Para onde vamos depois da morte?

Quem nunca se pegou pensando, questionado ou buscando respostas acerca de onde iremos e se iremos para algum lugar após a morte?. Muitas pessoas gastaram os seus dias procurando responder ou encontrar essas respostas.

Este assunto foi e ainda é combustível de debates entre muitos grupos, sejam cristãos ou não. Aonde iremos, será que vamos para o céu ou vamos para o inferno, reencarnaremos ou simplesmente desapareceremos?

Em meio a este montante de questionamentos, uma certeza pondera em nossos corações, revela-se no dia a dia, certeza essa que morreremos, em algum momento o nosso coração parará de pulsar, o fôlego nos faltará e obteremos o destino que construímos em Deus.

Mas para onde iremos quando isso acontecer? A morte não é opcional, não é uma escolha. O escritor aos Hebreus no capitulo 9 verso 27, afirma-nos que da mesma forma, ao homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.

Existe esta certeza que morreremos, a Bíblia diz em Eclesiastes 9:5-6, 10:

“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

Então para onde iremos nós quando a morte nos alcançar? veja o que o apostolo Paulo escreveu aos Tessalonicenses:

“.13. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.15. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.16. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.17. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.18. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Cremos nas palavras de Jesus e com base nelas temos a resposta para essa indagação, para onde iremos após a morte? Certa vez Jesus contava uma parábola a respeito de um mendigo chamado Lazaro e um homem rico no qual o mendigo, o homem pobre se deliciava se fartava no seio de Abraão e o homem rico padecia no Hades.

Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai se não for por mim, então a resposta se fundamenta a partir desta declaração do mestre. Entendemos que todos aqueles que vierem ao Senhor Jesus se aproximam de Deus (PAI), e ao se aproximarem de Deus, confessando-o como único e suficiente Salvador, tem os seus nomes escritos no livro da vida.

Para onde vamos?

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.(17). A palavra do Senhor nos trás algumas certezas e convicções acerca de nosso estado após a morte. O apostolo enfatiza com excelência a respeito da nossa nova condição, a saber, pós-morte, João escreveu que viu uma grande multidão que não se podia enumerar, multidão essa que lavaram os seus vestidos no sangue do Cordeiro.

João escreveu que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo aquele que Nele creia não pereça mas tenha a vida eterna (João 3.16)

Iremos morar com o Senhor? sim, se estivermos os nossos nomes escritos no livro da vida. Apc 20. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

Iremos para inferno? Sim, se não reconhecermos o Senhor como único e suficiente salvador. Se praticarmos as obras da carne e morremos neste delito, iremos para o inferno se nos assemelharmos ou sermos um dos que João cita em Ap.22 15:

Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.

Também o que o Apostolo Paulo exorta em I Cor. 6 9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

A grande verdade é que há um caminho a ser traçado, Hb 9.27 nos relata isso , devemos morrer uma só vez, destronando de qualquer argumentação bíblica a questão de reencarnação, então um dia nos apresentaremos ante o cordeiro. Diz as escritura sagradas que abrir-se a o livro das nossas obras e seremos julgados conforme cada uma delas, porém há de se aberto o livro da vida e seremos absolvidos com a inscrição de nossos nomes nele.

Então para onde iremos, poderá ser respondido de acordo com a vida que vivemos hoje, disse Jesus eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai se não for por mim.

Jesus está voltando. Ele nos afirma em Apc13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Ronaldo Nunes de Oliveira.

8 Comments on “Para onde vamos depois da morte?”

  1. Querer usar a PARÁBOLA do rico e Lázaro para fundamentar a existência da vida após a morte, é ir por um caminho sem sentido, pois uma parábola NÃO PODE ser vista como literal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *