Paz em todos os momentos e em todos os sentidos

O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês. 2 Tessalonicenses 3:16

Basta ligar a TV no noticiário ou abrir uma página da internet em algum portal de notícias para achar que o versículo acima é um completo absurdo, algo impensável em qualquer período da humanidadde, Paz em todo o tempo e de todas as formas, mais conhecida como a paz que excede todo o entendimento. Como isso é possível?

Um dos desejos mais profundos de cada alma humana é a paz

O significado de Paz carrega uma série de qualidades secundárias:

1. relação entre pessoas que não estão em conflito; acordo, concórdia.
2. relação tranquila entre cidadãos; ausência de problemas, de violência.
3. situação de uma nação ou de um Estado que não está em guerra.
4. cessação total de hostilidades entre Estados, mediante celebração de tratado; armistício.
5. estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações.
6. estado característico de um lugar ou de um momento em que não há barulho e/ou agitação; calma, sossego.

Basicamente o que todo ser humano procura de alguma forma é a paz, o descanso, sem a paz não é possível estar alegre, feliz, tranquilo. Queremos, acima de tudo, paz em nossos corações.

O Senhor da Paz é o único doador da paz verdadeira

O sacrifício de Cristo é um símbolo de paz entre Deus e a humanidade:

Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Efésios 2:13-17

Quando entendemos que houve a nossa reconciliação com Deus por meio do sangue de Cristo, podemos vivenciar e exeperimentar a Paz vivida por Jesus em sua humanidade e em seu relacionamento com o Pai. A sua confiança e comunhão ininterrupta com o Pai, mostra como isso refletiu na Paz vivenciada pelo Messias, geralmente descrito nas escrituras de forma serena e tranquila.

A Paz do Senhor da Paz é perfeita

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

Como relatado por Jesus, existe um tipo de falsa paz, que vem do mundo, é apenas uma sensação de tranquilidade, algo quando tudo vai bem, as coisas começam a dar certo, sabemos que esse tipo de situação não dura para sempre, alguém que não está firmado, quando vier a adversidade perde facilmente essa sensação e ocorre o “temor” no coração.

Não é esse tipo de Paz que o Senhor nos dá, muito mais do que isso Ele nos mostra a perspectiva da eternidade onde haverá Paz plenamente, dessa forma não importa as circunstâncias que você vive, basta olhar novamente para Cristo e você terá a paz, terá a perspectiva correta da nossa criação.

Jesus reafirmou:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Por mais que venham as aflições e preocupações do dia a dia, a paz genuína vem de Cristo, motivo suficiente para renovarmos os nossos ânimos e deixarmos toda ansiedade e temores de lado.

Que você possa encontrar hoje a Paz que vem do Senhor da Paz.