Perguntas e respostas bíblicas: Cometi o pecado imperdoável?

Pergunta: Cometi o pecado imperdoável?

Resposta: Recebemos esta pergunta várias vezes ao longo dos anos. É claramente algo contra o qual muitas pessoas, incluindo cristãos, lutam.

Vou presumir que a razão pela qual você está fazendo esta pergunta é por causa das palavras de Jesus: “Eu lhes digo a verdade. Todos os pecados e blasfêmias dos homens serão perdoados. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; ele é culpado de um pecado eterno” (Marcos 3:28-29).

Observe que há um positivo e um negativo no que Jesus diz. Primeiro, o positivo.

Jesus está pronto para perdoar

Jesus está nos dizendo que Ele está pronto para perdoar qualquer pecado que você tenha cometido se você vier a Ele hoje.

Ele está pronto para perdoar nossas mentiras, roubos, pecados de pensamento e de fala, pecados abertos e pecados secretos, pecados de muito tempo atrás e pecados repetidos muitas vezes.

Observe que Ele está pronto para perdoar todas as  blasfêmias. Isso certamente inclui palavras blasfemas, pensamentos blasfemos e atos blasfemos. E Jesus dá-nos a sua palavra: “Eu vos digo a verdade!”

Todos os pecados e blasfêmias de homens e mulheres serão perdoados. Isso significa que o sangue de Jesus Cristo é suficiente para cobrir todos os pecados, inclusive o seu!

Aceite esta promessa de Jesus e acredite nela. Venha a Ele com base em Sua palavra. Conte a Ele sobre seus pecados. Nomeie-os. Confesse-os e encontre paz com Deus através do sangue de Cristo hoje.

Agora, para o negativo, o aviso.

Jesus não perdoará aqueles que o rejeitam

Como eu disse, muitos crentes temem que possam ter cometido esse pecado. Mas, encoraje-se, se você está preocupado com a possibilidade de ter cometido esse pecado, pode ter certeza de que não o fez.

O que é blasfêmia contra o Espírito Santo? É fazer o que os professores da lei corriam o risco de fazer. O que eles fizeram? Eles viram a obra de Cristo e concluíram que Ele estava aliado ao diabo.

O pecado que não pode ser perdoado é o pecado de continuar a rejeitar Jesus Cristo e Sua obra.

Por que isso é chamado de “blasfêmia contra o Espírito Santo?” Porque o Espírito veio sobre Jesus no Seu batismo, e daquele momento em diante, o ministério do Espírito Santo é o ministério de Jesus.

Observe que Jesus não diz que os mestres da lei cometeram esse pecado, mas que estiveram perto dele. É por isso que Ele lhes dá esse aviso. Esses homens são rebeldes educados. Eles poderiam passar em um exame bíblico. Eles poderiam escrever trabalhos de primeira classe na escola bíblica. O conhecimento deles era impressionante, mas recusaram submeter-se à autoridade de Cristo.

Existe uma dureza de coração que pode atingir as pessoas mais estudiosas.

Uma promessa e um aviso

Deus está pronto para perdoar qualquer pecado através de Seu Filho, Jesus Cristo, que morreu por você. Essa é a promessa.

Mas se você continuar recusando esse Cristo, não há outra maneira pela qual você possa ser perdoado. Esse é o aviso.

Espero e oro para que Deus o ajude a aplicar isso em sua vida e que você encontre verdadeiro encorajamento e conforto na Palavra de Deus.

One Comment on “Perguntas e respostas bíblicas: Cometi o pecado imperdoável?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *