Por que eles conseguem o que eu quero?

1 – Desejando contra os outros

O homem, que é feito à imagem de Deus, foi “coroado de glória e honra” ( Salmo 8:5 ). Sua glória é emprestada, reflexiva, derivada. Mas é real. E porque é real, seus semelhantes – todos os quais “trocaram a glória do Deus imortal por imagens” ( Romanos 1:23 ) – são movidos a responder a isso. Mesmo em pequenas quantidades. Mesmo nas formas temporárias que encontramos em nossos semelhantes.

A glória do carisma, da competência, da inteligência, da beleza, do talento artístico, da riqueza, da segurança relacional — tudo isso nos dá a sensação de roçar os dedos na própria porta fechada do céu. E respondemos, seja com admiração, prazer, adoração ou

com horror e ódio.

Há um nome para esse horror e ódio: inveja .

A força do nosso horror pela glória dos outros corresponde à força do nosso apetite. Não queremos apenas desfrutar da glória – queremos ser envoltos em glória, assumir uma parte dela em nós mesmos.

Esse desejo pode ser bom e humano. Em uma discussão sobre as glórias do céu, CS Lewis compartilhou que sempre se sentiu desconfortável com a ideia de “um peso eterno de glória” ( 2 Coríntios 4:17 ) esperando por nós no céu. Que tipo de glória poderia ser esta? ele se perguntou. Fama, como o tipo vaidoso que você procura entre seus pares? Ele sentiu que era impossível desejar glória e também ser propriamente humilde, até que algo clicou para ele:

Aparentemente, o que eu havia confundido com humildade havia, todos esses anos, me impedido de entender o que é de fato o mais humilde, o mais infantil, o mais humano dos prazeres – ou melhor, o prazer específico do inferior: o prazer de uma besta diante dos homens. , uma criança antes de seu pai, um aluno antes de seu professor, uma criatura antes de seu Criador. ( O Peso da Glória , 37)

A humanidade foi feita “para glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre”. Mas este processo nunca poderia deixar o homem inalterado. Ele também foi feito para ser glorificado – coroado com a glória do prazer eterno de seu Pai nele.

2 – Coração pequeno de inveja

Uma de nossas necessidades mais básicas é sermos vistos pelos olhos que importam, e dizer, na voz que importa: “Muito bem, servo bom e fiel. . . . Entra no gozo do teu senhor” ( Mateus 25:21 ). Não é suficiente olhar para a sua glória; queremos ser deixados dentro. Queremos ser transformados, resplandecentes, fortes o suficiente para deleitar-nos com sua glória sem vergonha. Fomos projetados para ver prazer nos olhos de nosso Pai celestial.

Eu não aguentava ouvir outra pessoa sendo elogiada, porque a inveja opera em um mundo de soma zero. A inveja acredita na mentira de que o universo de Deus é de escassez essencial. O coração invejoso é muito pequeno. Não pode compreender um Deus que é ilimitado em suas expressões de prazer e amor transbordante. Nossas mentes caídas realmente acreditam que não há o suficiente de sua abundância para todos. Isso significa que se alguém recebeu uma porção de glória emprestada (um glorioso talento, beleza, habilidade, trabalho ou relacionamento íntimo), então deve sobrar menos para mim.

Não são apenas as meninas com fones de ouvido que anseiam por glória. Todos nós buscamos beleza, luz e fama em nossos momentos livres – assistindo nossos shows, ouvindo nossas músicas, comprando fotógrafos de casamento, caminhando pela trilha do lago,

postando nossas atualizações, beijando nossos filhos e nos acomodando em um estande na cervejaria local para uma conversa profunda. Somos caçadores de glória, farejando o vento e observando o horizonte. Deixe uma coisa sussurrar, embora falsamente, embora fracamente, de nosso Deus e Pai, e nós correremos atrás dela.

Depois de toda essa busca, como podemos acreditar na boa notícia quando ela chega? É muito bom para ser verdade; é demais para suportar:

A verdadeira luz, que ilumina a todos, estava vindo ao mundo. Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. Ele veio para os seus, e seu próprio povo não o recebeu. Mas a todos os que o receberam, que creram em seu nome, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus, que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. ( João 1:9-13 )

Estamos no corredor do lado de fora, furiosos porque outro filho de Deus recebeu glórias que não recebemos. Estamos nos perguntando se o amor do Pai se esgotará antes de entrarmos na sala, se ele olhará para nós como Isaque olhou para Esaú e dirá: “Ele tirou a sua bênção” ( Gênesis 27:35 ). Não podemos imaginar que tipo de glória faria tudo ficar bem.

Que glória poderia tirar a dor de ser pobre enquanto outro é rico, de ser solteiro enquanto outro é casado e tem filhos, de dar o nosso melhor para fazer pinturas medíocres enquanto o olhar sem esforço de outra pessoa cria uma obra-prima?

3 – A inveja se afogará em glória

Há, no entanto, uma glória que engolirá o aguilhão da desigualdade (embora não tenha prometido acabar com a própria desigualdade): essa luz nos deu o direito de nos tornarmos filhos de Deus . E esta é a glória que pode operar tais maravilhas:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do Filho unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. ( João 1:14 )

O prazer do Pai nos alcançará e engolirá todo o resto – prazer por causa do que Cristo fez em nosso favor, prazer porque fomos retrabalhados em sua imagem gloriosa de dentro para fora. Agora nos parecemos com Cristo – sua glória um dia nos envolverá e nos transformará. Começou agora mesmo:

Todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, estamos sendo transformados na mesma imagem de um grau de glória para outro. Pois isso vem do Senhor que é o Espírito. ( 2 Coríntios 3:18 ).

A inveja não tem chance. No dia final, será engolido em glória. Mesmo assim, vem Senhor Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *