Por que João Batista chamou Jesus de Cordeiro de Deus?

Na igreja, provavelmente cantamos letras que continham a frase “cordeiro de Deus”.

Na verdade, em algumas denominações mais litúrgicas, podemos até ter cantado ou dito todo, “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” seguido por um “tem misericórdia de nós.”

Mas o que essa frase significa quando João Batista a disse em João 1:9?

Sabemos que Jesus frequentemente se refere às pessoas como ovelhas ou cordeiros, mas essa descrição também se aplica ao Filho do Homem?

Neste artigo, exploraremos o significado da frase “cordeiro de Deus” e por que João Batista a usou quando viu Jesus se aproximando pouco antes do batismo de Jesus. Vamos mergulhar!

Por que João disse Eis o Cordeiro de Deus

João Batista, o primo de Jesus, vê Jesus se aproximar no deserto. Sabemos que Jesus tem muitos nomes diferentes na Bíblia , como Príncipe da Paz e Conselheiro Maravilhoso.

Portanto, parece um pouco estranho que João tenha escolhido apresentá-lo à multidão como um cordeiro.

De acordo com este artigo de Meg Bucher, “Sabemos no Evangelho de João que João Batista estava se referindo a Jesus quando exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus!” Havia também profecias do Antigo Testamento a respeito do sacrifício de um servo por seu povo. Jesus foi profetizado como o Cordeiro de Deus em  Isaías 53:7  e  Isaías 53:12 , onde se lê: 

“Por isso lhe darei uma parte entre os grandes e ele repartirá os despojos com os fortes, porque derramou a sua vida até a morte, e foi contado com os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos e intercedeu pelos transgressores. ”

O cordeiro, antes de tudo, servia como sacrifício para expiar os pecados do povo, especialmente durante a Páscoa. Discutiremos como isso se relaciona com a vida e a morte de Jesus em um outro momento.

O “cordeiro” também cumpre a profecia do Antigo Testamento, conforme explicado acima por Bucher.

Aqui está o que Matthew Henry tem a dizer sobre esse nome:

“João viu Jesus vindo para ele e o apontou como o Cordeiro de Deus. O cordeiro pascal, ao derramar e espirrar seu sangue, assar e comer sua carne, e todas as outras circunstâncias da ordenança, representava a salvação dos pecadores pela fé em Cristo. E os cordeiros sacrificados todas as manhãs e noites, só podem se referir a Cristo morto como um sacrifício para nos redimir a Deus por seu sangue. ”

Em outras palavras, esse nome vem com uma lembrança bastante dolorosa do que Jesus deveria suportar na última metade de João e nos outros Evangelhos.

O povo judeu teria uma familiaridade distinta com o cordeiro sacrificial que eles escolheram todos os anos para o abate. Um sem mancha. Talvez um pelo qual tenham até dado um nome.

Desde o início do ministério de Jesus em João 1, após seu batismo e tentação no deserto, João declara a missão final de Jesus. Morrer na cruz, para tirar o pecado do mundo.

O que a Bíblia diz sobre o Cordeiro de Deus?

Podemos encontrar o termo cordeiro de Deus em qualquer outro lugar da Bíblia? A frase é específica? Na verdade não. Mas a Bíblia tem muito a dizer sobre cordeiros sacrificais, especialmente no que diz respeito à vida de Jesus.

1 Pedro 1:19: “Mas com o precioso sangue de Cristo, como o de um cordeiro sem mancha nem mancha.”

O sangue de Jesus nos limpa de todo pecado e injustiça, se escolhermos entrar em um relacionamento salvador com ele.

Na lei do Antigo Testamento, um cordeiro sacrificial não tinha nenhuma mancha. Tinha que ser perfeito para expiar simbolicamente os pecados de uma família naquele ano.

Da mesma forma, Jesus não tinha mácula. Ele viveu uma vida perfeita e, portanto, serviu como o sacrifício perfeito pelos nossos pecados.

Isaías 53:7: “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como o cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que se cala perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.”

Conhecido como o capítulo do servo sofredor, Isaías 53 profetiza o que aconteceria durante a morte de Jesus. Vemos que ele não luta contra seus falsos acusadores no tribunal.

Mesmo que ele pudesse ter se defendido e sido absolvido, ele não abriu a boca. Para que ele pudesse prosseguir com sua morte horrível para oferecer um caminho de salvação para nós.

1 Co 5,7: “Limpa o fermento velho, para que sejas uma massa nova, porque realmente sois sem fermento. Pois Cristo, nosso cordeiro pascal, foi sacrificado. “

Observe a linguagem do cordeiro pascal. A Páscoa celebrava a fuga dos israelitas da escravidão no Egito.

Durante a praga final, eles colocaram o sangue de um cordeiro imolado nas ombreiras das portas. O anjo da morte passaria pela casa que continha esse sangue.

Mal sabiam eles que prenunciavam o que Cristo faria na Páscoa. Ele morreu para que pudéssemos cobrir nossa “porta” com seu sangue e receber vida em vez de morte.

Ele nos salva de uma praga ainda mais mortal, o pecado.

Por que os cristãos devem saber sobre o Cordeiro de Deus?

Os cristãos devem conhecer a frase “eis o cordeiro de Deus” por uma série de razões.

Em primeiro lugar, porque muitos de nós não temos formação agrícola, as imagens podem não atingir a casa tanto quanto parecia para a audiência de Jesus.

A maioria das pessoas cuidavam de algum tipo de gado. Afinal, a agricultura é a base da civilização.

Quem sabia como as famílias se sentiram quando trouxeram o cordeiro perfeito para ser abatido na festa judaica? Eles se apegaram a ele? As crianças assistiram a morte para entender completamente as consequências do pecado?

Podemos não saber, mas a audiência de Jesus teria uma familiaridade distinta com cordeiros. Então, quando João chamou Jesus de “o cordeiro de Deus”, temos que nos perguntar se no fundo de suas cabeças eles entenderam que isso significava algum tipo de sacrifício.

Em segundo lugar, a lei do Antigo Testamento deixa claro que o sacrifício requer um cordeiro sem mancha.

No mundo do pecado, nenhum número de boas ações pode nos desinfetar. O pecado nos mancha como ferrugem, e precisamos de um Salvador perfeito para ocupar nosso lugar.

Acho que a tentação de Jesus no deserto está claramente associada ao seu batismo. Ele nos mostra que não se curva aos caminhos do pecado, mesmo depois de jejuar por 40 dias (Lucas 4). Ele nos prova que viverá a vida que deveríamos ter vivido. Um cordeiro perfeito.

Quando analisamos o contexto cultural no qual Jesus veio, isso torna a declaração de João ainda mais poderosa quando ele apresenta Jesus.

Que melhor maneira de dar início ao ministério público de Jesus do que lembrar ao público como seu ministério terminaria – por meio de sua morte e ressurreição?

Embora os israelitas quisessem um conquistador, um rebelde para derrubar Roma, eles conseguiram o oposto. Eles têm um Príncipe da Paz, um Cordeiro que não abria a boca quando acusado na matança.

Jesus conquistou, mas não Roma. Ele derrubou um mal maior: o pecado. E ele fez isso através de sua vida perfeita e sem mácula e então sacrificou na cruz. Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

One Comment on “Por que João Batista chamou Jesus de Cordeiro de Deus?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *