesus Cristo, aqui está a promessa do Novo Testamento: O Pai e o Filho, por meio da agência do Espírito, verdadeiramente virão para fazer “lar” em você. É por isso que, mais tarde no Novo Testamento, encontramos o apóstolo Paulo dizendo: “Vocês não sabem que o seu corpo é um templo do Espírito Santo?” (1 Cor. 6:19).

É isso que você é. Se você está em Cristo, isso é realmente verdade para você. E se você está entre aqueles frustrados com a igreja, eu lhe prometo isto: Você estará mais em casa na presença de Cristo, como um crente, totalmente redimido no céu. Você estará mais em casa lá, do que em qualquer momento e lugar que você já esteve em toda a sua vida neste mundo. Você estará mais em casa com Cristo, e Ele estará em casa com você. Nada sobre nós O entristecerá naquele dia, porque Sua obra estará completa. Fazer parte desta obra que Cristo está fazendo na igreja é o maior privilégio de nossas vidas deste lado do céu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *