Por que Jesus disse que as pessoas eram como Ovelhas sem Pastor?

Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Mateus 9:36

Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas. Marcos 6:34

multidão

O contexto de Mateus nos mostra que Jesus passava por muitos lugares e como consequência tinha contato com muitas pessoas:

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Mateus 9:35

compaixão

Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional da pessoa; A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem.

A Palavra compaixão aparece cerca de 45 vezes só no Novo Testamento, e centenas de vezes no Velho Testamento, Deus se compadece das pessoas, ninguém pode conhecer melhor as dores de quem sofre do que Deus:

Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes. Mateus 14:14

Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: “Não chore”. Lucas 7:13

Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado! ” Marcos 1:41

Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram. Mateus 20:34

porque estavam aflitas e desamparadas

Os religiosos da época, escribas e fariseus colocavam um jugo sobre o povo, na visão deles a lei e as tradições eram mais importantes do que as pessoas, não haviam ações de resgate do perdido, esses eram apenas julgados pela sociedade e principalmente pelos religiosos da época:

Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: “Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? ” Mateus 9:11

Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”. Mateus 9:13

As cidades eram muradas e muitos “marginalizados” não podiam sequer entrar na cidade devido a sua condição de miséria (muitos com lepra), Jesus muitas vezes andava fora da cidade trazendo resgate a esses.

ovelhas sem pastor

As palavras Ovelhas e Rebanho são constantemente utilizadas para simbolizar a nação de Israel, e Pastor se referia aos líderes principalmente religiosos da época.

“Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? Ezequiel 34:2

para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor”. Números 27:17

Então Micaías respondeu: “Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor, e o Senhor dizer: ‘Estes não têm dono. Cada um volte para casa em paz’ “. 2 Crônicas 18:16

Diversas vezes esse termo foi utilizado para mostrar que o povo estava perdido, as pessoas não estavam sendo conduzidas corretamente pelo caminho do Senhor, dessa forma vagueiam espalhadas cada um cuidando de sí próprio.

É interessante notar que o rebanho de ovelhas deve caminhar juntos sob os cuidados do pastor, um rebanho espalhado ou que não está engajado no mesmo objetivo, acabam caminhando como ovelhas sem pastor, e o resultado direto é estar aflito e desamparado, desencadeando em uma série de problemas dentro do rebanho.